192207784316955
Loading...

Criando uma página de contato com o Wufoo

Gerenciando Blog Wufoo Os visitantes de seu blog possuem uma forma de enviar uma mensagem privada a você? Caso a resposta seja negativa, esta é uma boa oportunidade para você colocar uma página de contato em seu blog. É muito importante que você forneça essa forma de contato, pois existem assuntos que não podem ou não devem ser tratados num comentário aberto aos demais visitantes. Por exemplo: propostas de parcerias, pedidos de auxílio, críticas e diversos outros assuntos podem soar deselegantes e fora do contexto de seus artigos. Neste artigo, mostrarei uma forma simples e poderosa de fazer isso: o Wufoo.


Em meus blogs, antes de criar a página de contato, já recebi alguns comentários similares a “procurei, mas não encontrei uma forma de contato”. Foi a partir desses comentários que senti a necessidade de abrir esse canal. Inicialmente, resolvi o problema publicando um endereço de e-mail para contato. Isso já é um grande avanço. No entanto, uma página de contato dá um ar mais profissional ao blog.

Existem diversas opções para fazer isso. Das que eu testei, o Wufoo foi a que mais me agradou. Ele possui os quesitos que eu precisava: mensagens em português, boa flexibilidade para customizar a página e é gratuito! Ou quase isso: na versão grátis, você terá algumas limitações: poderá criar apenas 3 páginas e receber 100 contatos por mês. Se você quer apenas criar um form de contato, isso deve suprir sua necessidade.

A ideia é simples: você cria uma página de contato e coloca um link para ela em seu blog. Quando o visitante escrever um recado para você, você receberá um e-mail com a mensagem.

Vamos ao procedimento!

1. Acesse http://wufoo.com/signup/ e clique em “Sign Up” na modalidade “GRÁTIS”.

2. Preencha as informações solicitadas e clique em “Create Account”.

3. Você será automaticamente levado para o “Form Manager”, que é a área onde você gerenciará seus forms. Como você ainda não possui nenhum,deve clicar na opção “New Form” ou “Let’s go make one!” para criar o seu primeiro.
Gerenciando Blog Wufoo

4. Você será levado para a edição do seu form. Agora, você tem duas opções: você pode arrastar os campos da esquerda para a área da direita e criar seu próprio form, ou pode clicar em “Wufoo Form Gallery” (em destaque na imagem abaixo). Esta última opção é a mais simples, pois você já partirá de um modelo pronto. Vou usar esta opção neste tutorial.
Gerenciando Blog Wufoo

5. Na próxima tela, a “The Wufoo Form Gallery”, escolha a opção “2 – Contact Form”. Clique no botão “Customize” para personalizar seu form de contato.

6. Você voltará para a tela do item 4. A diferença é que agora você já terá seu form de contato na área à direita.
Gerenciando Blog Wufoo

7. Agora, você tem a oportunidade de personalizar o seu form. Algumas opções:
- Na aba “Add a Field”, você pode adicionar novos fields que serão preenchidos pelo seu visitante. Por exemplo: você pode colocar uma caixa “Web Site”, para que ele digite o endereço de seu site. Você pode colocar uma caixa “Multiple Choice” para que ele indique o tipo de contato (“Parceria”, “Dúvida”, “Sugestão” etc.).
- Na aba “Field Settings”, você deve selecionar os campos à direita e definir suas propriedades. Por exemplo: em “Field Label”, você altera o texto acima do campo, traduzindo-o para o português. Em “Instructions for User”, você coloca uma mensagem que aparecerá quando o visitante parar o mouse sobre o campo.
- Na aba “Form Settings”, você define as opções do seu form. Aqui, você deve definir o “Form Name”, que é a mensagem que aparecerá no cabeçalho do seu form. Deve também alterar o “Language”, para que as mensagens do sistema sejam exibidas em português. Em “Confirmation Message”, você deve escrever a resposta que será exibida quando seu visitante enviar a mensagem. Você pode marcar a opção “Send Confirmation Email to User”, para que ele receba uma cópia do e-mail enviado.

8. Quando tiver acabado, clique em “Save Form”. Você verá uma caixa com 3 opções: continuar editando seu form, definir notificações de e-mail ou voltar ao gerenciando de forms. Clique na segunda opção para definir como você receberá as mensagens.

