192207784316955
Loading...

FeedBurner: Aproveitando Melhor seu RSS

FeedBurner200 Seu feed RSS é um item importantíssimo para a divulgação e gerenciamento de seu blog. Aqui no Gerenciando Blog, já citei seu uso ao configurar diversos gadgets ou ao inscrever-se em serviços relacionados ao seu blog. Eu já falei sobre o assunto no artigo Divulgando seu blog: RSS. Hoje, mostrarei algumas dicas adicionais para aproveitar ainda melhor o seu feed configurado no FeedBurner.

 

Introdução

Caso você ainda não saiba o que é um feed RSS, recomendo a leitura do artigo Divulgando seu blog: RSS. Lá, eu explico o que é isso e também como utilizá-lo. Em linhas gerais, trata-se de um endereço especial de seu blog, onde são automaticamente publicadas todas as suas notícias. O feed é importante para permitir que as pessoas acompanhem as novidades de seu blog, sem precisar acessar sua página a todo momento para saber quando uma novidade é publicada. Ao contrário do que possa parecer, isso aumenta as visitas em seu blog, especialmente quando um novo artigo é publicado.

O FeedBurner é um serviço gratuito disponibilizado pelo Google que potencializa o poder de seus feeds. Com a ferramenta, você terá diversas opções para otimizar, gerenciar e divulgar seu feed. Por isso, é uma ferramenta indispensável para o seu blog.

 

Cadastrando seu feed no FeedBurner

O cadastro é muito simples:

1. Acesse http://feedburner.google.com e entre com seu usuário e senha do Google.

2. Se a página for exibida em inglês, acessa a opção “Languages” no menu superior e clique em “Português” na próxima tela.
FeedBurner1

3. Você será levado de volta à tela principal. Digite o endereço de seu blog na caixa “Queime seu feed agora mesmo” e clique em “Próximo”.
FeedBurner2

4. Dependendo da plataforma do seu blog, pode ser exibida uma nova tela (em inglês, infelizmente), solicitando para que seja identificada a fonte do seu feed. Deixe marcada a primeira opção e clique em “Próximo”.
FeedBurner3

5. Na próxima tela (novamente em inglês) serão solicitadas duas novas informações:
FeedBurner4

  • Feed Title (Título do Feed): Informe o nome de seu blog. Ele será mostrado em sua conta e também como título para quem assinar seu feed.
  • Feed Address (Endereço do Feed): De preferência, coloque o nome do seu blog, mas sem espaços em branco ou acentos. Este será o endereço pelo qual as pessoas acessarão seu feed.

6. Pronto! Seu novo feed está criado. Para ver o resultado, basta clicar no link gerado para ele, destacado na figura abaixo. Anote esse endereço. É ele que você deve utilizar a partir de agora em todas as ferramentas que solicitarem o endereço do seu feed RSS. 
FeedBurner5

7. Clique na opção “Skip directly to feed management” (“Vá direto ao gerenciamento do feed”), no final da página.

Em seguida, mostrarei algumas opções adicionais de configuração no FeedBurner. Minha sugestão é que você mantenha uma página aberta exibindo o seu feed e atualize-a (pressionado F5) para ver o efeito das alterações que você fizer.

 

Exibindo o seu feed em português

Por padrão, as informações mostradas em seu feed estarão em inglês. Deixá-las em português é simples:

1. Na aba “Optimizar”, clique em “BrowserFriendly”.

2. Em “Appearance Options”, escolha o tema “ClearFeed (Portuguese)”.

3. No final da página, clique em “Ativar” ou “Salvar.
FeedBurner6

 

Adicionando links para compartilhamento

É possível exibir no final do seu feed opções para que seu leitor o compartilhe através de e-mail, Google Buzz, Facebook e outras opções. Isso é feito através do FeedFlare.

1. Na aba “Optmizar”, clique em “FeedFlare”.

2. No painel à direita, selecione as opções que deseja que apareçam em seu feed. Não é necessário marcá-las na opção “Site”.

3. Ao finalizar, clique em “Ativar” ou “Salvar” no final da página.
FeedBurner7

 

Criando um banner animado com seus feed

Você pode criar uma banner animado com seus últimos artigos, como o seguinte, para ser colocado em seu blog, como sua assinatura de e-mail, ou onde mais você desejar. Isso é feito pelo “Headline Animator”.

