Who’s Among Us – Quem está em seu blog?
|
|
|
Já mostrei aqui no Gerenciando Blog algumas ferramentas para acompanhar as visitas de seu blog. Entre elas, estão o Google Analytics, o Woopra e o Performancing. O “Who’s Among Us” é outra dessas ferramentas. No entanto, ele possui alguns diferenciais que podem justificar a colocação dele em seu blog, mesmo que você já acompanhe seus visitantes utilizando um dos outros mecanismos.
Para que serve?
Caso você esteja curioso, Who’s Among Us significa “quem está entre nós”. Mas, o termo “quem” é um pouco relativo. Na verdade, este gadget mostra “quantas” pessoas estão em seu site ou blog naquele exato momento. É bem provável que você já o tenha visto em algum blog. Aqui mesmo, no Gerenciando Blog, ele está na barra lateral direita, na seção “Números”. Veja como ele se parece:
Neste caso, ele indica que há 11 pessoas visitando o site naquele momento. A primeira vantagem é esta: é uma forma simples e rápida para medir a popularidade do seu blog.
Mas, há mais: ao clicar no botão do Who’s Among Us, você será levado a uma página de estatísticas rápidas. A página principal é similar à seguinte:
As informações que você verá nessa tela:
- Online durante as últimas 24 horas: O gráfico mostra o número máximo, médio e mínimo de pessoas a cada hora do dia. Se você clicar na opção “Histórico”, poderá ver os dados de períodos maiores.
- What they are copying (“o que eles estão copiando”): São mostradas informações de palavras e imagens que foram copiadas do seu blog nas últimas 24 horas. Isso é feito pela ferramenta Tynt, que será tema de artigo futuro aqui no Gerenciando Blog.
- Número de pessoas em cada página: Mostra em que páginas do seu blog os visitantes estão naquele momento.
- De onde eles vêm: Exibe num mapa de que parte do mundo vieram os seus visitantes.
Como coloco em meu blog?
Para quem gosta de simplicidade, o Who’s Among Us é fantástico. Diferente das outras ferramentas, não é necessário editar o código HTML de seu template e nem se cadastrar na ferramenta. Basta seguir os passos abaixo:
1. Acesse http://whos.amung.us.
2. Na própria tela principal, você verá uma caixa com o código no item “Começar”. Veja o quadro marcado em vermelho no seguinte exemplo:![]()
3. Se você quiser alterar as cores do fundo e da fonte, é só clicar em “Personalize seu widget”, logo abaixo do código.
4. Agora, é só copiar esse texto e colá-lo em seu blog num Gadget de “HTML/JavaScript”.
Pronto! Com isso, o Who’s Among Us começará a monitorar seus visitantes e mostrar quantos deles estão em seu blog. Para acessar as estatísticas, é só clicar nesse mesmo botão.
Duas dicas:
- Se você utiliza o FireFox, pode até monitorar seus visitantes sem precisar entrar em seu site. É só instalar o complemento em https://addons.mozilla.org/pt-BR/firefox/addon/4694, e os visitantes serão mostrados na barra de status do FireFox!
- Se você é usuário da versão 4.0 do Google Chrome (ainda na versão beta), já está disponível uma extensão para ele em https://chrome.google.com/extensions/detail/hdoepbohdpbblemkcceibbopjamkbcad.
Por que usar?
Eu venho utilizando o Who’s Among Us desde julho/09, tanto aqui no Gerenciando Blog quanto no TD Séries. Para mim, é uma informação interessante saber quantos visitantes há nos blogs naquele momento.
Além disso, o gráfico dos visitantes ao longo do dia permite algumas análise interessantes:
- Você consegue saber quais são os horários em que seu blog recebe maior número de visitantes. Pode ser uma boa idéia publicar seus novos artigos nesse horário.
- O contrário também é válido: o horário em que seu blog tem menos visitantes pode ser o mais adequado para fazer manutenções nele, como a troca de template ou instalação de novos gadgets.
|
Sobre o autor
Adelson Smania está na internet desde o longínquo ano de 1997. Trabalha na área de Tecnologia de Informação há mais de 10 anos e escreve artigos para o Gerenciando Blog, com colaborações eventuais em outros sites e blogs.
|


Gostei da dica!