9. Você tem 3 opções para ser notificado quando uma nova mensagem for recebida: por e-mail, por SMS (que não funciona no Brasil) ou por RSS. Particularmente, deixo configurado para receber as notificações por e-mail. Neste caso, basta preencher seu e-mail na primeira caixa e definir a opção “Set Reply To” como “Email” (ou o nome do campo que você escolheu no seu form). Quando terminar, clique no botão “Save Settings”.

10. Seu form de contato já está pronto! Você verá uma tela similar à seguinte:
Gerenciando Blog Wufoo
Algumas ações possíveis nessa tela:
- Edit: Volta para a edição do seu form.
- View: Visualiza seu form, para que você confira o resultado.
- Code: Aqui, você obterá o código para utilizar em seu blog. Você pode utilizar o "Link to form" para obter o endereço que utilizará em um menu. Você pode também acessar a opção "Embed Form Code" e publicá-lo na área de HTML de uma Postagem ou Página estática.

11. Você pode ainda alterar o tema do seu form, colocando seu logotipo e as cores do seu blog. Para fazer isso, clique na caixa “Default Theme” acima dos forms e escolha “New Theme”. Você será levado para a tela de edição de tema, onde poderá customizar diversos itens.

12. O resultado final você vê aqui: http://gerenciandoblog.wufoo.com/forms/escreva-para-o-gerenciando-blog/ ou clicando no item "Contato" do menu do Gerenciando Blog.
Gerenciando Blog Wufoo

Pronto! Se você seguiu os passos corretamente, já tem um form de contatos para seu blog. Agora, é só esperar pelas mensagens dos visitantes!
serviços 61874228863250559

Postar um comentário Comentários no Blogger

  1. Excelente dica Adelson!!
    Eu já tenho um formulário de contacto no meu blog, mas não estou muito contente, quer com o aspecto final quer com o modo de funcionamento.
    Assim o teu post veio na hora h :)

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Adelson,
    Adorei a dica, ja coloquei no meu blog, só gostaria de deixar mais colorido, não tem opção para incluir imagens e tal. Mas estou muito grato pela dica.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite, Adelson

    Hoje trago mais uma dúvida cabeluda:

    Em quase todos os blogs que entro (incuindo o meu), o Internet Explorer dá erro, e obriga a fechar a sessão.

    Pesquisei nos fóruns da Microsoft, e alguém aconselho a instalar o Internet Explorer 8 (eu estava a usar o 7). Pois bem, instalei o 8, cheia de esperança de vir a ter o problema resolvido, e afinal... tudo na mesma!

    No Firefox, esses erros não se verificam, porém não consigo adaptar-me a esse navegador, porque vejo sempre as letras meio distorcidas. Não tem a mesma qualidade do IE.

    Posto isto, gostava de saber qual a tua opinião, se também te acontece o mesmo, qual navegador usas...

    Abraço e obrigada

    ResponderExcluir
  4. @Luca: Que bom que o meu post chegou na hora certa para você! Eu já uso o Wufoo há algum tempo e estou satisfeito com o resultado. É possível customizar o form de contato para ele ficar bem similar ao template do blog. Espero que você goste!

    @Renan: Realmente, para colocar imagens ele é um pouco limitado. O único local em que vi que isso é possível é no cabeçalho do form, como eu fiz. Mas, se você entrar em "Themes", você consegue deixá-lo mais colorido. Vi o form que você criou e ficou bacana!

    @Hazel: Olá! Gosto de suas dúvidas cabeludas - embora nem sempre eu tenha resposta para elas. risos Nunca tive esse problema do IE fechar com blogs. Eu ia sugerir para você usar a versão 8, mas já vi que não adiantou.
    Fui usuário do IE por anos. Tive rápidas experiências com o Opera, mas não gostei muito. Só mudei de navegador quando foi lançado o Google Chrome. Hoje, sou fã dele e não o troco por nada. Ele é simples, leve, rápido e tem todas as funcionalidades que preciso. Teste e depois me conte o que achou!

    Um abraço a todos vocês e obrigado pela visita!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom seu blog!.
    Gostei bastante
    Espero receber sua visita no meu tbm, fica o convite:
    http://www.pointdaspromocoes.com/
    voltarei maix vzs...
    Abraços...

