Divulgando seu blog: RSS
|
|
|
Este é outro artigo da série Divulgando seu blog, que tratará de um recurso bastante interessante para a divulgação: o RSS (ou “feed”, como também é chamado). Já falei rapidamente sobre ele no artigo Divulgando seu blog: Comentários em outros blogs. Naquele artigo, o foco era você acompanhar o blog de outras pessoas. Agora, é permitir que outras pessoas acomapanhem seu blog através desse mecanismo.
Você já deve ter acessado sites que mostram uma imagem parecida com a da esquerda. Essa imagem simboliza o RSS.
Caso nunca tenha ouvido falar sobre o assunto, RSS significa “Really Simple Sindication”, ou “distribuição realmente simples”, numa tradução literal. Trata-se de um arquivo no formato XML que traz o conteúdo e endereço de notícias, postagens em blogs, ou qualquer outro conteúdo que precise ser divulgado na web. Para ver um desses arquivos, basta clicar no link seguinte: http://www.tdseries.com.br/feeds/posts/default. Você verá o RSS do TD séries, contendo os últimos artigos postados no site.
No entanto, normalemente o formato mostrado não é adequado para leitura. Isso depende de seu browser. A idéia é que o RSS seja lido através de uma ferramenta própria, onde será mostrado de forma mais “amigável”. Entre as ferramentas gratuitas que fazem isso, destaco as seguintes:
- Internet Explorer – A partir da versão 7, o IE consegue detectar automaticamente grande parte dos sites que possuem RSS. Quando ele encontra, isso é mostrado em sua barra de ferramentas num ícone parecido com o que abre este artigo. Veja na figura abaixo:
Ao clicar no item correspondente (“TD Séries – RSS”, no exemplo), será aberta uma nova página, mostrando o conteúdo do RSS. Nessa mesma página, você verá a opção “Inscrever-se neste Feed”. A partir daí, você poderá acompanhar as postagens nesse blog clicando na estrela de Favoritos do IE, página “Feeds”. - Windows Mail ou Windows Live Mail – Basta acessar a opção “Feeds” na parte inferior da barra de visualização esquerda, e escolher a opção “Adicionar feed”. A vantagem é que você conseguirá receber seus feeds na mesma ferramenta em que lê seus e-mails.
- Google Reader – O Google Reader é minha ferramenta favorita para ler os feeds. A grande vantagem dela é que, por se tratar de uma ferramenta online, você pode acompanhar seus feeds a partir de qualquer computador. Seu uso é muito simples: basta acessar www.google.com.br/reader e digitar seus dados de acesso à sua conta do Google. Para adicionar um novo feed, é só clicar em “Adicionar inscrição”, que fica na parte superior esquerda da tela. O interessante é que você nem precisa saber o endereço do RSS do site: basta adicionar o endereço da página principal (www.tdseries.com.br, por exemplo), que a ferramenta encontra seu RSS. Após adicionar seus feeds, você pode organizá-los, separando-os em pastas, por exemplo, entrando na opção “Configurações”, “Inscrições”.
A boa notícia é que, mesmo que você nunca tenha feito nada para isso, é bem provável que seu blog já possua o recurso de RSS ativado. Isso acontece porque a maioria das plataformas de blog, como o Blogger e o Wordpress, já fazem isso automaticamente. Uma forma de você saber se seu blog já tem o recurso é tentar adicionar “/atom.xml” ou “/feeds/posts/default” ao endereço de seu blog e digitar isso no seu browser. Se o recurso estiver ativado, você será levado para a página do feed do seu blog.
No entanto, mesmo que você já tenha o feed automático, é possível utilizar a ferramenta FeedBurner (também do Google), para agregar algumas funcionalidades interessantes. Entre essas funcionalidades, está a possibilidade de saber quantas pessoas estão “assinando” seu feed, criar formas diferentes de divulgar seu blog e também a de adicionar propagandas do Google AdSense entre seus artigos. Para fazer isso, basta seguir os passos abaixo:
- Para iniciar, basta acessar o endereço http://feedburner.google.com/ e entrar com seus dados da conta do Google.
- O processo é bastante simples: você será levado à página “My Feeds”, onde existirá a opção de gerar um novo feed para seu blog. Basta digitar o endereço do blog na caixa e clicar em “Next”.
- Na próxima tela, você deve informar o título do seu blog e o endereço do seu novo feed. Normalmente, essas opções já vêm preenchidas e não precisam ser alteradas. Clique em “Next” novamente.