Gerenciando Blog

1. Na aba “Publicar”, escolha a opção “Headline Animator”.

2. Abaixo dessa opção, clique em “Create new”.

3. No painel à direita, selecione as opções desejadas.
FeedBurner8

4. Ao terminar, clique no botão “Ativar” ou “Salvar”, no final da página.

5. No início da página, escolha onde você irá publicar seu “Headline Animator” e clique em “Next”. Siga as instruções.
FeedBurner9

 

Oferecendo inscrição por e-mail

Uma forma interessante de divulgar seu feed é oferecendo inscrição de seu visitante por e-mail. Isso é feito na opção “Email Subscriptions”.

1. Na aba “Publicar”, selecione “Email Subscriptions”.

2. No painel à direita, escolha o idioma “Portuguese”. Automaticamente, será gerado o código HTML para o formulário de cadastro. Basta você publicar esse código onde desejar em seu blog, num gadget de “HTML / Javascript”.
FeedBurner10

3. No final da página, clique em “Ativar” ou “Salvar”.

4. Nas demais abas (“Communication Preferences”, “Email Branding” e “Delivery Options”), você pode configurar outras opções, como o título do e-mail que seus assinantes receberão, o logotipo que irá no início do e-mail e até o horário em que eles o receberão.

 

Enviando seus novos artigos para o Twitter

Antes desta opção existir, eu fazia a divulgação no Twitter através do TwitterFeed, que apresentei no artigo Divulgando seu blog no Twitter – Parte 2. Com a funcionalidade do FeedBurner, nenhum serviço adicional é necessário. Se você desejar utilizá-la, lembre-se de ir até o TwitterFeed e desabilitar o serviço. Caso contrário, seus artigos serão enviados duas vezes ao Twitter.

1. Na aba “Publicar”, acesse “Socialize”.

2. No painel à direita, clique em “Add a Twitter account”.

3. Digite os dados de sua conta no Twitter e clique em “Allow”.

4. No painel à direita, configura as opções que você achar convenientes. Algumas dicas:
FeedBurner11

  • Post content (Conteúdo do post): Você pode escolher publicar apenas o título (“Title only”), o título e o início do artigo (“Title and body”), ou apenas o início (“Body only”). Lembre-se de que o Twitter aceita apenas 140 caracteres. Em meu caso, optei por mostrar apenas o título.
  • Include link (Incluir link): É essencial que essa opção esteja marcada, para que seus seguidores do Twitter possam visitar seu artigo original.
  • Additional text (Texto adicional): Se desejar, adicione um texto para identificar que trata-se de um artigo em seu blog. Eu faço isso em meu perfil pessoal, para diferenciá-los de outros “tweets” meus. Como no exemplo estou mostrando o Twitter exclusivo para o Gerenciando Blog, não há essa necessidade. Veja que você pode colocar o texto adicional no início (“beginning”) ou final (“end”) do post.
  • Item selection (Seleção de itens): Estas opções são interessantes caso você deseje limitar ou filtrar o que será enviado para o Twitter. Elas são interessantes caso seu blog seja atualizado com uma freqüência muito alta (várias vezes ao dia).

 

Publicando o botão para assinar seu feed

A divulgação do endereço do seu novo feed é muito importante. Uma forma de fazer isso é publicando um botão com um link para seu feed do FeedBurner. A opção “Chicklet Chooser” pode ajudá-lo nisso.

1. Na aba “Publicar”, acesse “Chicklet Chooser”.

2. No painel à direita, escolha a opção mais adequada para você. O mais comum é escolher os botões de RSS que estão logo no início.

3. Copie o código HTML gerado e coloque-o onde desejar em seu blog.

 

Alterando o endereço de seu feed no Blogger

Se você utiliza o Blogger, há uma configuração importante que deve ser feita no Blogger, para que o feed padrão passe a ser o FeedBurner. Isso fará com que os visitantes que tentarem acessar o feed padrão (no meu caso http://www.gerenciandoblog.com.br/feeds/posts/default) sejam automaticamente direcionados para o FeedBurner. Isso centraliza também a contagem dos assinantes no FeedBurner, permitindo melhor controle.