ResponderExcluirJá adicionei o Gadget no meu blog!
Agora como faço pra que ele fixo como no seu blog? Quando coloco ele segue a barra de rolagem...
Obrigada!
Bye!
Adorei também... mas estou com o mesmo problema da Mariana, acima. No meu caso ele fica centralizado na parte inferior do blog...
ResponderExcluirE ja instalei o complemento do Firefox, muito legal! =D
Abraços!
Parabéns pelo seu blog, gostei muito da dica, já que eu usava um contador online, mais não dava esses historicos bem utíl.Irei colocar no meu blog.Espero acompanhar sempre suas novidades.
ResponderExcluirUso a ferramenta e aprovo. Na pratica, ela é bem mais rápida que o Analytics (podemos acessar de qualquer pc sem fazer logon por exemplo), mesmo embora o Analytics seja mais útil e o melhor porque é bem mais aprofundado.
ResponderExcluirAbraços, Adelson!
Um bom final de ano para você!
Olá, Neto!
ResponderExcluirTambém considero o Who's Among Us apenas um complemente ao Google Analytics. Ele continua sendo para mim a ferramenta mais interessante para acompanhamento das visitas.
Um abraço e um ótimo final de ano para você também!
Pois é, muitos blogs já utilizam esse contador. A grande vantagem, a meu ver, é que se um blog tem muitas visitas, um contador deste pode trazer muita credibilidade, já que os leitores poderão saber, logo de cara, se o blog é bem frequentado.
ResponderExcluirGrande abraço, Adelson!
Oi Adelson!
ResponderExcluirAdorei este teu artigo! Eu já uso há um certo tempo este contador de visitas, mas te confesso que ainda não tinha parado para analisar os relatórios que ele traz.
E como sempre, o teu passo-a-passo, facilita muito na hora de instalar.
Não sabia que existia uma nova versão com o contador flutuante. O meu contador fica quietinho no lugar.
No seu blog uma visita nunca é feita em vão!
Grande Abraço!
Denize
Olá, Denize!
ResponderExcluirO Who's Among Us é mesmo um contador bacana. O mais interessante que vejo nele é que ele é bem prático: ao entrar em seu blog você já vem quantas pessoas estão nele naquele momento.
Espero que sempre encontre artigos interessantes por aqui!
Um abraço!
Saudações.
ResponderExcluirÓtima indicação.
Grande ferramenta que não só permite saber a quantidade como a localidade das paginas aberta.
Usamos essa ferramenta em nosso blog.
Porém, desabilitamos alguma opções que no ponto de vista são informações que cabem somente ao dono do blog saber.
Ótima indicação e ótimo blog também parabéns.
Abs.
Alessandro Turci
Olá, boa noite!
ResponderExcluirMuito obrigada por esta informação. Já estou a usar nos meus blogs. Ainda não tive oportunidade de ver a página com toda a informação, mas já está instalado! Quanto a poder usar-se na barra do FireFox ficará para mais tarde porque tenho que ler com cuidado.
Abraços
Luísa
Olá, Natan!
ResponderExcluirVocê tem razão em seu ponto de vista. Os dados ficam mesmo abertos a qualquer usuários que entrar em seu perfil. Eu já não o uso mais no Gerenciando porque hoje estou acompanhando as estatísticas apenas no Google Analytics.
Quanto ao Get Clicky, a sugestão já está no meu Skribit. Logo você verá um artigo sobre a ferramenta aqui.
Um abraço!
Péssimo blog. Péssimo gosto no design. Posts totalmente sem interesse.
ResponderExcluirOlá, Anônimo!
ResponderExcluirEm resumo: você não gostou de nada, correto?
Sempre digo aqui que críticas e sugestões são bem vindas. Se você tiver idéias sobre o que posso melhorar e o que escrever para que o conteúdo fique interessante para você, estou à disposição.