- Parabéns! Seu novo feed já está criado. Se você clicar em “Next”, terá opções avançadas para seu gerenciamento.
Agora, você precisa mostrar esse recurso aos seus potenciais visitantes. Darei a seguir algumas dicas sobre como utilizar o novo feed criado para você efetivamente divulgar seu blog.
Divulgação do novo feed em seu blog
A forma mais direta e simples, é colocar um link em seu blog para que as pessoas possam ver e assinar seu feed. O ideal é você colocar um link em local de fácil acesso, logo no início de preferência, justamente para chamar a atenção. O link chamará mais atenção caso seja acompanhado pela figura que identifica o RSS. Fazendo uma busca pelo Google, é fácil encontrar diversas imagens gratuitas para esse fim. Lembre-se de colocar o endereço de seu novo feed criado acima.
Caso ainda tenha dúvidas, uma dica é criar um “gadget” de HTML e colocar um código similar ao abaixo, adaptando-o para sua necessidade:
<a href="http://feeds2.feedburner.com/GerenciandoBlog" target="_blank">
<img alt="RSS" src="http://br.geocities.com/tdseries/images/rss4.jpg"/> </a>
Se você preferir, pode utilizar também o código gerado pelo próprio FeedBurner. Isso é feito na aba “Publicize”, opção “Chicklet Chooser”. Você seleciona a opção desejada, e o código HTML é mostrado numa caixa no final da página.
Notificação por e-mail
Outra opção interessante na área de “Publicize” é a geração de um código para permitir aos seus leitores cadastrarem seu e-mail para receberem as atualizações de seu blog. Isso é feito na opção “Email Subscriptions”.
Para ativar esse recurso, basta clicar no botão “Activate”, e você será levado para uma área onde irá configurá-lo. Lá, você deve escolher o idioma em que o form de inscrição será mostrado. Basta copiar o código HTML e copiá-lo para sua página. Caso seja usuário do Blogger, você pode escolher essa opção na caixa “Use as a widget in”, e o trabalho será feito automaticamente.
Você pode unir as duas únicas dicas em um único controle HTML, e ter um resultado como o seguinte:
Receba atualizações por e-mail
Para ter esse efeito, o código utilizado foi o abaixo (que você precisa adaptar para o seu próprio feed):
<a href="http://feeds2.feedburner.com/GerenciandoBlog" target="_blank">
<img alt="RSS" src="http://br.geocities.com/tdseries/images/rss4.jpg"/> </a><br/>
<a href="http://feedburner.google.com/fb/a/mailverify?uri=GerenciandoBlog&loc=pt_BR" target="_blank">Receba atualizações por e-mail</a>
“Headline animator”
Ainda na guia “Publicize”, existem outras funcionalidades interessantes para divulgar seu blog. O “Headline Animator” é uma delas. É bastante simples, e o resultado muito interessante: você terá um “banner” com suas postagens sendo mostradas dinamicamente, como abaixo:
Para obtê-lo, basta acessar a opção “Headline Animator”, escolher suas opções de cores e tamanhos e clicar “Activate”. Após isso, no início da página, escolha a opção “Other (just gimme the code)”, como na tela abaixo, e clique em “Next”. Você obterá um código HTML para criar seu “banner”.
O resultado será parecido com o seguinte:
<a href="http://feeds2.feedburner.com/~r/GerenciandoBlog/~6/1">
<img src="http://feeds2.feedburner.com/GerenciandoBlog.1.gif" alt="Gerenciando Blog" style="border:0"></a>
Onde você irá utilizar esse código, depende de sua imaginação. Algumas dicas:
- Use-o como assinatura em seus e-mails. É uma forma interessante de divulgar seu blog, uma vez que a chamada para seus posts aparecerá em todo e-mail que você enviar.
- Utilize-o no Orkut. Uma dica interessante é deixar um recado para si mesmo com esse código. Assim, sempre que alguém entrar em sua página para deixar um recado, verá também seus posts. Você até pode enviá-lo como recado para seus amigos, mas seja moderado, ou será considerado um “spammer” e terá um efeito contrário.
Artigo anterior: Divulgando seu blog: Parcerias
|
Sobre o autor
Adelson Smania está na internet desde o longínquo ano de 1997. Trabalha na área de Tecnologia de Informação há mais de 10 anos e escreve artigos para o Gerenciando Blog, com colaborações eventuais em outros sites e blogs.
|


muito obrigado pelas dicas...foram de grande valia....
