Banner Rotativo com Imagens
|
|
|
Neste artigo, mostrarei como criar um banner rotativo de imagens, onde você pode colocar imagens ou textos que deslizam automaticamente pela tela, ocupando pequeno espaço em seu blog. Normalmente, esse tipo de banner é utilizado para exibir selos recebidos, artigos de seu blog ou outras imagens desejadas. O artigo é fruto de uma sugestão feita em meu Skribit pela Lucy, do Amor e Paz sem Fronteiras, a quem agradeço. Também deixo meu muito obrigado à Denize, do Blog da Comentarista que gentilmente cedeu-me o código HTML e outras sugestões que utilizei como base para o artigo.
Introdução
OBS: No artigo Banner rotativo de imagens - Novo modelo, escrito recentemente, mostrou outra forma para você criar seu banner rotativo, com mais recursos do que esta e que funciona em todos os navegadores.
Caso a explicação acima não tenha sido suficiente para entender o que é um banner rotativo, abaixo está um exemplo, feito a partir de imagens de artigos aqui do Gerenciando Blog:
Algumas características do banner rotativo que criei:
- Neste exemplo, as imagens estão “deslizando” no sentido horizontal. Também é possível fazê-lo no sentido vertical.
- Ao passar o mouse sobre a figura, a animação pára. Ao retirá-lo, ela reinicia.
- Cada figura é um link para um artigo. Ao clicar nela, será aberta outra página com o artigo correspondente.
- Aqui, as imagens estão animadas num movimento de “vai e volta”. É possível também fazê-lo num sentido contínuo.
Onde utilizar o banner rotativo?
A vantagem do banner rotativo é de poder utilizar uma área relativamente pequena para mostrar um grande número de imagens que, da forma tradicional, ocupariam grande espaço na tela. Pensando nisso, há algumas situações em que já é comum a utilização do banner rotativo. Algumas delas:
- Exibição de selos ou prêmios recebidos.
- Exibição de artigos do blog para os quais se quer chamar a atenção.
- Exibição de banners de parceria.
Particularmente, não gosto muito do último uso, o de exibição de banners de parceria. No banner rotativo, não são exibidas todas as imagens simultaneamente, o que pode fazer com que o visitante não veja todos os links de parceiros naquele momento. Por outro lado, um banner rotativo costuma chamar mais a atenção. Mas, isso fica a critério de cada um.
Como criar um banner rotativo?
Criar um banner rotativo é bem mais simples do que parece. A “mágica” é feita com a tag “marquee” do HTML, que possibilita a animação de textos ou imagens.
Por exemplo, o banner que mostrei acima, com os artigos do Gerenciando Blog, foi criado com o código abaixo:
<marquee direction="left" scrollamount="2" width="400" height="130" behavior="alternate" onmouseover="this.stop()" onmouseout="this.start()">
<a href="http://www.gerenciandoblog.com.br/2010/01/skribit-como-utiliza-lo-melhor.html" target="_blank">
<img
src="http://lh4.ggpht.com/_XibsBbZTGuE/S2DrlUI20MI/AAAAAAAABzw/37WBMgd4CgE/Skribit200_thumb[4][1]_thumb.png"
title="Skribit: Como Utilizá-lo Melhor"
height="130" width="130"/>
</a><a href="http://www.gerenciandoblog.com.br/2010/02/google-apps-e-mail-gratis-para-seu.html" target="_blank">
<img
src="http://lh4.ggpht.com/_XibsBbZTGuE/S23jVFAqV6I/AAAAAAAAB2A/qvIK-ytVMeM/email_thumb3.jpg"
title="Google Apps: E-mail Grátis para seu Domínio"
height="130" width="130"/>
</a><a href="http://www.gerenciandoblog.com.br/2010/02/1-ano-do-gerenciando-blog.html" target="_blank">
<img
src="http://lh6.ggpht.com/_XibsBbZTGuE/S3bMqvp1AuI/AAAAAAAAB40/FTNXrTsmaoQ/aniversario_thumb.jpg"
title="1 ano do Gerenciando Blog"
height="130" width="130"/>
</a><a href="http://www.gerenciandoblog.com.br/2010/02/tynt-insight-quem-esta-copiando-seus.html" target="_blank">
<img
src="http://lh5.ggpht.com/_XibsBbZTGuE/S3ggXCOQH4I/AAAAAAAAB48/EDM7HHpukcA/Tynt200_thumb.jpg"
title="Tynt Insight: Quem Está Copiando seus Artigos?"
height="130" width="130"/>
</a><a href="http://www.gerenciandoblog.com.br/2010/02/guest-post-no-gravata-solta.html" target="_blank">
<img
src="http://lh5.ggpht.com/_XibsBbZTGuE/S3s668AmrYI/AAAAAAAAB68/dddkPA0KXGE/autor_thumb[3][1]_thumb[2][1]_thumb.jpg"
title="Guest Post no Gravata Solta"
height="130" width="130"/>
</a></marquee>
Ainda parece complicado? Vou então quebrar cada parte dele, destacada com cores diferentes, para mostrar que não é.
A primeira linha é a que inicia a animação e deve ser colocada apenas uma vez:
<marquee direction="left" scrollamount="2" width="400" height="130" behavior="alternate" onmouseover="this.stop()" onmouseout="this.start()">
Em negrito estão os itens que você pode alterar de acordo com sua necessidade:
- direction: direção em que a animação será feita. Os valores possíveis são left ou right (para banners horizontais, movimentando para a esquerda ou da direita) e up ou down (para banners verticais, movimentando para cima ou baixo).