    ResponderExcluir
  6. Olá, Amorinopolino!

    Obrigado pelo comentário! Já passei em seu blog e achei bem bacana.

    Um abraço e volte sempre!

    ResponderExcluir
  7. Olá Adelson, caro amigo. Vim acrescentar uma dica ao seu artigo. Já usei o Wufoo mas troquei recentemente pelo FormFacil. Além do formulário de contato dá pra fazer enquetes e outras coisas mais. Além do mais, é nacional. Este é o link: http://www.formfacil.com/
    Abração!

    ResponderExcluir
  8. Olá, Iara!

    Dica interessante a sua! Eu não conhecia o Form Fácil. Interessante saber que existe uma ferramenta nacional para fazer isso.

    Obrigado pela colaboração!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  9. Adorei a dica, muito obrigada.

    =)

    http://bubuscandu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi, Elisabeth!

    Que bom que tenha gostado! Já vi o formulário de contato no seu blog e ficou bem bacana.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  11. Oi Amigoooooooo!!!! heheheheh
    Fazia um tempinho que eu não postava aqui hehehe, estou pensando seriamente em seguir essa sua dica e coloca-la no meu blog. O povo tem preguiça de mandar e-mail, mas se já tiver um espacinho no blog com essa função acho que facilita. Migo vc precisa providenciar um selinho para divulgação do seu blog que é tão legal e ajuda tantas pessoas. Faça o seu selinho eu serei a primeira a divulga-lo no meu blog hehehehe, já estou pedindo ajuda para fazer um pra mim tb.
    Abraços

    ResponderExcluir
  12. Obrigada pela resposta, Adelson.
    O Google Chrome é simpático, porém, não visualizo as letras dos blogs da mesma forma que o faço no IE...
    Obigada na mesma, valeu

    Abraço!

    ResponderExcluir
  13. Adelson,
    Como sempre seu blog me ajudando!

    Muito obrigado!
    Sucesso!

    ResponderExcluir
  14. Oi Adelson!
    Quanto tempo!
    POis é, comecei a fazer um formulário de contato para meu blog e adivinha: sem tempo de terminar!
    Um dia eu consigo!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  15. @Hazel: Que pena que não possa usar o Chrome. Eu já sou fanático mesmo por ele, e não fico sem. Nunca tive mesmo problemas.

    @rumoliberdadefinanceira: Que bom que continue encontrando dicas úteis aqui!

    @Sandra: Olá! Você andava mesmo sumida daqui. Fico feliz com seu retorno aqui. E estou torcendo para que seus ótimos artigos logo voltem ao Info-Macross.

    Um abraço a todos vocês!

    ResponderExcluir
  16. Olá,

    Também há dois plugins muito interessantes para WordPress:
    Contact Form 7 (Takayuki Miyoshi)
    Enhanced WordPress Contact Form (Joost de Valk)
    Já testei todos dois e são muito bons.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  17. Olá, Maurício!

    Obrigado pela contribuição. Como meus artigos são mais focados no Blogger, é muito interessante conhecer também o "outro lado".

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  18. Seu post me salvou,falew mesmo
    mas como vc substituiu "submit" por "enviar?
    Obrigado desde já!

    ResponderExcluir
  19. Olá, Haqim!

    Essa opção fica um pouco escondida. Isso é feito na tela de temas (passo 11 do tutorial acima, ou clicando em "Themes" na tela de edição de forms).

    Uma das "properties" do tema é "buttons", onde você pode definir o texto que será exibido no botão de envio.

    Um abraço e obrigado pela visita!

    ResponderExcluir
  20. Olá, amigo,
    Achei muito interessante esta opção. Apenas gostaria de matar uma curiosidade: quando se clica no botão "enviar" sempre vai entrar um link da Wufoo ou tem jeito de não aparecer?
    Ou por ser grátis isto não pode ser modificado?
    Abraço grande e sucesso!

    ResponderExcluir
  21. Olá, Marcos!

    Na versão grátis, é mesmo inevitável mostrar uma página com uma pequena propaganda do Wufoo após enviar a mensagem.

    O que pode ser feito para "disfarçar" isso é incorporar o form de contato a uma página de seu blog (veja um exemplo em meu blog de testes: http://hapkido2009.blogspot.com/2009/08/teste-de-contato.html).