ResponderExcluirhttp://hrbher.blogspot.com
Olá, C. Camargo!
ResponderExcluirObrigado pela visita. Fico feliz que as dicas o tenham ajudado.
Um abraço!
Olá Gerenciando Blog.
ResponderExcluirEstou necessitando de uma ajuda para saciar minha dúvida sobre esse feedburner a muito tempo, mas nunca encontro alguém para me ajudar. Fiz meu blog a pouco tempo e não consigo matar minha duvida e lhe peço uma ajuda.
Bom é o seguinte, eu tenho um blog de hospedagem de downloads de todos os tipos, e hospedo arquivos diários nele, e necessito do feedburner para enviar email's para meus assinantes, mas o feedburner da um erro dizendo, que o meu feed é maior que 512k. Não sei se esse erro tem a ver com o email subscription, mas se tiver me ajuda a resolver esses problemas? E não sei se tenho que marcar a opção de poadcaster, eu necessito para resolver meus problemas?
Peço humildemente sua ajuda e meus agradecimentos.
Obrigado.
Olá queria muito colocar este com atualizações por e-mail, mas estou tomando uma surra q vc não faz idéia rsssss.
ResponderExcluirSerá que vc poderia me ajudar??
Abraços
Olá, Letícia!
ResponderExcluirClaro que posso ajudá-la. Em que ponto você está "apanhando"? E está dando alguma mensagem de erro?
Com essas informações, talvez eu consiga ajudá-la.
Um abraço!
Obrigada Adelson pelo seu carinho, que bom que gostou do meu blog, ele é feito com muito amor.
ResponderExcluirEu tb estou adorando o seu, passei a tarde toda lendo suas dicas rssssss.
Só para resumir, a única coisa que sei é que tenho feed rsssssss
Eu até consegui até coloca-lo lá no blog, mas qdo quis colocar com atualização por e-mail enrolou tudo rsssss e acabei apagando.
E agora não sei o que fazer rsssss
Me explica como fincona essa atualização por e-mail? Eu faço um post e ele já envia automaticamente para o e-mail das pessoas cadastradas? é assim.
Tô tão perdida que nem sei se vc conseguirá me ajudar rsssss.
Vc gostou mesmo do layout? rss, fui eu que cotumizei ele todinho, apanhando e fazendo até conseguir rsss.
Abraços
Oi, Letícia! Que resposta rápida! risos
ResponderExcluirVamos lá. A atualização é exatamente como você citou: se a pessoa está inscrita em seu feed, ela receberá as atualizações por e-mail. Caso contrário, ela receberá as atualizações através da ferramenta onde ela lê o feed.
Pelo que entendi, você já se cadastrou no Feedburner, certo? Isso é necessário para você prover a assinatura por e-mail.
Após fazer isso, você precisa entrar na opção "Publicize", "Email Subscriptions". Nessa tela você configura o idioma em que as mensagens serão exibidas e tem duas opções: pode copiar o código HTML e colá-lo em um widget, ou pode fazer a publicação dele direto em seu blog, escolhendo a opção do Widget para o Blogger.
Será que isso a ajudou? Se ainda tiver dúvidas, deixe uma mensagem e vejo se consigo ajudá-la.
E seu blog está mesmo de parabéns! Ficou ótimo!
Um abraço!
Adelson, o meu problema maior rssssss, é colocar o código do meu feed no HTML do atualizações rssssss, me embananei toda, e não consegui fazer.
ResponderExcluirVc colocaria pra mim?
Vou esperar sua resposta depois vejo tudo de novo pq nem sei mais como eu fiz rsss.
Ahhh eu coloquei o código no Widget mesmo.
Esse código que vc deu, "Para ter esse efeito, o código utilizado foi o abaixo (que você precisa adaptar para o seu próprio feed):"
eu não consegui adaptar ao meu rssss, fiquei confusa heheheh, deu tudo errado.
Abraços
Oi, Letícia!
ResponderExcluirFaz assim então: envie o código do seu feed para meu e-mail (gerenciandoblog@gmail.com) e eu adapto ele para você.
Pode ser?
Um abraço!
Eu enviei o código para o seu e-mail.
ResponderExcluirFinalmente! Consegui entender e por em funcionamento esse negócio de feed! Valeu pelas dicas... Fazia tempo que eu tentava pôr um gadget RSS no meu blog e não sabia como. Se eu tivesse vindo diretamente aqui...
