Criando um Índice para seu Blog
https://gerenciandoblogbeta.blogspot.com/2009/11/criando-um-indice-para-seu-blog.html
|
|
|
Por que criar um índice?
Existem algumas formas de mostrar artigos pelos quais seus visitantes possam se interessar. Algumas que já mostrei aqui:- Artigos mais populares: Ferramentas como o PostRank ou o FEEDJIT mostram seus artigos mais populares, que provavelmente são os que mais chamam a atenção.
- Artigos relacionados: O LinkWithin ou o FEEDJIT exibem ao seu leitor artigos relacionados ao que ele está lendo. Por associação, são artigos que também podem despertar seu interesse.
- Ferramenta de busca: Um mecanismo de busca interno (como o disponibilizado no Google Web Elements) podem auxiliar o visitante a encontrar um artigo, caso ele saiba o que deseja.
- Categorias: As próprias categorias do Blogger podem direcionar o visitante a encontrar outros artigos sobre o mesmo assunto.
Criando um índice automaticamente
Uma opção é você criar seu índice de forma automática. Há alguns códigos que fazem esse trabalho. O recurso é normalmente chamado de “TOC” ou “Table of Contents”. Se você pesquisar esses termos no Google, encontrará algumas opções.A grande vantagem desta opção é que você cria seu índice uma única vez. A partir daí, a atualização dele é feita automaticamente, sem necessidade de alteração.
A desvantagem fica na velocidade de criação do índice: quanto mais artigos você tiver, mais lento será o carregamento do seu índice. Isso ocorre porque o código precisa ler todos os seus artigos para montar o índice. Outra pequena desvantagem é que todos os seus artigos são exibidos no índice, sem possibilidade de removê-los.
O artigo mais interessante sobre o assunto encontrei no Mundo Blogger, no artigo Criar um Mapa do Site no seu blog (Indice de Conteúdo). O resultado dele pode ser visto aqui mesmo no meu índice de artigos em ordem cronológica.
Criando um índice manualmente
A criação manual do índice foi sugestão do Marcos, do Juslaboral.net, já citado no início deste artigo. A idéia é simples e bastante funcional: criar uma página estática de índice, contendo links para todos os artigos do blog.A maior vantagem desta opção é o tempo de carregamento do índice: como trata-se de uma página pronta, seu tempo de carregamento é muito rápido, sem necessidade de execução de scripts. Outra vantagem é que você pode escolher os artigos que você não quer que apareçam no índice (como a própria página de índice, por exemplo).
A desvantagem é bem clara: como trata-se de uma página fixa, sempre que você postar um novo artigo, precisará atualizar a página de índice.
No Gerenciando Blog, também tenho por este formato. Você pode ver o meu índice aqui.
Há diversas formas para criar o índice manual. Abaixo está o procedimento criado com base na sugestão dada pelo Marcos:
1. Obtenha uma lista com links de todos os seus artigos – A melhor forma que encontrei para isso foi instalando em meu template o código “Melhorando a apresentação dos marcadores e arquivos”, publicado pela Ariane no ótimo Templates Novo Blogger. Com essa adaptação, ao clicar em um marcador de Categoria ou no Mês/Ano no Arquivo do Blog, aparecerá uma lista dos títulos com todos os artigos, e não mais o início dos artigos. Para entender melhor o que estou falando, clique aqui e você verá todos os artigos escritos no Gerenciando Blog. Assim, para obter a lista de meus artigos, clico no marcador do ano 2009 e tenho essa lista. Ela é a base para a construção do índice.
2. Crie uma planilha no Excel para montar o índice – O Excel é uma ferramenta que utilizo muito no dia a dia para gerenciar meus blog. Ainda escreverei sobre isso, mas é dele que vem hoje minha lista de parceiros, por exemplo. Mas, vamos ao índice. É muito simples: copie a lista dos artigos (obtida no item anterior) e cole-a numa nova planilha do Excel. Se desejar que algum artigo não apareça no índice, basta removê-lo da lista. Em seguida, é só ordenar os artigos em ordem alfabética, utilizando o próprio Excel (opção “Classificar”). Pronto! Seu índice está pronto. Salve esta planilha para facilitar as atualizações do índice.
3. Publique o índice utilizando o Windows Live Writer – Para isso, crie um novo artigo utilizando o Windows Live Writer. Copie a lista do item anterior e cole-a no artigo que você criou. Agora, é só publicar o índice em seu blog. Após isso, crie um atalho para esse artigo em algum lugar de seu blog, como no menu superior.