- scrollamount: determina a velocidade da animação. Quanto maior o número, mais rápida a animação será.
- width: largura da área onde a animação aparecerá.
- height: altura da área onde a animação aparecerá.
- behavior: tipo da animação que será mostrada. Há 3 valores possíveis: scroll, slide ou alternate. Abaixo eu mostro o efeito de cada uma.
Scroll
Slide (nesta opção, a animação ocorre apenas uma vez e para)
Alternate
Depois da linha com o “marquee”, são colocadas as imagens desejadas, com seu respectivo link, se for o caso. Deve existir uma instrução desta para cada imagem que fará parte do seu banner:
<a href="http://www.gerenciandoblog.com.br" target="_blank">
<img src="http://gerenciandoblog.webs.com/Gerenciando.gif"
title="Gerenciando Blog"
height="130" width="130"/>
</a>
- href: endereço do link, se existir. Se não houver um link, esta linha inteira não é necessária. Também deve ser removida a última linha.
- src: endereço da imagem que será exibida.
- title: título que aparecerá ao parar o mouse sobre a imagem.
- height: altura da imagem. Só precisa ser colocada em banners horizontais e deve ser igual à altura do marquee.
- width: largura da imagem. Só precisa ser colocada em banners verticais e deve ser igual à largura do marquee.
OBS: Não é recomendado preencher as duas informações (height e width) ao mesmo tempo, pois as figuras podem perder sua proporção original e ficar distorcidas.
Ao final, é só colocar o fechamento da tag, uma única vez:
</marquee>
Há uma forma mais fácil?
Para facilitar a geração do código do banner rotativo, criei uma planilha em Excel que gera o HTML automaticamente a partir da digitação dos dados. Basta preencher as informações dos campos que estão em fundo branco e o código será gerado no campo com fundo amarelo.
A planilha está disponível para download em http://gerenciandoblog.webs.com/BannerRotativo_GerenciandoBlog.xls e pode ser distribuída livremente. Caso haja alguma dúvida, problema ou sugestão para a planilha, é só enviar e-mail para adelson@gerenciandoblog.com.br.
Como colocar o banner em meu blog?
Esta é a parte mais simples: basta adicionar um gadget de “HTML/JavaScript” em seu blog e colar o código HTML gerado acima, seja manualmente ou através da planilha.
Conclusão
Agora, cabe a você avaliar se vale a pena colocar um banner rotativo em seu blog e onde utilizá-lo. Em caso de dúvidas, é só deixar um comentário.
ATUALIZAÇÃO 24/04/12: Caso você precise de efeitos mais elaborados, similares a um slideshow para seu blog, é necessário utilizar códigos JavaScript. Um bom artigo a respeito disso é o Banner rotativo de imagens - Novo modelo.
|
Sobre o autor
Adelson Smania está na internet desde o longínquo ano de 1997. Trabalha na área de Tecnologia de Informação há mais de 10 anos e escreve artigos para o Gerenciando Blog, com colaborações eventuais em outros sites e blogs.
|



Olá Adelson, meu querido!!!!
ResponderExcluirPoxa vida, infinitamente obrigada por tudo!
Por citar meu nome e o blog, por escrever este artigo que há tempos estava procurando e ainda não havia encontrado algo que funcionasse direito em meu blog, e pelo teu trabalho de pesquisa e elaboração deste artigo tão completo como até hoje nunca vi em nem um outro blog!
Parabéns meu querido! Você é dez!!!!
É por isto que teu blog é um sucesso, porque além do conhecimento técnico, você é humilde e humano, acima de tudo.
Muito obrigada de coração, fiquei encantada com tamanha riqueza de detalhes e imagino o tempo que levou para elaborar este artigo.
Teu banner já está lá com todo gosto em meu blog!
E sim, adorei pois não tinha pensando neste aspecto com relação aos parceiros.
Mas com certeza vou usar isso para os selos do blog e outras idéias que já me vieram a cabeça rsrs.
mais uma vez, muito obrigada meu querido!
Tenho absoluta certeza de que irá ajudar muita gente este post.
Muita Paz, Luz, Bençãos e sucesso a ti!
Beijos em teu coração, direto do meu!
Lucy
Parabens pelo tutorial. Bem escrito, como vários outros do blog. Acho legal esses banners rotativos, até pretendo coloca-los em meu blog, mas atualmente não consigo achar um espaço viável no meu layout (sou péssimo em design).
ResponderExcluirOlha.... Parabéns mesmo !
ResponderExcluirVou testar estas dicas em um de meus artigos.
Se funcionar (e acho que vai! rsrs), vou introduzir este recurso mais vezes, pois achei fantástico.
Eu não sou desenvolvedor e não tenho muito conhecimento de HTML (só o básico pra me virar rsrs).
Mas a sua didática me esclareceu muita coisa.
Eu só tenho uma dúvida bem primária: As imagens que eu criar ou baixar em ".gif" deverão ser instaladas na minha conta dentro do servidor via programa de FTP para que eu indique o caminho no link?
É bem básico, mas realmente ainda tenho este tipo de dúvida e às vezes deixo de fazer algumas coisas por causa disso.
Se puder me responder eu agradeço muito.