1. Acesse www.blogger.com e entre com seus dados de usuário e senha.

2. Acesse a opção de “Configurações” de seu blog.

3. Acesse a aba “Site Feed”.

4. Preencha “URL de redirecionamento do feed” com o endereço do seu feed no FeedBurner.
FeedBurner12

IMPORTANTE: Se você utiliza o Google Webmaster Tools, é necessário ir até a ferramenta e fazer uma alteração em seus sitemaps, para evitar conflitos devido ao FeedBurner. No artigo Como enviar sitemaps ao Google Webmaster Tools, do Dicas Blogger, a Juliana Sardinha explica exatamente o que deve ser feito.

 

Conclusão

O FeedBurner é uma daquelas ferramentas indispensáveis para o seu blog. Ele oferece recursos fantásticos para a divulgação de seus artigos e também o monitoramento das visitas recebidas através dele – o que será assunto para um artigo futuro. Espero ter conseguido mostrar a vocês o poder que a ferramenta oferece. O melhor: tudo isso sem custo nenhum para você.

 

Você já faz uso do FeedBurner? Compartilhe sua experiência deixando um comentário!

serviços 6930603362284971182

Postar um comentário Comentários no Blogger

  1. Estimado Adelson,
    O Gerenciando Blog está dando o combustível de que tanto necessitam os meus blogs.
    Desde há meses venho tentando entender melhor o Feedburner, pois sei das vantagens que ele oferece.
    Mas só agora com este seu artigo é que estou conseguindo, com muito esforço, colocar em prática a gestão dos RSS Feed.
    Aguardo seu artigo futuro para aprender a monitorar as visitas através do Feedburner.
    Gostaria de comentar também que as imagens dos artigos através do Feedburner ficam mais bonitas. O céu é mais azul, a noite tem mais estrelas, as imagens são maiores e mais nítidas. Fico até contente de ver. Puxa, que legal! Fui eu mesmo que escrevi estes artigos... Isto é motivação, isto é combustível para continuar, quando a gente pensa em desligar o motor.
    Muito obrigado, Adelson! Você conseguiu novamente injetar ânimo nos meus blogs, valeu!
    Um forte abraço,
    Jorge

    ResponderExcluir
  2. Legal, tem muita coisa que eu não sabia!

    Mais, Adelson, qual a diferença de RSS e Atom ?

    ResponderExcluir
  3. @Jorge: Que bom ver que esteja agora conseguindo aproveitar o potencial do FeedBurner! É mais uma daquelas ferramentas fantásticas e indispensáveis para todo blog. Futuramente, continuarei este assunto.

    @Bruno: Tanto o RSS quanto o Atom tem finalidades parecidas. São alguns pequenos detalhes técnicos que diferenciam um do outro. O melhor artigo que achei explicando essas diferenças está em http://www.otimizacao-sites-busca.com/art-xml/instalar.htm.

    Abraço a vocês e obrigado pela visita!

    ResponderExcluir
  4. Olá Adelson querido!
    Poxa, estou precisando tirar umas dúvidas com você (rsrs...senta que lá vem história!) e fico adiando, adiando...
    O Feed você já tinha me ensinado e hoje uso e estou super feliz. Você viu que até em meus e-mails eu uso a assinatura do Headline Animator.
    Você é o meu grande mestre! Preciso conversar mais com esse grande professor de blogs!
    Grande beijo,
    Jackie
    (ps: me aguarde, hein? kkkkkk)

    ResponderExcluir
  5. Olá, Jackie!

    Que bom vê-la de volta aqui! E, realmente, você tem utilizado o FeedBurner muito bem!

    Já estou aguardando as dúvidas! :-)

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  6. Legal Adelson, que você colocou este artigo no Ocioso. Acabei de acessá-lo por lá.
    Um forte abraço,
    Jorge

    ResponderExcluir
  7. Olá, Jorge!

    Hoje tive a satisfação de colocar dois artigos no Ocioso, este do Gerenciando e um do TD Séries. A diferença é que, enquanto este recebeu algumas dezenas de visitas vindas de lá, o outro recebeu mais de 1.000. Isso porque artigos técnicos como este não atraem o público que visita o site.