Após a publicação inicial de seu índice, será necessário atualizá-lo a cada novo artigo que você escrever em seu blog. A atualização será um pouco mais simples: basta copiar para a planilha o último artigo publicado, ordenar novamente por data e atualizar o índice no blog.
Conclusão
Você deve ter percebido que ambos os métodos são simples. Mesmo assim, a imensa maioria dos blogs não possui um índice, o que dificulta a localização de artigos pelo visitante.Vale a pena avaliar os prós e contras de cada opção e criar também um índice para o seu blog.
E você, já tem um índice em seu blog?
|
Sobre o autor
Adelson Smania está na internet desde o longínquo ano de 1997. Trabalha na área de Tecnologia de Informação há mais de 10 anos e escreve artigos para o Gerenciando Blog, com colaborações eventuais em outros sites e blogs.
|


Oi Adelson:
ResponderExcluirAs férias devem ter sido ótimas, pois você voltou com todo o gás!
Que bom para nós, simples mortais metidos a blogueiros, que podemos contar contigo.
Eu tenho um índice com os temas do meu blog, estruturado de forma manual, pois a cada post eu atualizo. Dá um pouco de trabalho, na verdade alguns minutos, mas acredito que facilita a vida de quem está visitando o blog.
Olá, Montardo!
ResponderExcluirRealmente, as férias foram ótimas! Estava precisando desse tempo para recarregar as pilhas.
Quanto mais facilitarmos a vida de quem nos visita, maior a chance dessa pessoa voltar a nos visitar. Assim, vale mesmo a pena gastar alguns minutos a mais, como você cita, para ganhar um visitante frequente.
Um abraço e obrigado pelo comentário!
Olá Adelson!
ResponderExcluirEu tenho algo parecido no meu blog, uma página de arquivos, que mostra todos os artigos, porém não de ordem alfabética, mas sim por data, usei um plugin que faz isso. Quando tiver tempo vou fazer um manualmente por ordem alfabética também, ajuda mesmo quem procura os assuntos.
Um abraço!
Confesso que não tenho todo o tempo que gostaria para modificar o blog - e preciso fazê-lo com urgência - ainda uso um modelo padrão e penso até em um host pago.
ResponderExcluirJá usei 'os arquivos', uma gadget com 'os melhores posts' e, atualmente, estava usando a 'nuvem de tags do próprio blogger', mas notei que preciso realmente dar uma melhor arrumada - ainda bem que existe blogs como o seu para nos ajudar rs.
Essa dos índices vem bem a calhar. Vou tentar implantar, apenas noto que, com as constantes atualizações dos posts, isto pode se tornar ainda mais trabalhoso. Melhor dizendo, fugindo um pouco do foco da agilidade e da usabilidade que nós, editores, tanto queremos.
Seria uma ideia interessante se esta página pudesse se atualizar sozinha (?)... Como naquele método em que programadores usam ajax para dinamizar um site.
Mas enfim, gostei dos 'índices'. Vou implementar assim que puder. Valeu!
Abraços
@Sandra: É mesmo importante ter uma lista completa de todos os artigos. Em blogs com índice, eu mesmo já encontrei diversos artigos inesperados!
ResponderExcluir@Neto: Concordo com seu ponto de vista. Quanto mais prática for a solução, melhor será. Para você, pode ser interessante a primeira solução que mostrei neste artigo, onde o índice é criado automaticamente. Ele só fica inviável quando se tem muitos artigos.
Um abraço a vocês!
é muito pratico ter indice no blog. Mas acho interessante também, além das categorias ou do arquivo em ordem cronologica, a nuvem de tags mais presente no blog e assuntos em ordem alfabética (por cada letra os assuntos que começam pela mesma). As letras podem ser postas em horizontal, no topo da home page.
ResponderExcluirOlá, Poker Room!
ResponderExcluirConcordo com você quanbto à importância da nuvem de tags. É mesmo um ótimo recurso, com um apelo visual interessante para chamar a atenção do visitante.
O diferencial do índice é o fato de mostrar todos os artigo do blog, mostrando ao visitante artigos que talvez nem imaginasse encontrar em seu blog.
Um abraço!
Olá Adelson,
ResponderExcluirMeu blog está ficando com muitos artigos e já estou sentindo a necessidade de criar um indice tb. A minha dúvida é qual escolher rssss
E como faço a nuvem de tags?? Gostaria de colocar o máximo de facilidades para os meus leitores encontrarem o que procuram.
Abraços
Olá, Letícia!
ResponderExcluirComo eu disse no artigo, acho mesmo muito importante tem um índice no blog. Na maioria dos casos, o índice automático é mais simples, porque você só precisa fazê-lo uma única vez.