Vou repassar este excelente artigo para a minha comunidade no Twitter e indicar para os meus amigos no Dihitt.
Se você tiver uma conta no twitter e quiser conferir a indicação é so me visitar em : http://twitter.com/fernandolessarj.
Gosto de promover artigos de outros Blogueiros e manter a minha comunidade sempre abastecida com conteudo de qualidade.
Acho que isto cria uma sinergia saudável tanto com os Blogueiros quanto com a comunidade.
Um forte Abraço.
Olá Adelson,
ResponderExcluirMais uma dica maravilhosa! Já havia procurado esse código no "grande oráculo", mas não havia encontrado. Parabéns por disponibilizá-lo, principalmente em forma de planilha, que é realmente uma mão na roda!
Na época que procurei pelo código pensava em o utilizar para exibir os parceiros do blog. Porém, como você mesmo disse, o problema é que nem todos ficam visíveis. Estou pensando numa forma de melhorar essa visualização no meu blog, de modo a reduzir o tempo de carregamento do blog devido ao grande número de imagens.
Grande abraço.
Adelson mais um artigo com sua assinatua bem explicado e completo.Irei testar como irá ficar em meu blog, mais primeiro vou esperar pelo termino da construção do meu blog, pra ir tirando algumas coisas desnecessárias.
ResponderExcluirValeu
@Iúri: Que bom que tenha gostado do artigo! Quanto à planilha, o Excel é um grande aliado para gerenciar meus blogs, especialmente para gerar HTMLs. Uso planilha para controlar meu índice e a tabela de parceiros, por exemplo. Um dia ainda escreverei sobre isso!
ResponderExcluir@Concentrado: Espero que goste do resultado em seu blog!
Abraço a vocês e obrigado pela visita!
Olá Adelson!
ResponderExcluirÉ impressionante como consegue fazer as coisas de maneira tão bem explicada! Fez até um gerador de código no excel!
Nossa! Você merece mesmo toda a reputação que tem na blogosfera e mais um pouco!!
Um abraço!
Fala não Sandra...uma pessoa me cobrou R$1.300,00 para "fazer" um blog e nada...(pessoa q se diz do meio de construçao de sites)
ResponderExcluirE me matou de raiva.Tem muita gente desonesta por aí.
Quando encontrei o blog do Adelson,foi a salvação!Ele é o anjo da informática!
Seu blog é o melhor do gênero! Parabéns!
ResponderExcluir@Sandra: Obrigado pelos elogios! Como eu disse acima ao Iúri, para mim o Excel é uma ferramenta poderíssima e gosto de utilizá-lo em tarefas como esta.
ResponderExcluir@Jaqueline: Obrigado pelo novo título de "anjo da informática"! risos Faço mesmo questão de ajudar na medida do possível, embora no seu caso eu tenha apenas direcionado suas ações, já que grande parte do trabalho foi você mesma que fez.
@Adriano: Obrigado pelo elogio! Espero que consiga sempre encontrar aqui o que você procura.
Abraço a todos vocês e obrigado pela visita!
Impressionante mesmo Parabens.
ResponderExcluirBuzzed it
!!!
Continue assim!
Obrigado, Bruno!
ResponderExcluirUm abraço!
Adelson amigo, mas como ficou completa esta postagem!(Como sempre, aliás) Você sabe que eu uso o banner rotativo nos meus blogs, mas não fazia idéia para que servia cada ítem do código. Vou fazer alguns ajustes nos meus, com as informações que você forneceu aqui.
ResponderExcluirE a planilha Excel foi uma excelente idéia. Você sempre lembra de quem está começando...
Você explica as coisas maravilhosamente bem, de uma forma que qualquer pessoa entende. Isso é um dom.
E obrigada por citar meu Blog. Você não sabia, mas fez esta postagem no dia do meu aniversário. Considero um presente...
Bjs
Denize
Maravilha! São dicas interessantes e de grande utilidade.
ResponderExcluir@Denize: Que bom que o artigo lhe tenha sido útil! Afinal, você foi quem me incentivou para escrevê-lo. E eu não sabia que era seu aniversário! Mas, pode considerá-lo mesmo o seu presente. :-)
ResponderExcluir@João: Que bom que tenha gostado!
Abraço a vocês e obrigado pela visita!
Queria tanto aprender e não sabia como fazer!!
ResponderExcluirValeu obrigadaaaa
Obrigaaaaaaaaaaaaaadaaaaaaaaaaaaaa!
ResponderExcluirNossa, estava louca para fazer estes banners rotativos, mas não conseguia explicações fáceis e rápidas, pois sou iniciante nessa história de blog...
E essa planilha então? Tudo de bom! Amo coisas assim, que vc joga os dados e a coisa sai pronta!
Mais uma vez obrigada pelo post!
Bjim e tudibão pra vc!
@Sandra: Que bom que o artigo tenha sido útil!
ResponderExcluir@Vany: A planilha deu um trabalho enorme para fazer! Então, fico muito feliz que você tenha gostado dela! Torço para que seja muito útil!
Abraço a vocês e obrigado pela visita!
valeu show de bola
ResponderExcluirolâ bem legal :D
ResponderExcluirja estou divulgando nos meu blog me ajude adivulgar o meu tbm vamos fazer parceria. vlw abç
Olá!
ResponderExcluirPara tornar-se parceiro do Gerenciando Blog é necessário seguir as regras que estão na Política de parcerias.