    Mesmo assim, é uma divulgação que vale a pena!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  8. Olá, Adelson!
    Nossa, fiquei até meio tonta olhando esse artigo! Eu estive subutilizando o Feedburner durante um tempão... =/
    Valeu pelo artigo! Agora estou com tempo de mexer no blog, vou pescar todas as dicas que eu perdi...

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  9. Olá, Elise!

    Muitos subutilizam o FeedBurner, sem perceber tudo o que ele oferece para seu blog - sem cobrar nada por isso. Espero que as dicas sejam úteis!

    Um abraço e obrigado pela visita!

    ResponderExcluir
  10. Adelson, Geenciando Blog é passagem obrigatória para todos os blogueiros. Nunca ví tanta ajuda e boa vontade numa única pessoa, você!

    Adicionei esta funcionalidade no site acontece que, ao se cadastrarem as pessoas recebm uma msg pedindo para confirmarem(clicar num link). Acontece que esta pequena msg vem escrita em ingles e´tá sendo comum as pessoas retornarem a mesma pedindo para traduzir e perguntando do que se trata.

    Como faço para que esta msg seja em portugues ou será que tem como acescentar alguma explicação neste email de registro.

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  11. Olá, Water!

    Procuro realmente fazer o possível para ajudar todos que chegam até aqui - o que nem sempre é possível.

    Quando você faz a configuração da inscrição por e-mail, um dos itens que você informa é justamente o idioma em que as mensagens serão exibidas. Fiz um teste agora em seu blog e aparentemente está correto, pois a mensagem está sendo mostrada em português.

    Você já havia corrigido?

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  12. Algumas pessoas davam Reply no email e ví que estava em Ingles:
    Hello there,

    You recently requested an email subscription to Astral Service. We can't wait to send the updates you want via email, so please click the following link to activate your subscription immediately...

    Mas como você gentilmente fêz um teste e está normal, então ótimo!

    Obrigado mais uma vez!

    ResponderExcluir
  13. olá!
    fiz tds os passos e não consigo q o feed apareça totalmente c/ imagens e textos. o q será q tá errado?
    abços e parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  14. Olá!

    Estou verificando seu feed, mas parece ter algo errado com ele, pois nenhum artigo está sendo mostrado. É interessante você revisar os passos de configuração no FeedBurner para garantir que tenham sido feitos corretamente.

    Se o problema persistir, estou à disposição para ajudá-lo.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  15. Bom dia... gostaria de saber se tem como fazer um formulário para assinar por e-mail... tipo o seu, na guia "assine"...

    ResponderExcluir
  16. Olá, Hellen!

    Para aprender a fazer isso, veja o item "Oferecendo inscrição por e-mail" no artigo.

    Um abraço e obrigado pela visita!

    ResponderExcluir
  17. Obrigado pelas várias dicas que você posta em seu blog. Sou iniciante por aqui e não sei o que seria se não pegasse essas dicas. Só não consegui colocar para português onde as visitantes inscrevem seu email.

    ResponderExcluir
  18. Olá, Anderson!

    Que bom que as dicas o estejam ajudando! Visitei seu blog e vi que a inscrição por e-mail já está em português. O que exatamente você não conseguiu fazer? Caso seja o e-mail de confirmação, leia a resposta que dei acima ao Water em 23/08 às 20h26.

    Se não for isso, explique exatamente onde está sua dúvida e terei prazer em ajudá-lo!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  19. Olá Adelson!
    Acabei de conhecer seu blog através dessa postagem!
    Já revirei o Feedburner todo, mais estou com um problema, o Headline Animator - na parte que deveria aparecer o título das postagens, no meu aparece isso "-Autor(XXXXXX)", como resolver?No meu caso eu acredito que deveria aparecer o corpo da postagem, mais não sei como mudar.
    Eu uso o blog do uol, se puder me ajudar agradeço!Visite-me:www.andressadesignerbijus.zip.net
    Abraços

    ResponderExcluir
  20. Olá Adelson!
    Realmente o Headline Animator não estava na minha página, coloquei ele lá agora para que você possa ver.
    O código não consegui colocá-lo aqui, se preferir posso te mandar por e-mail, mais acredito não ser o problema, acho que deveria ter uma opção para selecionar apenas o corpo do feed e não o título, estou dizendo isso porque com o socialize do twitter, eu coloquei apenas o corpo e deu certo, quando coloco o título aparece "- Autor(XXXXXX)", entendeu?