    Para fazer isso, basta ir até a área "Codes" do form, obter o "Embed Form Code" e colá-lo em uma página de seu blog.

    Isso ajuda?

    Um abraço e obrigado pela visita!

    ResponderExcluir
  22. Obrigado pela sua atenção e sucesso sempre!
    Abraço grande.

    ResponderExcluir
  23. Adelson, ameeeeeeei seu Blog!!! Muito obrigada pela dica, viu?

    Estava procurando algo assim e ainda não tinha encontrado! Obrigada!!!!


    Agora só preciso aprender a mudar o template ou adicionar mais uma coluna no meu Blog. Rs

    Beijão!

    ResponderExcluir
  24. Olá, SmsNeves!

    Que bom que tenha gostado do blog.

    Eu uso o Wufoo há bastante tempo e ele é realmente muito bom.

    E se quiser mesmo aprender a trocar o template, é só ler a série de artigos que começa em Trocando o template do blog – Parte 1.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  25. Obrigada pela visita no meu Blog e pelas palavras!
    No começo é muito difícil.. Navego há tempo, mas gerenciar um é diferente. Rs..
    Obrigada pelo apoio!
    Vou ler tudinho sim.. To precisando aprender, esse template do Blogguer é horrível! Rssss

    Beijão!!!

    ResponderExcluir
  26. Adorei sua dica, estava mesmo precisando brigadão !

    ResponderExcluir
  27. Oi, Gustavo!

    Que bom que tenha gostado. O Wufoo é mesmo ótimo.

    Um abraço e obrigado pela visita!

    ResponderExcluir
  28. Já entendi o funcionamento, mas gostaria que ao entrar na página de contato aparecesse logo o formulário como é na sua página.

    abraço...

    ResponderExcluir
  29. Olá, Adauri!

    O logo deve ser colocado no "Theme Designer". Quando você o coloca lá, consegue visualizá-lo na parte inferior da tela?

    Após isso, você deve associar o seu tema ao form que você criou. Isso é feito no "Form Manager".

    Se mesmo assim o problema persistir, me escreva no gerenciandoblog@gmail.com e eu o ajudo por lá.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  30. Ótima postagem e ótimo blog!!!Parabéns!!

    A muito tempo eu tava procurando um site que fizesse formulários e o Wufoo é melhor que eu achei, esse tutorial ta muito bom, mais eu preferir montar o meu proprio formulario do que pegar um pronto rsrs o site é bem intuitivo.

    Acesse meu blog:

    WWW.PALCODAMENTE.CO.CC

    E novamente PARABÉS pela qualidade do blog "Geenciando Blog"

    ResponderExcluir
  31. Olá, Kárcio!

    Obrigado por seus elogios! Fico feliz que tenha gostado do Gerenciando Blog. Espero que lhe seja útil também em outras oportunidades. Já estou também visitando seu blog.

    Um abraço e obrigado por sua visita!

    ResponderExcluir
  32. Caro Adelson,
    Criei um formulário e tenho algumas dúvidas:
    1- Como posso substituir no blog o texto fill out my form por Faça Contato! com letras de tamanho maior?
    2- Posso colocar o mesmo formulário em todos os meus 6 blogs? (Simplesmente copiando e colando o mesmo html nos 6 blogs). Fiz isso com o Who is amung us e funciona muito bem, integrando inclusive as informações dos blogs, o que é para mim muito conveniente, já que a proposta dos 6 blogs é de se ter 6 primeiras páginas e um blog complementando o outro, podendo-se facilmente migrar de um para outro como a janela do XeeSM.
    Desde já, muito obrigado por seu continuado apoio. Se cheguei até aqui foi graças a você, sem dúvida!
    Um forte abraço,
    Jorge
    Meu mapa social em
    http://xeesm.com/JorgePurgly
    Meu blog principal em
    http://purgly.blogspot.com

    ResponderExcluir
  33. OI Adelson,
    é com o wufoo que posso fazer um formulario também?
    Tipo:qtos vidros de florais deseja?
    obrigado

    ResponderExcluir
  34. Olá, Jaqueline!

