Como conseguir comentários em seu blog
|
|
|
No artigo Divulgando seu blog: Comentários em outros blogs, dei uma série de dicas sobre como você deve se “comportar”, por assim dizer, ao comentar outros blogs. A idéia deste artigo é inversa: vou mostrar o que você pode fazer para incentivar outras pessoas a comentarem os seus artigos.
Existem algumas boas razões que podem levá-lo a querer ter seus artigos comentados por outras pessoas:
- É gratificante receber comentários. Cada comentário recebido é um reconhecimento do trabalho duro que você dá para manter o seu blog.
- Todo comentário, positivo ou negativo, pode ajudá-lo a melhorar o seu trabalho. Através dos comentários, você verá o que está agradando e o que não está em seu blog e seus artigos.
- Muitas das pessoas que comentarem seu blog se tornarão visitantes regulares. Se o visitante perdeu seu tempo deixando um comentário, isso quer dizer que seu blog significou algo para ele, e isso normalmente é um motivo para voltar.
- Um blog com comentários, atrai visitantes – da mesma forma que um blog sem comentários acaba afastando muitos deles. Isso é natural do ser humano.
Percebeu como vale a pena investir um pouco de seu tempo nisso? Seguem então algumas dicas práticas que aprendi no dia a dia e que trouxeram resultado bastante positivo.
- Escreva artigos interessantes – Esta dica é óbvia, mas gosto de insistir no ponto: ninguém irá comentar um artigo mal escrito ou desinteressante. Então, sempre pesquise o assunto sobre o qual está escrevendo, capriche na ortografia, seja claro em suas idéias.
- Incite a discussão – Incentive os comentários, solicitando opiniões ou deixando questões em aberto no seu artigo. Muitas vezes, o próprio formato do artigo não permite o comentário, pois seu conteúdo não dá margem a opiniões.
- Comente em outros blogs – Esta é uma das melhores formas de obter comentários em seu blog. É natural que a outra pessoa venha ao seu blog retribuir seu comentário. Se ainda não leu, leia o artigo Divulgando seu blog: Comentários em outros blogs, onde escrevo com mais detalhes sobre o assunto.
- Aumente o número de visitantes – Outro ponto óbvio: o número de comentários recebidos é proporcional ao número de visitas ao seu site. É normal e aceitável que apenas uma pequena parcela dos seus visitantes deixem comentários. Então, invista na divulgação de seu site. Se não sabe por onde começar, leia a série de artigos Divulgando seu blog.
- Facilite o comentário – As plataformas de blog costumam ter a opção de solicitar ao “comentarista” que ele digite uma palavra de confirmação para deixar um comentário. Esse recurso existe para evitar o spam. Por outro lado, isso acaba espantando muitas pessoas que deixariam um comentário – se fosse mais fácil. Assim, se você tem poucos comentários, desabilite esse recurso.
No Blogger, isso é feito em “Configurações / Comentários / Exibir uma confirmação de palavras para os comentários?”. Deixe como “Não”. Quando você começar a receber dezenas de spams por dia, poderá se dar o luxo de usar este recurso.
Outro ponto que dificulta o comentário é a exigência de que somente usuários registrados podem comentar. Pelo mesmo motivo acima, recomendo inicialmente que você permita comentários de qualquer pessoa, inclusive os anônimos. No Blogger, essa opção fica na mesma pasta “Configurações / Comentários”, na opção “Quem pode comentar?”. Deixe marcado “Qualquer um”. - Evite a moderação – A moderação é outro recurso que só faz sentido quando você começa a receber comentários indesejados. Acredite: o visitante fica feliz quando posta um comentário e ele já aparece na página. Por outro lado, dá uma certa desmotivação quando você recebe um aviso dizendo que “em breve, seu comentário será exibido”, ou algo parecido. Para desabilitar no Blogger, é só acessar a opção “Moderação de comentários” e deixar marcado como “Nunca”.
- Saiba aceitar críticas – É mais comum os visitantes deixarem elogios sobre seus artigos. Mas, também virão as críticas. Saiba aceitá-las e use-as para melhorar o seu trabalho. É importante perceber que essa é a visão de quem vê seu trabalho de fora.
- Responda todos os comentários recebidos – Este item é muito importante: responda TODOS os comentários que você recebe em seu blog. E seja rápido nisso. A resposta deve ser feita no seu próprio blog e pode ser um simples agradecimento pela visita ou uma resposta para a pessoa, se for o caso. Quem comenta percebe que seu comentário foi importante, e sente-se motivada para comentar outras vezes. Para saber quando um novo comentário é postado em seu blog, é só colocar seu e-mail na opção “E-mail de notificação de comentários”.