Um abraço!
Oi Adelson, muito bom o post sobre o amung.us, aliás seu blog é muito bem escrito, claro prático e preciso. Parabéns! Mas realmente me preocupa o fato dos dados ficarem tão acessíveis assim. Coloquei no meu blog e vou testar. abços!
ResponderExcluirhttp://semcortesemcensura.blogspot.com/
Olá, Marcello!
ResponderExcluirHá realmente esse inconveniente no Who's Among Us. O bom é fazer como você citou: testá-lo e analisar se vale a pena mantê-lo em seu blog.
Um abraço e obrigado pela visita!
ela é muito boa mais ocorreu um erro comigo nao quer sair do meu site!!!
ResponderExcluirmeu site é do webnode me ajudem ai pessoalllllllllll
Olá, Gideão!
ResponderExcluirNão entendi o que aconteceu. O que não quer sair do seu site? Deixe também o endereço do seu site, por favor, para eu poder dar uma olhada.
Um abraço!
Olá, Lucas!
ResponderExcluirNão entendi porque está ocorrendo erro com o limite de 100 caracteres. Você está utilizando o gadget correto (HTML/JavaScript)? Esse gadget aceita mais de 100 caracteres sem problemas.
Um abraço!
Amigo,coloquei o who's no meu site,mas não gostei do modo em que ele ficou,gostaria de retiralo so que não estou conseguindo,se possivel me ajude.
ResponderExcluirobrigado.
www.zamiguinfc.webnode.com.br
Olá, Lukas!
ResponderExcluirPara remover o Who's Among Us, é só você deletar o código que você colocou em seu site. Você já tentou fazer isso?
Se tiver dificuldades, escreva-me no adelson@gerenciandoblog.com.br.
Um abraço!
Amei sua dica! Descobri hoje isso, mas não sabia como colocar no blog. Valeu mesmo. Ah! E se quiser conferir o resultado passa no meu blog paulagabriele.blogspot.cm
ResponderExcluirbeijo ;*
Olá, Paula!
ResponderExcluirQue bom que tenha gostado! Espero que os resultados sejam úteis para você!
Um abraço!
Olá
ResponderExcluirNão gostei da configuração que fiz do Who´s Among Us.
Ficou muito feio na minha página.
Quero tirá-lo,mas não consigo.
Para deletar o código, é impossível!
Ele não aparece em nenhum lugar na minha página (design, htlm..).
Vc pode ajudar?
Obrigada
Olá, Zazá!
ResponderExcluirAnalisando o seu código fonte, encontrei a referência ao Who's Among Us. Para encontrá-lo, é só procurar pelo trecho http://widgets.amung.us/tab.js.
A melhor forma de encontrá-lo é copiar seu HTML para o Bloco de Notas. Lembre-se de marcar a caixa "Expandir modelos de widgets". Por segurança, faça uma cópia de seu HTML antes, para o caso de algo dar errado.
Se tiver dúvidas sobre como removê-lo, envie seu HTML para adelson@gerenciandoblog.com.br e a ajudarei.
Um abraço!
Como sempre as suas dicas são sempre muito bem vindas.
ResponderExcluirIniciei o meu blog agora, mas passo horas em seu blog lendo dicas, para que eu possa melhorá-lo.
Obrigada!!
Olá, Cellia!
ResponderExcluirEspero que você sempre encontre aqui dicas para ajudá-la com seu blog! O início costuma ver a fase mais difícil, porque tudo é novidade. Conte comigo para o que eu puder ajudá-la.
Um abraço e obrigado pela visita!
Ola!
ResponderExcluirEu possuiu webnode, gostaria de adicionar este aplicativo, mas nao sei onde! Tentei achar o HTML/JavaScript e não achei!
Me ajude pois preciso muito!
Pô, gostei muito do artigo mesmo... eu já uso no meu blog há um tempinho já. Outra coisa legal é de ver que o post é de 2009 e o autor do mesmo ainda responde os comentários, parabéns!
ResponderExcluir