Quanto à nuvem de tags, o próprio Blogger permite que você mostre suas categorias nesse formato. Basta editar seu gadget de "Marcadores" e selecionar a opção "Cloud".
Um abraço!
Procurava há tempos uma solução para meus visitantes de Blog, pois eu mesmo sinto falta de um indice como este em minhas visitas na Blogosfera.
ResponderExcluirCategorias seguindo esta mesma metodologia, juntas, com certeza facilitará a vida dos internautas.
Um abraço, e valeu mesmo
Olá, Emilio!
ResponderExcluirQue bom que tenha achado o artigo interessante. Organização é mesmo um fator chave para o sucesso de um blog.
Um abraço e obrigado por sua visita!
Bom dia o meu nome é emanuel e sou do Algarve.. Eu estou com uma duvida acerca deste artigo. Consegui fazer tudo direitinho tal como explicou, a unica coisa que não consigo é colocar o Indice numa pagina estática na barra de menu como o Sr. tem aqui no seu blog... Será que me poderia ajudar?? Eu agradeço.. Obrigado!
ResponderExcluirOlá, Emanuel!
ResponderExcluirQue bom receber uma visita vinda de tão longe!
No meu caso, o índice fica em uma página comum de postagem. Como meu menu é implementado diretamente no modelo, consigo colocar qualquer página nele.
Hoje, com o recurso de criar páginas estáticas no Blogger, você pode fazê-lo dessa forma. Basta criar a página estática com o índice diretamente no Blogger, e coloca o gadget de "Páginas" na barra superior do seu blog. Automaticamente ele aparecerá como um menu.
Um abraço!
ola tudo bem???
ResponderExcluirna verdade o que eu queria nao esta nesse artigo, eu queria saber com se faz uma barra de menu, uma igual ao seu blog que tem inicio,indice,anuncie etc...
queria se vc pudesse explicar como se faz ..
vlw????
fui..............
Olá, Cello!
ResponderExcluirAinda não escrevi sobre isso aqui no Gerenciando Blog, mas indico um bom artigo escrito no Como Fazer Web: http://www.comofazerweb.com/2010/02/menu-horizontal-simples-para-blogger.html.
Um abraço!
Boa tarde,
ResponderExcluirCriando um índice usando o excel, como eu colo o link da postagem no mesmo.
Desde já agradeço,
mauricio
Olá, Maurício!
ResponderExcluirCaso você opte por fazer o índice manual, basta selecionar o título do artigo, copiá-lo com CTRL+C e copiá-lo com CTRL+V no Excel. Você notará que ele já irá com o link para seu artigo.
Um abraço!
Boa tarde!!
ResponderExcluirComo eu faço para color uma planilha do Excel no Windows Live Writer, pois quando eu colo as linhas da tabela desaparecem.
Abs,
Olá, Mauricio!
ResponderExcluirPara que as bordas continuem aparecendo, você precisa escolher a opção "Colar especial" e depois "Manter a Formatação". Isso fará com que seja respeitado o formato do Excel.
Um abraço!
Olá
ResponderExcluirestava quebrando minha cabecinha para descobrir um modo bom e prático para um índice
e pequei algumas idéias daqui e me lembrei que o Gadjet - Lista de Links - coloca o link de forma fácil além de automaticamente coloca em ordem alfabética - além da facilidade de ser um Gadget que aparece sempre
estou colocando os títulos dos tópicos
diretamente e sem grandes trabalhos
acho que ficou legal
Rita
Olá, Rita!
ResponderExcluirEspero que você consiga fazer o índice da forma que está imaginando! Apesar de dar um pouco de trabalho, gosto do índice estático gerado com a ajuda do Excel.
Um abraço!
Adelson, gostaria de saber se existe a possibilidade de implementar no blog um índice onde os usuários possam classificar os artigos por data, descrição, etc, como vejo em lojas virtuais, tipo mercado livre por exemplo, em que você pode classificar por "menor preço", "mais vendidos" e tal. Se tiver jeito como faço isso ? Já procurei muito na intenet e não encontrei nada à respeito.
ResponderExcluirOlá, Phsnake!
ResponderExcluirAté onde sei, isso não é possível de ser feito no Blogger - ao menos, não de forma simples. As lojas virtuais possuem programação específica, o que permite recursos como os que você citou. No Blogger, estamos restritos ao HTML e JavaScript (onde talvez pudesse ser programado o que você quer).
Sinto não poder ajudar.
Um abraço!
Pensei que pudesse ser feito através de um javascript, mas de qualquer forma obrigado pela resposta e parabéns pelo blog !
ResponderExcluir