    Bom obrigada!T+

    ResponderExcluir
  21. Olá, Andressa!

    Vendo o seu feed (http://feeds.feedburner.com/AndressaDesignerBijus) ficou mais fácil de entender o problema. Note que, em lugar do título, está realmente aparecendo o nome do autor. Por isso, o problema parece estar na forma como você está escrevendo e publicando seus artigos.

    Como você escreve seus artigos? Diretamente no UOL ou através de uma ferramenta? É necessário verificar como colocar os títulos do artigo, para que o problema seja resolvido.

    Espero ter ajudado!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  22. Adelson meu querido, tinha razão!
    O erro estava na forma no qual eu estava escrevendo, eu publico pelo UOL mesmo, só que parei para notar que eu não usava a caixinha de título do UOL e colocava o título no corpo da postagem, achei o erro agora vou modificar isso!
    Fiz uma nova postagem e confirmei que realmente era isso, apesar de que se o título for pequeno vai aparecer o autor do mesmo jeito depois dele, mais ai tudo bem, o mais importante já foi resolvido. Era tão obvio e eu nem imaginava...rsrsrs
    Muito obrigada!Bjs

    ResponderExcluir
  23. Olá, Andressa!

    Que bom que tenha dado certo! E não se preocupe: é natural procurarmos o problema no local errado. O importante é que agora está tudo certo.

    Um abraço e conte sempre comigo!

    ResponderExcluir
  24. Caro Adelson:

    Há algum meio de fazer com que o headlink animator não apareça em outras páginas que eu estou criando em meu blog (ainda em testes)?

    Caso exista e for necessário mexer no html, você poderia sugerir a alteração no código?

    ResponderExcluir
  25. Olá, Alexandre!

    Isso é possível sim. Você precisa editar o seu template, localizar o gadget onde você colocou o Headline Animator e adicionar um "if" para que seja exibido somente na página principal.

    O artigo Ocultar widgets em determinada página, do Mundo Blogger, mostra isso com detalhes.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  26. Irmão, adorei essa postagem. Facil de ser entendida....tudo de bom! Obrigado!

    ResponderExcluir
  27. Olá!

    Obrigado pelos elogios! O FeedBurner é uma ferramenta essencial para todos que tem um blog.

    Um abraço e obrigado por sua visita!

    ResponderExcluir
  28. Caro Adelson:

    Você merece sua fama! Isso é que é atenção aos leitores. Obrigado pela dica. Testei e aparentemente deu certo.

    Abraço;

    ResponderExcluir
  29. @Bia: Obrigado pelos elogios!

    @Alexandre: Faço mesmo questão de tratar bem todos que chegam por aqui! Também sou leitor de outros blogs e sei como isso é importante. E fico feliz que as dicas tenham funcionado! O FeedBurner irá ajudá-lo no crescimento de seu blog.

    Um abraço a vocês e obrigado pela visita!

    ResponderExcluir
  30. Oi Adelson, tenho problemas com o feed, não está atualizando no facebook nem nos blog amigos.
    Como resolver? Grata.

    ResponderExcluir
  31. Olá, Patrícia!

    Eu verifiquei o seu feed agora e parece estar atualizado corretamente. Às vezes, é normal demorar algum tempo (pode chegar a algumas horas) para que a atualização ocorra.

    Verifique se agora está correto.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  32. Oi Adelson, encontrei neste end. a solução para o problema:

    http://dicasparaconfigurarseublog.blogspot.com/2011/01/como-solucionar-erros-400-e-502.html

    Por isso está tudo certo.
    Obrigada pela atenção de sempre. namaste.

    ResponderExcluir
  33. Olá, Patrícia!

    Fico feliz que você tenha conseguido resolver o seu problema. Obrigado por compartilhar a solução aqui!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  34. Fiz a minha inscrição no feedburner, mas depois não consigo acessar a 1ª paginaque diz otimizar,etc. Como fazer isso, emperrei!