Um abraço!
parabéns!!
ResponderExcluirMuito legal adorei!
Abraços!
Carmen.
Olá, Carmen!
ResponderExcluirQue bom que tenha gostado! Espero que as dicas lhe sejam úteis.
Um abraço!
Olá, Jorge!
ResponderExcluirQue ótimo que tenha gostado da proposta do Gerenciando Blog! Meu principal objetivo aqui é realmente compartilhar o que aprendo com meus blogs.
Com relação à sua dúvida, ainda não a entendi bem. Você está com dificuldades para encontrar figuras, ou apenas não sabe como obter o endereço delas?
E agradeço sua disposição com relação ao Publisher! Precisando, entrarei em contato.
Um abraço!
Adelson, funfou legal o código, mas tenho uma dúvida, depois do 4° banner adicionado ele começa a brir outra coluna e fica tipo uma fila dupla exibindo os banners... existe uma forma disso ficar em fila unica?
ResponderExcluirOlá, Márcio!
ResponderExcluirEsse problema não deveria acontecer. Eu fiz alguns testes com diversas figuras e não vi esse problema acontecer.
Por favor: envie o código que você está tendo problemas para adelson@gerenciandoblog.com.br e eu vejo o que está acontecendo.
Um abraço!
Parabéns mais uma vez!! Você sempre me salvando!!
ResponderExcluirabraço! fico perfeito meu banner rotativo! o Seu Blog é limpo,sem armadilha, linguagem clara, muito bom, não, é ótimo!
Olá, Amélia!
ResponderExcluirFico muito feliz que seu banner tenha dado certo! E muito obrigado pelos elogios. Seja sempre bem vinda aqui.
Um abraço!
Adelson, vc me pediu o código do meu banner rotativo, eu enviei mas vc ainda não respondeu... Abração
ResponderExcluirOlá, Márcio!
ResponderExcluirDesculpe, mas não recebi seu e-mail. Favor enviá-lo novamente.
Um abraço!
Boa noite Adelson, fiz o banner a tarde funcionou com 3 logos, e a noite so o primeiro da lista que aparece, o que pode estar ocorrendo?
ResponderExcluirhttp://www.oamordedeusvive.com.br
Olá, João e Simone!
ResponderExcluirPelo que estou vendo no blog de vocês, o banner rotativo parece estar funcionando corretamente. Há ainda algum erro nele?
Um abraço!
Puxa!!! Descobrir o seu blog era tudo o que eu precisava..comecei um blog por acaso..e agora..quero sempre estar melhorando a sua aparência..etc..mas sou leiga no assunto...até coloquei uns slides mas ñ era ainda o que queria...na sua explicação do banner rotativo optei pela função mais fácil..rsrs..a planilha porém ao postá-la as imagens ñ aparecem..somente um pequeno quadrado com um X dentro..o que posso ter feito de errado..pode de auxiliar...
ResponderExcluirGrata
Marcia
marciaprios.blogspot.com
Ops..esqueci de perguntar..fiz algumas postagem onde foram feito comentários..há uma maneira de excluir a postagem sem perder os comentários.
ResponderExcluirGrata
Marcia
Olá, Marcia!
ResponderExcluirQue bom que tenha chegado ao Gerenciando Blog! Espero que os artigos a ajudem em seu trabalho.
Vamos às suas respostas:
1. O X indica que a imagem não está sendo encontrada no endereço que você informou. Uma dúvida: você está informando o endereço em seu computador (por exemplo, C:\Imagens\Figura.jpg) ou na internet (http://exemplo.com/Figura.jpg)? O correto é a segunda opção. Se ainda tiver dúvidas, envie para adelson@gerenciandoblog.com.br sua planilha preenchida e a ajudarei com prazer.
2. Infelizmente, não é possível fazer o que você quer. Os comentários fazem parte da mensagem. Se você apagá-la, os comentários também sumirão.
Um abraço!
Não sei se minha mensagem anterior foi enviada...PC anda meio maluco...rsrs...de qualquer maneira agradeço muito por vc estar auxiliando a nos iniciantes (leigos) e vou aceitar a sua sugestão e enviar a minha planilha por e-mail..
ResponderExcluirMais uma vez grata pela atenção..
Marcia
Olá Adelson!
ResponderExcluirSensacional, há tempos estava procurando algo parecido para otimizar o espaço do meu blog.
Vou ver se consigo instalar!
Parabéns!!!
Olá, Wellington!
ResponderExcluirEspero que o banner rotativo seja útil para você! para quem mostrar muitas imagens, mas possui pouco espaço, é uma solução realmente interessante.
Um abraço!
Muito obrigado pela idéia!
ResponderExcluirO final do meu blog estava com um verdadeiro quadro de banners, imagine banners de 120X60 em 4 colunas!!! Estava tomando muito espaço até que encontrei como diminuir o espaço e mostrar todos os banners.
Valeu pela dica, muito útil e me fez tomar menos espaço, obrigado!
Olá, Genilda!
ResponderExcluirOs banners rotativos são mesmo uma ótima forma para economizar espaço no blog.
Bom saber que a dica a tenha ajudado!
Um abraço e obrigado pela visita!
Olá Adelson Smania, Obrigado pelo o seu ótimo banner e bem explicado e espero que vc viva muitos anos e com muita saúde para postar mais banner para gente, um forte abraço de Erikson
ResponderExcluirOlá, Erikson!