ResponderExcluirValeu!
Olá, Léo!
ResponderExcluirQue bom que tenha encontrado o que estava procurando. O RSS é mesmo um recurso poderoso. Quando usamos o FeedBurner, fica ainda mais interessante.
Um abraço!
Opa, uma dúvida (pode ser meio básica): como se cria um gadget html? Os gadgets no blogger não permitem inclusão de código, a não ser que eu modifique no código-fonte do layout. É isso que você afirmou quando disse pra adicionar o código html?
ResponderExcluirFala Amigo, ótimo Blog, tá de parabéns mesmo, cara estou com o mesmo problema da nossa amigo Centerdownloadsweb, que você respondeu assim:
ResponderExcluir"Olá!
Não sei se entendi bem o seu problema. Mas, dei uma olhada no seu feed e percebi que você está enviando o artigo completo dentro do feed. Como os seus artigos possuem diversas figuras, imagino que isso esteja fazendo com que ele fique maior que os 512kb de limite do FeedBurner.
Uma alternativa, é você configurar seu blog para gerar o feed apenas com o resumo do artigo (é isso que faço em meus blogs). Para isso, é necessário entrar nas Configurações do blog e acessar a opção Site Feed. Em "Permitir Feeds do Blog", escolha a opção "Sinopse".
Isso o ajuda?"
Eu tentei fazer isso, porém como não tenho o endereço do Feed, ele não prossegue, pra fazer isso já temosde ter o feed pronto e ativo, e é aí que aparece a menssagem sobre o tamanho do feed. segue i link pra vc dar uma olhada:
http://diariodevagas.blogspot.com
Ainda não tinha visto esse headline animator.
ResponderExcluirMuito interessante.
Olá, Profelson!
ResponderExcluirO Headline Animator é mesmo bem bacana. E muita gente não o conhece!
Um abraço e obrigado pela visita!
otima forma de explicar este assunto
ResponderExcluirOlá, Denis!
ResponderExcluirObrigado pela visita e pelo comentário!
Um abraço!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOlá!!
ResponderExcluirVim aqui dizer o quanto estou feliz.
O RSS do meu blog - www.ladodesign.com.br - estava todo desconfigurado.
Através desse artigo consegui "ajustá-lo". Agora, há como verificar as informações corretamente através do link localizado na direita.
Muito obrigado Adelson.
Seu blog é ótimo.
Parabéns.
Olá, Diogo!
ResponderExcluirQue bom que tenha dado certo! O FeedBurner é mesmo um ótimo complemento para o blog, muito melhor que o feed comum.
Um abraço!
Olá, amigo. Uso o Wordpress no meu blog (www.leonardoconcon.com.br) e estou com esse problema de 512kb... o envio é por sinopse, mas ele acusa... o que fazer? Já me descabelei aqui..rs.. Abraços. O seu site está ótimo. Parabéns.
ResponderExcluirOlá. Primeiramente parabens pelo blog, ajuda D+.
ResponderExcluirEstou como um problema para ativar o feed como sinopse. Dá a seguinte mensagem de erro: "As páginas de postagem devem ser ativadas e as descrições devem ser definidas como Completas"
Já ativei as paginas de postagens, porem não sei o que seria "as descrições devem ser definidas como Completas".
Eu uso o feedburner pra enviar emails com as novas postagens para os assinantes.
Desde já obrigado se puder responder.
Adelson, 1º, obrigado pela resposta e
ResponderExcluir2º O que quero fazer é exatamente ao contrario, quero marcar a opção sinopse, porem quando mando salvar dá a mensagem acima.
Gostaria que os feeds enviados fossem somente uma sinopse, afim de levarem meus leitores ao meu blog.
Oi! Eu tenho Adsense no meu blog e não sei até que ponto posso seguir tuas dicas para otimização... Sei que existem muitas restrições para esse caso.
ResponderExcluirAbraço.
Olá, Magali!
ResponderExcluirPode ficar tranquila: nenhuma das dicas que dou aqui no Gerenciando Blog infringem as regras do Google Adsense. Tratam-se de técnicas legítimas para otimização, sem prejuízo ao seu blog.
Um abraço e obrigado pela visita!
Olá!
ResponderExcluirEspero que as dicas o ajudem a ter sucesso com seu blog.
Um abraço e obrigado pela visita!