    Carlos Figueiredo

    ResponderExcluir
  35. Olá, Carlos!

    O que exatamente está ocorrendo? Acontece algum erro quando você tenta acessar as demais páginas, ou você está com alguma dúvida?

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  36. Olá!

    No fim das contas, você conseguiu resolver sozinho o seu problema.

    Quanto às dúvidas que você tem sobre o FeedBurner, anotei aqui a sugestão para escrever sobre esses recursos avançados futuramente. São tantos que vale mesmo a pena explorá-los.

    E com relação a enviar os comentários pelo feed, isso só é possível se seus leitores assinarem o feed de seus comentários (e não dos artigos). O endereço dele é exatamente o que você citou: http://dominiodeseublog/feeds/comments/default.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  37. Valeu !!! muito bom seu tutorial... bem simples e objetivo.... deixa todo mundo feliz =)

    ResponderExcluir
  38. Olá, Renato!

    Que bom que tenha gostado! O FeedBurner é uma ferramenta essencial para todos que tem um blog.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  39. Ola Adelson, voltei fazer uma pergunta iniciante depois de semanas kkk. Qual a diferença o botão do Headline e do Chicklet Chooser?

    Há possibilidade de configurar o tempo/hora de publicação de news?

    ResponderExcluir
  40. Olá, House!

    Eles são bastante diferentes: o "chicklet chooser" é somente um botão com atalho para o seu feed; já o "headline animator" é um form animado, em que os seus artigos são mostrados sequencialmente.

    Quanto ao horário, ele só pode ser configurado para os leitores que o recebem por e-mail. Isso é feito em "Publicar" / "Email Subscriptions" / "Delivery Options".

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  41. Muito bom o Blog e o Post sobre Feed.
    Está sendo de muita ajuda, Obrigado.

    ResponderExcluir
  42. Olá Adelson!

    A matéria melhor que achei sobre o FeedBurner foi aqui! Estou com um problemina em meu feed faz 15 dias e queria ver se você pode me ajudar. Meus leitores não estão recebendo o feed, ele parou no dia 15 de junho com o seguinte erro: Error getting URL: 502 - Maximum allowed response size is 576K. Já achei um tutorial que manda alterar o endereço real do feed, mas nada deu certo. Achei muito pouco falando sobre isso no google, único tutorial que acei e executei não deu certo :( . Espero que possa me ajudar!

    ResponderExcluir
  43. @Diogo: Fico feliz que tenha gostado do blog! Espero que volte sempre.

    @Juliana: Obrigado pelos elogios! Eu fiz alguns testes com o seu feed e recebi o mesmo erro. Consegui gerá-lo corretamente limitando o número de artigos que aparecem em seu feed. Basta alterar o endereço do endereço do seu feed para http://curiosidadefashion.blogspot.com/feeds/posts/default?max-results=3. Caso ainda não dê certo, me envie um e-mail (adelson@gerenciandoblog.com.br) e farei o possível para ajudá-la.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  44. Olá Adelson!

    Fiz as alteraçães da forma que você me passou e finalmente ele conseguiu salvar as alterações. Fiz um teste e parece que está tudo ok. Eu tive que alterar o meu feed para "sinopse" para poder funcionar e agora voltei para o modo completo. Espero que funcione! Muito obrigada pela dica!!

    Abraços

    ResponderExcluir

Os comentários são muito bem vindos e importantes, pois enriquecem o conteúdo dos artigos. Há algumas regras na Política de Comentários que devem ser seguidas para que seu comentário seja publicado. As mais importantes:
- Não serão publicados comentários que não tenham relação com o artigo.
- Não respondo comentários por e-mail. Por isso, não deixe seu e-mail no comentário.
- Pedidos de visitas ao seu blog não serão publicados.

emo-but-icon

Página inicial item

Contrate nossos serviços

Cuidados e Vaidades - Tudo sobre cabelos e cosméticos

Top Blogger 2013

Coluna 2

Acompanhe as novidades

Divulgue o Gerenciando Blog

Publicidade

Artigos mais lidos

Recent Comments

Coluna 4