ResponderExcluirObrigado pelos desejos! E fico feliz que tenha gostado do artigo.
Um abraço e obrigado pela visita!
Meu amigo Adelson, quanto tempo é aduração deste planilha em Excel que o amigo fez ? é pra sempre ? ótimo trabalho
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirQue bom que tenha gostado da planilha! Foi a forma que encontrei para facilitar o trabalho de quem quer colocar o banner rotativo em seu blog.
A planilha não tem limitação de uso! Você poderá utilizá-la por quanto tempo quiser.
Um abraço!
Meu amigo Adelson, qual é o melhor programa para fazer benner com botoes de menu e com caixa de pesquisa no mesmo banner ? eu uso um programa aqui em FLASH só que ele não tem opção de colocar caixa de pesquisa o nome do programa é IncrediFlash XTreme 2.0 eu espero o amigo mim responder qual é o melhor programa para fazer banner animados com caixa de pesquisa Agradece Erikson
ResponderExcluirA pior coisa do mundo é quando a gente fica pensando em alguma coisa e não consegue fazer, mas a melhor do mundo é quando a gente encontra o que estava pensando...
ResponderExcluirObrigado! Só tenho a agradecer.. Já virei seguidor.
@Erikson: Confesso que essa não é a minha praia. Pesquisando no Google, até encontrei alguns editores de Flash, mas não sei dizer qual deles seria o melhor. Um gratuito que parece ser interessante é este: http://www.sothink.com/product/swfquicker.
ResponderExcluir@Michel: Que ótimo que tenha encontrado aqui o que você procurava! Espero que continue encontrando artigos interessantes.
Abraço a vocês e obrigado pela visita!
Boa noite Adelson.
ResponderExcluirPrimeiramente obrigado por compartilhar seus conhecimentos com todos nós.
Estou com uma dúvida. Usei o Gerenciador de banner, mas as imagens do banner ficam todas emendadas uma com as outras nos navegadores: Firefox e Chrome; e só fica normal no Explorer.
Desde já agradeço sua cooperação e obrigado pelo GERENCIANDO BLOG.
Olá, Michel!
ResponderExcluirEu respondi esta pergunta detalhadamente em seu e-mail. Em resumo, o que precisa ser feito é adicionar a tag de margens na figura para que ela mantenha uma área vazia ao seu redor.
Um abraço e conte comigo para o que eu puder ajudá-lo!
Eu fiz aqui e ficou bom.Muito obrigado pelo tutotial.
ResponderExcluirMas tem um problema....
Como eu retiro a borda da imagem?
Aqui a imagem ficou com uma borda azul e com o fundo branco,sendo que a mesma esta no formato ".png" e o fundo é transparente.
O que eu faço?
E-mail:Italomaciel@ymail.com
Olá, Italo!
ResponderExcluirNo exemplo que dei, não há margens nas imagens. Assim, acredito que a margem esteja nas figuras que você está utilizando. Um solução para remover as bordas é editar as figuras e retirá-las.
Isso é possível?
Um abraço!
Script interessante...
ResponderExcluirMuitas pessoas usam isso para exibir anúncios ou novidades no site!
Pode ajudar muita gente.
Olá!
ResponderExcluirO banner rotativo é algo simples e que, talvez por isso mesmo, atraia tantos interessados. Realmente, o artigo teve boa repercussão.
Um abraço!
Muito bom o tutorial porém como faço
ResponderExcluirpara deixar o " title" aparecendo em baixo das imagens?Aparecendo a imagem e em baixo o nome
Olá!
ResponderExcluirSe o banner for deslizar no sentido vertical, é simples: basta colocar o título desejado antes do colchete que abre o /a.
Se ele deslizar na horizontal, é um pouco mais complicado.
Como não é possível postar o código completo aqui no comentário, escreva para adelson@gerenciandoblog.com.br se ainda tiver dúvidas.
Um abraço!
Parabéns pelo tutorial.
ResponderExcluirA muito vinha procurando por tal,
e só o teu blog me ofereçeu tal explicação.
Estou utlizando.
Boa sorte com o blog.
Beijos ♥
Olá, Monaliza!
ResponderExcluirQue ótimo que tenha funcionado!
Um abraço e obrigado por sua visita.
Parabéns pela matéria. TEm didática e conhecimento. Coisa rara hoje. Gostaria de saber se vc possui algum script pronto, para inserirmos no blog ou site aquelas notícias que ficam rotacionando, quadro a quadro, e normalmente possuem numeração abaixo ou lateral, com setas que permitem o internauta voltar ou prosseguir nos quadros de notícia. Aguardo resposta. Fica com Deus! atendimento@gold-ip.com.br
ResponderExcluirOutra questão....existe a possibilidade de em vez de rotacionar verticalmente ou horizontalmente, os banners se atualizarem de tempo em tempos sem rotacionar e sim aparecendo de tempos em tempos, cada um de uma vez? valeu! atendimento@gold-ip.com.br
ResponderExcluirOlá, Alexandre!
ResponderExcluirO recurso que mostrei utiliza somente código HTML, por isso é bastante limitado.
Para fazer o que você quer, é realmente necessário um JavaScript. Você pode conseguir algo parecido utilizando o LightBox. Veja em http://www.leandroricardo.com/2008/10/lightbox-no-blogger-lbum-de-fotos.html um tutorial sobre como colocá-lo no Blogger.
Um abraço!