- Retribua o comentário – Se a pessoa que deixou um comentário tiver um blog, deixe também um comentário no blog dela. Para saber isso, basta clicar no nome da pessoa que deixou o comentário. Você pode ser direcionado para o blog dela, ou para a página de perfil, onde estará o link para o blog. Em sua resposta, diga algo como “vim retribuir o comentário feito ao TD Séries”, para que ela se lembre de você, e faça um comentário pertinente ao artigo que está sendo comentado.
- Faça parcerias – Outra dica válida especialmente para quem está iniciando: encontre alguém que também queira receber comentários, e combine de comentarem seus artigos entre si.
- Prestige quem comenta – Utilize widget para exibir os últimos comentários ou as pessoas que mais deixam comentários em seu blog. É uma forma da pessoa se sentir importante e motivada a comentar mais.
No Blogger, existe uma maneira fácil de exibir os últimos comentários: insira na barra lateral um widget de feed RSS, e adicione o feed de seus comentários (é só adicionar “/feeds/comments/default” ao endereço de seu blog). Assim, sempre serão mostrados os últimos comentários na barra de seu blog.
|
Sobre o autor
Adelson Smania está na internet desde o longínquo ano de 1997. Trabalha na área de Tecnologia de Informação há mais de 10 anos e escreve artigos para o Gerenciando Blog, com colaborações eventuais em outros sites e blogs.
|


Olá, Sandra.
ResponderExcluirObrigado pela visita! Eu já li seu post e o achei bem interessante! É mesmo um ótimo complemento a este artigo.
É estranho você não conseguir usar o OpenID. Eu não costumo usá-lo porque não posso deixar meu nome, mas nas vezes em que tentei, consegui sem problemas. De qualquer forma, prefiro deixar a identificação aqui aberta (mesmo para os Anônimos). É como eu disse no artigo: quanto mais fácil for, melhor para quem comenta.
Um abraço!
Gostei dessas dicas.
ResponderExcluirOlá, Tronnos!
ResponderExcluirObrigado pela visita e pelo comentário. Tomara que eles sejam realmente úteis para você.
Um abraço!
oi
ResponderExcluirAdorei suas dicas
Uma grande abraço
Oi, Liz! Que ótimo que tenha gostado. Tomara que elas tenham um bom resultado para você.
ResponderExcluirUm abraço e obrigado pela visita!
Adelson
ResponderExcluirTentei adicionar o conteudo do feed que você sugeriu no meu blog,para publicar os meus comentários,mas quando abro a janela,pede a url do feed.Ai não sei como fazê-lo e, onde encontra-la
Me ajude se possível
Muito obrigada
http://yesnocomments.blogspot.com/
ResponderExcluirRealmente outro ponto que deixa a desejar no meu blog, as pessoas quase não comentam.
Mas com o tempo isso mudará.
http://yesnocomments.blogspot.com/
Petejur:
ResponderExcluirNo início, é mesmo complicado conseguir os comentários. Mas, se você seguir as dicas acima, garanto que você verá o número de comentários aumentar gradativamente.
Um abraço!
Muito, bem explicado, pena não existirem, tantas pessoas assim com esse intuito de divulgação, honesta.
ResponderExcluirOlá, Fábio!
ResponderExcluirOs comentários em outros blogs são muito bem vistos, desde que não sejam apenas um propaganda para seus próprios blogs.
Particularmente, fico sempre muito satisfeito quando vejo pessoas comentando meus artigos. É um ótimo incentivo para continuar meu trabalho.
Um abraço e obrigado pela visita!
Obrigado pelas dicas!Voce realmente descomplica!
ResponderExcluirAbraços!
Olá! Que bom saber que consigo deixar as coisas menos complicadas.
ResponderExcluirObrigado pela visita e volte sempre!
Um abraço!
Muito legal o boletim.
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirFico feliz que tenha gostado.
Um abraço e obrigado pela visita!
Olá, Adelson!
ResponderExcluirA leitura dos seus textos é sempre bem construtiva. Sem falar na linguagem simples, mas não superficial, belo trabalho.
Coloquei em prática já algumas dessas dicas, como desabilitar a moderação de comentários, por exemplo.
Meu blog é bem novo, tem somente 4 dias, e agora que comecei a publicar textos; no entanto, tenho um pouco de medo de "assustar" as pessoas que lerem meus artigos (ou mesmo se depararem com eles), porque em geral são densos e longos. No entanto, eu os escrevo e leio com naturalidade, mesmo que para algumas pessoas eles possam parecer um pouco complicados. Talvez a saída para tentar deixá-los interessantes é colocar em prática a dica 2: "Incite a discussão"; nos próximos textos, claro!