    É sim possível fazer o que você deseja. Para ter algumas idéias, visite a página de exemplos do Wufoo em http://wufoo.com/examples/.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  35. É a primeira vez que apareço por aqui. Parabés pelo blog, muito útil!

    Gostei do formulário wufoo. Mas estou com um pequeno problema e gostaria de sua ajuda: Gostaria de colocar apenas um campo para nome e ele sempre pede dois(nome e sobrenome). Nos exemplos que vejo por ai saiu com espaço para um único nome. É assim que quero. Como vc fez isso?

    Amigo vc pode rsponder aqui mesmo. aguardo sua resposta.

    Um abraço!

    Waterfire
    Webmaster do AstralService

    ResponderExcluir
  36. Olá, Water!

    Obrigado pelos elogios!

    Quanto à sua dúvida: o campo do tipo "Name" vem separado em nome e sobrenome. Para colocar um único campo, você deve colocar um do tipo "Single Line Text", e colocar "Nome" no "Field Label".

    Se você tiver também o campo "Name" em seu formulário, basta apagá-lo.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  37. Oi, Adelson,

    Adorei as suas dicas e fiz o formulário. Mas achei o link pequeno e não sei como modificá-lo (não entendo HTML/Javascript).
    Então, queria colocar o formulário todo (página inteira) no menu do meu blog, mas entrei no "Full Page Form Code", salvei, mas não sei como aplicar no blog. Por favor, me ajude.
    Obrigada!

    Mônica

    ResponderExcluir
  38. Olá!

    Quero fazer um sorteio no meu blog pelo wufoo. Como faço o formulário?

    Simone

    ResponderExcluir
  39. Olá, Simone!

    Para criar o formulário, basta seguir as instruções deste artigo. O importante, num formulário para um concurso, é que as pessoas preencham uma forma para você entrar em contato com elas - como e-mail, por exemplo. Quando elas se cadastrarem, ficarão registradas no Wufoo com um número único. Esse é o número que você utilizará no sorteio.

    Para mais informações sobre como realizar sorteios em seu blog, leia o artigo http://www.gerenciandoblog.com.br/2010/08/ganhe-visitas-sorteando-brindes-em-seu.html.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  40. Olá. veja eu tentei fazer mas, quando entro na página do WUFOO, apesar de inglês, uso a tradução, lá não tem a parte GRATUITA, a não ser que passei desapercebido. Alguém pode detalhar direito onde exatamente tenho que fazer o cadastro GRÁTIS? estou perdido, obrigado

    ResponderExcluir
  41. Olá Adelson,
    o wuffo entao não está mais aceitando cadastros? (gratuitamente)

    ResponderExcluir
  42. Olá, Jaqueline!

    O Wufoo havia suspendido a inscrição de novos cadastros vindos do Brasil, pois essas contas estavam sendo utilizadas para gerar spam.

    Hoje fiz um teste e aparentemente voltou ao normal. Então, minha dica é: cadastre sua conta o quanto antes para aproveitar que voltou!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  43. Oi Adelson,
    onde coloco o codigo gerado que vc explica?
    coloquei em paginas mas nenhuma pagina aparece.

    ResponderExcluir
  44. excelente tutorial, apesar de estar meio antigo e o site ter algumas novidades ainda assim ajudou muito, parabéns pelo trabalho que ainda continua ajudando muita gente

    ResponderExcluir
  45. Olá. Sr.D!

    Felizmente, o Wufoo está sempre trazendo novidades! Continua sendo um ótimo serviço para formulário de contato em blogs e sites.

    Um abraço e seja sempre bem vindo!

    ResponderExcluir

Os comentários são muito bem vindos e importantes, pois enriquecem o conteúdo dos artigos. Há algumas regras na Política de Comentários que devem ser seguidas para que seu comentário seja publicado. As mais importantes:
- Não serão publicados comentários que não tenham relação com o artigo.
- Não respondo comentários por e-mail. Por isso, não deixe seu e-mail no comentário.
- Pedidos de visitas ao seu blog não serão publicados.

emo-but-icon

Página inicial item

Contrate nossos serviços

Cuidados e Vaidades - Tudo sobre cabelos e cosméticos

Top Blogger 2013

Coluna 2

Acompanhe as novidades

Divulgue o Gerenciando Blog

Publicidade

Artigos mais lidos

Recent Comments

Coluna 4