Olá,
ResponderExcluirA tempos vinha tentando utilizar esse tipo de codigo nas minhas páginas, mas sempre que tentava esbarrava no entedimento das tags que não eram explicadas a contento. Mas agora conforme vc fez, o entendimento ficou muito fácil. Obrigado pelo excelente trabalho.
Olá, Milton!
ResponderExcluirObrigado pelos elogios! Fico feliz que lhe tenha sido útil.
Um abraço e obrigado por sua visita!
Parabéns Muito Bom, Só tenho uma Duvida, como fazer isso somente com frases? Frase que ficam em movimento Scroll! Como devo Fazer?
ResponderExcluirOie Meu Nove e Ericson e Queria saber se isso funciona para orkut? Por que O Orkut Agora aceita Codigos HTML, e se é possivel fazer só Scroll com Uma pequena frase para orkut..., Se não for possivel Tem algum tipo de Scroll para orkut que fica passando Horizontalmente? Pq ja vi uam vez e queria saber como que se Faz!
ResponderExcluirObrigado Des de Já!
Olá Fiz um banner para o meu blog, ficou muito bom, porém o código HTML ficou largo demais, tive que recuar o local de postagem, ou tenho a opção de colocá-lo na área do título, mas prejudica a estética do blog. então preferi colocar ao lado, mas está com este problema. Tem como diminuir a área do código? Está me incomodando.
ResponderExcluirMuito obrigada pela atenção.
Perfeito!!!
ResponderExcluirColoquei a animação no meu blog e o numero de visitas triplicou.
Muito Obrigado!
Olá, Tom!
ResponderExcluirQue bom saber que o Zone Edit funcionou corretamente para você.
Quanto ao Google Sites, pesquisei a ferramenta e não encontrei uma forma de importar ou colocar arquivos HTML dentro dele. Parece que ele só aceita mesmo que você crie suas páginas pelo próprio Google Sites, e não em HTML puro.
Um abraço!
Olá, Tudo Joia!
ResponderExcluirPrimeiramente Parabéns pelo tuto.
Não estou conseguindo fazer funcionar corretamente no internet explorer as imagens chegam até o limite da area determinada e bate e volta não mostrando as imagens que estão atras.
Gostaria de saber se tem que modificar algo ou colocar algum codigo na pagina. Abraços!
Olá!
ResponderExcluirO comportamento que você cita é estranho. No exemplo que dei no início do artigo há um caso bem parecido com o seu, mas funcionando corretamente.
Se quiser, envie-me o código que você gerou para adelson@gerenciandoblog.com.br e eu o analisarei para você.
Um abraço!
Olá Adelson. Coloquei o banner rotativo em meu site, mas notei que em outros computadores a animação nem roda. Principalmente no Explorer. Saberia me dizer algo do tipo? Desde já agradeço pela sua atenção.
ResponderExcluirConsegui funcionar aki. Para resolver o problema das imagens baterem no canto e voltar, descobri que quando escrevemos alguma coisa antes das imagens - um texto mesmo, as imagens que batiam e voltavam já não fazem mais isso, elas rolam normalmente rsrsrs. Mas agora queria saber como retiro o espaço em branco que fica quando aparece a última imagem para voltar na 1º de novo. Pelo que pesquisei, acho que nessa tag Marquee não é possível isso, mas alguém sabe algo a respeito?
ResponderExcluirFalowww
Lohana
Ah! Lembrando que o problema do espaço em branco acontece quando usamos o Scroll.
ResponderExcluir@Maicon: Informe o endereço de seu blog em meu e-mail (adelson@gerenciandoblog.com.br) para eu poder ajudá-lo.
ResponderExcluir@Iohana: Pelo que sei, isso realmente não é possível de ser feito com a tag marquee. Ela é bem simples e só fornece as funcionalidades que citei no artigo.
Um abraço!
Adelson, não vou "chover no molhado", mas tive que endossar o que todos acima disseram e deixar aqui meus sinceros agradecimentos.
ResponderExcluirSó uma coisa ainda não está perfeita: Como faço para as imagens darem uma "paradinha" entre uma rotação e outra... tem como?
Digo, passa uma imagem, para 3 segundos, passa outra, para 3 segundos e por aí vai... é possível?!
Obrigada!
Olá!
ResponderExcluirObrigado pelos elogios!
Quanto à sua dúvida, isso não é possível ser feito com este recurso. O marquee é bem limitado e não consegue fazer o que você deseja.
Um abraço!
Olá Adelson Primeiro parabens pelo belo poste, mas sinceramente passei um dia inteiro e não consegui colocar no meu site webnode, no lugar do foto ficava apenas um risquinho se movimentando, se tiver uma solução me ajude por favor, desde já agradeço.
ResponderExcluirDenis Araújo
Boa tarde!
ResponderExcluirÉ possível fazer c/ que a transição entre um banner e outro seja rápida(por exemplo 1s) e a permanância de cada um deles no espaço definido seja maior(por exemplo 5s)?
Att
Olá!
ResponderExcluirNão é possível fazer isso com o marquee. Para isso, você precisará de um código JavaScript específico.
Um abraço!
Olá,
ResponderExcluirComo faço um banner slide?
Obrigado!
Olá, Akaio?
ResponderExcluirO que exatamente você chama de "banner slide"? Com o marquee é possível apenas fazer o efeito "slide" ("deslizamento"), em que a animação é feita uma única vez.