Paz e bem!
O seu post vai me ser muito útil. Criei um blog recentemente e apesar das visitas e subscritores de rss, não tenho tido comentários. Vou começar a implementar as tuas dicas,jácomecei por desligar a moderação.
ResponderExcluirCumprimentos
Olá, Pc Alves!
ResponderExcluirQue bom que tenha gostado do post! No início, é mesmo normal não recebem tantos comentários. Com o tempo, você verá que esse número crescerá.
Um abraço e obrigado pela visita!
boa dicas.. gostei
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirÉ maravilhoso dar e receber incentivos!
Simplesmente amei os conselhos...
Obrigada!
Hévelin Rodrigues.
Muito interessante .. gostei muito.. Parabéns . Ai se tem um bom exemplo de bons conteúdos, interessantes e que realmente ajudam .. VALEU !!!
ResponderExcluirOlá, Zeppelim!
ResponderExcluirObrigado pelos elogios e pela visita! Espero que encontre outros conteúdos interessantes aqui no Gerenciando.
Um abraço!
achei muito interessante as suas dicas. Eu praticamente to curtindo esse momento da febre dos blogs agora que criei o meu..e quanto mais informação e dicas melhor. Parabéns pela sua iniciativa.
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirHoje, o movimento em torno dos blogs perdeu um pouco do espaço para serviços como o Twitter, mas continua em alta.
Espero que você continue encontrando dicas interessantes aqui no Gerenciando Blog para você.
Um abraço e sucesso para seu blog!
Olá uma dica e tanto, gosto sempre de aprender com quem conhece o assunto e vejo que seu blog e um prato cheio para os blogueiros iniciantes que querem aprender. Meu blog tem apenas 6 dias de existencia e quero melhorar as minhas visitas.
ResponderExcluirOlá, Concentrado!
ResponderExcluirQue bom que tenha gostado das dicas! Especialmente para quem está começando, as dicas que dou neste artigo são importantes para conseguir comentários. Com o tempo, você notará que eles virão naturalmente.
Um abraço e obrigado pela visita!
Há muito tempo procurava por isso!!!
ResponderExcluirOlá, Mateus!
ResponderExcluirA melhor forma de conseguir visitas para seu blog é divulgando-o. Na série de artigos iniciada com http://www.gerenciandoblog.com.br/2009/02/divulgando-seu-blog.html, dou diversas dicas para isso.
Tenho certeza de que irá ajudá-lo!
Um abraço!
Olá Adelson!
ResponderExcluirParabéns pelo artigo. Espero que as suas dicas ajudem! Gostei daquela última (do widget). Coloquei no meu blog mas não gostei muito do resultado visual. Você tem alguma outra sugestão?
Outra coisa, ainda sobre prestigiar os comentadores. Você sabe onde tem um widget que mostre os top comentadores? (sem estarem logados em serviços como openiD e etc..)
Obrigado!
Olá, Arthur!
ResponderExcluirQue bom que você tenha gostado das dicas. Eu mesmo exercito isso desde que iniciei o Gerenciando Blog e elas têm dado resultado.
Quanto aos últimos comentários, o visual está muito ligado ao template que você usa. No meu caso, como os widgets possuem borda e imagem de cabeçalho, eu gostei do resultado final. Então, uma alternativa é fazer alterações em seu template para melhorar o resultado.
Quanto aos "top comentaristas", vi em seu blog que você já encontrou uma solução. Outra que parece funcionar bem é a do Usuário Compulsivo: http://usuariocompulsivo.blogspot.com/2008/07/widget-compulsivo-top-comentaristas.html. Vale a pena você dar uma olhada nele.
Um abraço!
Olá, Adelson.
ResponderExcluirAdorei o Artigo! Agora eu sei a forma correta para receber mais comentários no meu blog.
Abraços,J.
Olá, J.!
ResponderExcluirEspero que as dicas realmente lhe tragam mais comentários! Exigem um pouco de trabalho, mas vale mesmo a pena.
Um abraço e obrigado pela visita!
Olá, Adelson!
ResponderExcluirQualquer esforço vale a pena quando queremos algo. As suas dicas me ajudaram muito. Estou trabalhando o máximo o possível para conseguir mais comentários. Demora um pouco, mas nem tudo vem de trem bala, não é? rsrsrs
Eu que agradeço e um abraço!
Agradeço pela indicação desse artigo no outro post, Porque os Blogs Morrem?. Metade dessas dicas eu já venho (tentado) por em prática há alguns dias. Agora eu resolvi colocar outros artigos no meu blog (que até ontem só dava notícias) como dicas de produtos e afins relacionados a música. Por enquanto não deu nenhum resultado, vou divulgar mais :)
ResponderExcluirTambém "abri" mais os posts, assim eu tento fazer as pessoas responder uma pergunta e comentar sobre o assunto em um comentário.