Um abraço!
Olá.
ResponderExcluirParabéns pelo código.
Coloquei o Código em meu site igualzinho esta aqui. Mas no IE só passa o banner 1 e 2 não passa os outro banners. No firefox e no Crome fica normal.
Você sabe o q acontece????????
Olá Adelson,
ResponderExcluirMuito bem explicado..
Mais ainda tenho uma dúvida.. O fundo do meu blog é preto e nos exemplos aqui mostrados, os fundos são branco..
Como altero? ou ele já pega o fundo automatico?
não funcionou no0 meu blog, ele esta travando a imagem e a m,esma não desliza
ResponderExcluirOlá, Glabio!
ResponderExcluirEstive realizando alguns testes e percebi que o marquee está realmente apresentando problemas n Internet Explorer. No Chrome e no FireFox, seu código funciona sem problemas.
Qual é o navegador que você está utilizando? Tentarei encontrar mais detalhes sobre o problema e como resolvê-lo.
Um abraço!
Olá Olá, primeiramente meu parabéns..
ResponderExcluirgostaria de colocar algo parecido com isso no meu blog wordpress e já tinha testado vários plugins sem sucesso algum.. o código tá funcionando blezinha, e a idéia da planilha entao? maravilhosa =D
só uma coisa se n for pedir muito depois de toda sua ajuda, seria possivel fazer com q a rotação nao acabasse? pq passa todas as imagens de uma vez, vem um espaço em branco e começa novamente.. eu gostaria de evitar esse espaço em branco e deixar as imagens ininterruptamente.. seria possivel?
desde já gratíssimo :D
Olá, Santiago!
ResponderExcluirObrigado pelos elogios!
Mas, infelizmente, não é possível fazer o que você deseja com o marquee. Ele sempre mostra mesmo o espaço em branco antes de reiniciar a nova animação.
Um abraço e obrigado por sua visita!
Nossa muito bom...tutorial , infelismente eu não consegui que a imagem ficasse passando, mais mesmo assim muito Obrigado...
ResponderExcluirOlá, Maah!
ResponderExcluirQue estranho não ter funcionado corretamente. Se precisar de ajuda, me escreva (adelson@gerenciandoblog.com.br).
Um abraço!
opa e ai meu querido, cara foi a melhor explicação que ja vi sobre o assunto, gostei mesmo... mas venho correndo atras de uma informação que nao consigo encontrar, talvez vc possa me ajudar... coloco os banners tudo certinho e roda blz, preferi fazer com scroll mas os banner ficam muito juntos, vi que no seu exemplo os banners ficam separados.
ResponderExcluiros meus nao, ficam muito juntos e nao fica legal... entao se vc puder me dar uma ajudinha eu agradeco muito.
valeu abraco
Olá, Charles!
ResponderExcluirPara deixar espaço entre as imagens, basta adicionar a tag hspace (se for na horizontal) ou vspace (na vertical) para determinar o espaço entre as figuras.
Você deve colocá-la em cada figura, no final, antes do /. Por exemplo:
height="130" width="130" hspace="5"/
Um abraço!
Fala ai Adelson, cara e não é que deu certo...rsrrs
ResponderExcluirvaleu mesmo, ta rodando direitinho, se quiser da olhadinha la pra ver como ficou...
abraco
valeww mesmo
Foi espetacular sua explicação, não poderia ser mais fácil!
ResponderExcluirObrigada, já estou seguindo
Lucy
Olá, Lucy!
ResponderExcluirQue bom que tenha dado certo! Minha intenção é justamente dar explicações suficientes para que todos possam utilizar os recursos.
Um abraço e obrigado pela visita!
Adorei a dica, tentei utilizar no meu blog quando acessava pelo firefox funcionava perfeitamente agora quando se acessava pelo IE a tag não funcionava corretamente ficava toda desconfigurada =/
ResponderExcluirvou procurar alguma outra alternativa pois com o marquee não deu certo.
Olá, Tais!
ResponderExcluirA tag marquee funciona corretamente em todos os browsers, inclusive no IE. Confirmei isso ao testar os códigos deste artigo e visitante outros blogs que o utilizam.
Um abraço!
Cara é o seguinte, coloquei o código e ficou blz nomeu site o problema é que quando coloco mais de duas imagens ele corta apartir da terceira, o que devo fazer
ResponderExcluirOla Boa noite ates de mais eu gostaria de agradecer por Você ter postado este código pois seu de um site gospel e estava precisando dele
ResponderExcluirobrigada
para mostrar a minha gratidão se Você quiser pode me mandar um banner do seu site pois terei o maior prazer em divulga lo no meu
Muito boa a explicação virei seu fãn mais me diz uma coisa como eu faço para colocar um banner de cada vez aparecendo, tipo aparece um depois aparece o outro ?
ResponderExcluir@Osmar: Fico feliz em saber que a dica tenha sido útil! Quanto ao banner para divulgação do Gerenciando Blog, ele está no alto da página, à direita.
ResponderExcluir@DJ Marquinho: Para fazer o que você quer, é necessário utilizar outro recurso. Um deles é mostrado no Dicas Blogger, no artigo Slideshow no Blogger.
Um abraço!
Ola Adelson!
ResponderExcluirParabens pela otima explicaçao, era exatamente o que eu estava procurando e nao achava ate entao!