Obrigado mesmo pelas dicas Adelson!
Olá, Eduardo!
ResponderExcluirEspero que essas dicas o ajudem a conquistar comentários em seus artigos! Conquistar comentários nem sempre é uma tarefa fácil, mas vale a pena.
Um abraço!
Olá Adelson. Muito boas a suas dicas. Já coloquei algumas em prática e vou tirar proveito disso com certeza. Abraço. Parabéns pelo blog.
ResponderExcluirFábio
Olá!
ResponderExcluirEspero que essas ações aumentem o número de comentários em seu blog! Afinal, todos gostamos de receber comentários.
Um abraço e obrigado pela visita!
Muito bom! Vou seguir seus conselhos e desativar a moderação de comentários. E como escreveram no primeiro comentário, também não consigo comentar como OpenID, raramente consigo.
ResponderExcluirAgradeço suas dicas!
Olá, Ramon!
ResponderExcluirSou realmente a favor de facilitar ao máximos os comentários. De todos os sistemas, o OpenID é mesmo o mais complicado.
Um abraço e obrigado por sua visita!
Adelson, parabéns pelo Gerenciando Blog, como meu blog é novo estou aprendendo muito com suas postagens. Muito obrigado.
ResponderExcluirWilson R. Pelinson
Olá, Wilson!
ResponderExcluirQue satisfação vê-lo por aqui! Espero que o Gerenciando Blog possa ajudá-lo com o sucesso do seu blog.
Conte comigo para o que eu puder ajudá-lo.
Um abraço!
Olá Companheiro...
ResponderExcluirSinceramente muito obrigado pelas dicas...
Esteja certo que voltarei sempre aqui para
sanar as dúvidas de blogueiro novato.
Parabéns por esse ânimo de compartilhar
tão ricos conhecimentos com todo mundo.
Abraços
Marlon de Almeida
Olá, Marlon!
ResponderExcluirQue bom que o artigo tenha sido útil para você! Espero que isso o ajude a conquistar comentários em seu blog.
E seja sempre bem vindo ao Gerenciando Blog! Estarei sempre à disposição para ajudá-lo.
Um abraço e obrigado pela visita!
Olá Adelson!
ResponderExcluirParabéns!! Muito bom o seu blog e seus artigos!!
Estou fazendo meu primeiro blog (www.zecanoeverest.blogspot.com) e estou com dificuldade com os comentários, pois eles só aparecem no final da página e não após cada postagem. Você sabe como fazer para que os comentários apareçam mais?
Um grande abraço,
zeca
Olá Adelson,
ResponderExcluirObrigado pela ajuda, pela visita e comentários no meu Blog!!
Um grande abraço,
zeca
Oi
ResponderExcluirentão venho tendo esse probleminha nos comentários, meu blog é acessado até por pessoas de outro país, mas o fato de não deixarem comentários me complica....
Sem contar que estou procurando um gadget de tradução pro blog (por causa dos gringos) e também não estou encontrando.
Creio que esses sejam os problemas principais do meu blog e o real motivo pela falta de comentários.
Se puder dar uma dica sobre o tradutor ajudaria bastante.
Parabéns mais uma vez pelo ótimo trabalho aqui no gerenciando.
bjos
osegredodassombras.blogspot.com
Olá!
ResponderExcluirConseguir comentários nem sempre é um trabalho fácil. Mas, espero que as dicas do artigo a ajudem com isso.
Quanto ao tradutor, o mais utilizado é o do próprio Google, que pode ser encontrado em http://translate.google.com/translate_tools?hl=pt-br.
Um abraço!
Olá, Zumbisco!
ResponderExcluirEu faço mesmo questão de responder todos os comentários deixados aqui. Não é uma tarefa fácil, mas é minha forma de mostrar que todos os comentários aqui deixados são importantes para o blog.
Um abraço e obrigado pela visita!
Mais, pergunta: como eu faço para colocar as pessoas que mais comentam no Blog até em seu Google MODERATOR tem isso..
ResponderExcluirAdorei seu artigo muito estigante esse assusnto quanto mais eu leio seus artigos mais aprendo sobre esses assuntos que antes me parecia tão complexo
ResponderExcluiratt
Bastante interessante as dicas. Vou começar a por em prática as suas dicas imediatamente porque é realmente muito motivador quando recebemos comentários no nosso blog. Já fiz as configurações repassadas e vou instalar o widget.
ResponderExcluirUm forte abraço e muito grato !