Tenho uma duvida... como faço para que as imagens do banner se alternem, mas sem rotar, tipo só mudem (simplesmente apareçam) de um banner para outro, sem efeito e com um link em cada uma delas??
mto obrigada pela preciosa dica!
Olá, Louise!
ResponderExcluirInfelizmente, o recurso "marquee", que mostro neste artigo, não permite fazer o que você quer. Mas, veja o artigo que indiquei na resposta anterior ao seu comentário. Isso pode ajudá-la.
Um abraço e obrigado por sua visita!
Fico-lhe muitíssimo grato.
ResponderExcluirContinue o bom trabalho.
Olá, F.Melo!
ResponderExcluirQue bom que tenha gostado! Espero que encontre outros artigos interessantes aqui no Gerenciando Blog.
Um abraço!
Andréia e Rafael: Infelizmente, percebi que há situações em que este código não funciona corretamente no Internet Explorer a partir da versão 8. Nos demais navegadores, funciona corretamente.
ResponderExcluirEstou pesquisando uma alternativa para o caso. Assim que encontrar, publicarei aqui.
Um abraço!
Adelson..pela urgência, acabei tomando uma medida drástica rsrs Direcionei a página e "pimba", funcionou. Notei que no index não funciona, porém o mesmo código em uma página secundária, funciona perfeitamente. Qual será o segredo? Vou ficar aguardando pra ver se tu descobre.
ResponderExcluirGrata pela resposta.
Muito Bom!! Estava procurando isso a dias e agora que encontrei vc me salvou, rsrs
ResponderExcluirObrigado.
to com um problemão aki, talvez vc possa me ajudar e eu ficaria muito grato por isso. eu tenho um blog (blogmaniacosdanet.blogspot.com), esta no inicio ainda e consegui colocar o banner acima, mas queria um efeito que ele começasse novamente sem ficar um espaço sem nada entre a ultima figura e a primeira na hora que a rotação inicia novamente.
ResponderExcluirno aguardo!!!!
Obrigado
ha ja vou divulgar seu blog no no meu !!!!!
@Andréia: Infelizmente, a resposta continua sendo um mistério para mim. O resultado do teste que você fez me deixou ainda mais curioso.
ResponderExcluir@Bruno: Que bom que tenha encontrado aqui o que procurava!
@Netmaniacos: Infelizmente, não é possível fazer o que você deseja com este recurso. Ele é limitado ao que mostrei neste artigo. Para fazer banners mais complexos, você precisa utilizar uma biblioteca JavaScript ou animações em Flash. Talvez isso seja possível também utilizando HTML5.
Abraço a vocês e obrigado pela visita!
Muito bom este tutorial mano, show de bola. Parabéns pela ajuda professor....a planilha foi a melhor forma de montar banner que eu ja vi. waaleeeuuu mesmo. abraços.
ResponderExcluirOlá, Ivân!
ResponderExcluirQue ótimo saber que gostou da planilha! Foi a forma que encontrei para tornar mais simples a criação do banner.
Um abraço!
OLÁ
ResponderExcluirMEU NOME É OSMAR, SOU NOVO AQUI. PARABÉNS PELO BLOG E PELA PLANILHA QUE GERA O CODIGO, MAS NÃO CONSEGUI COLOCAR O BANNER, O MEU SITE É UM PRESTASHOP. DESCULPE-ME!!!, MAS NÃO ENTENDI SUA EXPLICAÇÃO QUANDO VOCE DISSE: basta adicionar um gadget de “HTML/JavaScript” em seu blog. COMO SE FAZ ISTO NUM PRESTASHOP?
ATT// OSMAR
Olá, Osmar!
ResponderExcluirInfelizmente, não conheço a plataforma Prestashop para poder ajudá-lo. Sugiro que você entre em contato com o suporte para verificar como publicar um código HTML lá.
Um abraço!
Olá Adelson, meu salvador da pátria !! :)
ResponderExcluirEstava procurando algo interessante para destacar as postagens no início do blog, até que cheguei aqui e vi esta belezinha !!
Fiz e ficou ótimo !! Esta planilha que você fez a gentileza de disponibilizar para nós é simplesmente o máximo !!!
Preenchi e pronto !!
Só posso mais uma vez agradecer !!
Super obrigado !
Um abração e bom domingo !
Olá, Sam!
ResponderExcluirQue bom que tenha gostado da planilha! Foi a forma que encontrei para tornar mais simples o trabalho de elaborar um banner com imagens.
E gostei muito do uso que você fez do banner em seu blog! Ficou mesmo muito bom!
Um abraço e ótima semana para você!
Boa noite, Me chamo alberto e fiz uma mudança e coloquei um banner horizontal com algumas fotos. Mas tenho umas dúvidas. Por exemplo, quando coloquei as fotos ficou um espaço do mesmo tamanho das fotos em branco. Esse espaço aparece entre a ultima foto e a primeira foto. Outra coisa, é se podemos parar a foto por alguns instantes, tipo slide. Que a foto fique lá por uns 2 segundos e passe para outra e assim sucessivamente.
ResponderExcluirValeu meu irmão, e o seu blog é show de bola.
Olá, Alberto!
ResponderExcluirInfelizmente, este recurso é um pouco limitado. O espaço entre a última e a primeira foto, por exemplo, não pode ser removido. E também não é possível parar a foto por alguns momentos.
Para fazer isso, é necessário utilizar bibliotecas específicas, com mais recursos.
Um abraço e seja sempre bem vindo!