192207784316955
Loading...

Por que meu blog não recebe comentários?

Comentarios200Uma pergunta comum que me fazem é a que está no título deste artigo: “Por que meu blog não recebe comentários?”. Se você também se faz essa mesma pergunta, este artigo irá ajudá-lo a entender alguns motivos que podem levar a essa situação. Você verá também dicas para reverter esse quadro e passar a receber mais comentários nos artigos que você escreve.

 

Introdução

Há diversos indicadores do sucesso de um blog, dependendo do objetivo do autor. Abaixo estão alguns que estão entre os mais citados:

  • Número de visitas recebidas
  • Resultado financeiro alcançado
  • Reconhecimento alcançado em outros blogs e sites
  • Índices de avaliação (como PageRank, Alexa e Woorank)
  • Número de comentários recebidos

O último item, referente ao número de comentários, sempre me chamou a atenção. Para um blog ter sucesso, é necessário interagir com os visitantes. Os comentários são a melhor expressão dessa interação: quando os visitantes comentam um artigo, eles expressão suas opiniões, fazem críticas ou elogios, deixam suas dúvidas, complementam o artigo. Isso colabora para a evolução do blog.

Um dos primeiros artigo que escrevi aqui no Gerenciando Blog falava sobre esse tema. Em Como conseguir comentários em seu blog, dei uma série de dicas para tentar ajudar a quem ainda recebe poucos comentários. Neste novo artigo, mudarei o foco: vou listar uma série de razões pelas quais isso pode acontecer e mostrar o que você pode fazer em casa caso.

Vamos aos motivos!

 

1. Você recebe poucas visitas em seu blog

Estatisticamente falando, se você recebe poucas visitas em seu blog, é quase certo que receberá poucos ou nenhum comentário. Isso porque apenas uma pequena parcela das pessoas que leem um artigo deixam um comentário.

Para ilustrar essa teoria, cito como exemplo alguns entre os artigos mais comentados aqui do Gerenciando Blog:

Artigo

Visualizações

Comentários

%

Os 10 Melhores Gadgets para um Blog

49.268

41

0,1%

Google Apps: E-mail Grátis para seu Domínio

36.341

89

0,2%

Criando um banner para o seu site

19.940

63

0,3%

Isso significa que, em média, recebo comentários em apenas 0,2% das visitas feitas nos artigos. Em outras palavras, apenas 2 leitores a cada 1.000 que leem o artigo deixam um comentário. O número impressiona!

Claro que esse número varia. Há artigos que recebem menos visitas e são bem comentados. Mas a estatística serve para mostrar que, se você quer ter comentários, precisa conseguir mais visitas em seu blog.

A dica para resolver este ponto é: invista parte do seu tempo em conseguir mais visitas. Os artigos abaixo poderão ajudá-lo nessa tarefa:

 

2. Seus artigos não dão margem a comentários

O assunto e a forma como você escreve seus artigos influenciam em seu poder de atrair comentários. Se você recebe um número razoável de visitas, mas não recebe comentários, é necessário reavaliar a forma como você escreve.

Pergunte-se: que tipo de comentário você mesmo deixaria no artigo que você acabou de escrever? Se você não consegue imaginar, é provável que seus visitantes também não consigam.

Há algumas dicas para escrever artigos que atraiam comentários:

  • Peça a participação dos leitores com comentários, especialmente no final do artigo. Pergunte sua opinião, solicite novas ideias. Isso realmente incentiva o comentário.
  • Escreva sobre temas polêmicos em sua área. Se tem um blog sobre animais de estimação, crie uma discussão sobre qual o melhor animal para se ter, gato ou cachorro. Se tem um blog sobre música, escreva um artigo sobre os 10 melhores guitarristas de todos os tempos. Se tem um blog sobre culinária, abra a discussão sobre qual região brasileira tem a culinária mais rica. São apenas alguns exemplos que atrairão comentários apaixonados, cada um defendo sua ideia.
  • Crie textos interessantes sobre temas populares. Se você escrever um artigo discutindo o papel dos fótons na física quântica, dificilmente receberá muitos comentários, porque o tema é dominado apenas por um pequeno grupo de pessoas.

 

3. Você não responde os comentários que recebe

Imagine a frustração do seu usuário ao deixar uma pergunta em um artigo seu, se ele voltar ao seu blog 10 dias depois e ela não estiver respondida. Provavelmente, ele nunca mais deixará outro comentário. E é mesmo possível que nunca mais volte a visitar o seu blog.

Por isso, valorize os comentários que você recebe: responda a TODOS os que você recebe em seu blog. É um processo trabalhoso, especialmente quando você passa a receber mais comentários, mas vale a pena. Digo isso pela minha experiência com o Gerenciando Blog: muitos me enviam e-mails e deixam comentários apenas agradecendo a atenção recebida, pois não veem isso em outros blog. Fazendo isso, você se destacará de outros blogs. É muito provável que a sua resposta atraia outros comentários.

A plataforma Blogger é fraca com relação às possibilidades nos comentários (e torcemos muito para que logo tenhamos novidades sobre o tema). Por isso, não é possível responder diretamente um comentário recebido. Uma forma de aliviar esse problema é destacando os comentários que você próprio escreve. Aqui no Gerenciando, meus comentários ficam numa cor diferente dos demais. O artigo Como destacar os comentários do autor no Blogger/Blogspot, do Tico Esteves, mostra como fazer isso.

 

4. É difícil comentar em seu blog

Seu blog exige uma Conta do Google ou Open ID para que seu leitor deixe um comentário? Depois disso, ele ainda precisa digitar uma palavra de confirmação? Cada resposta positiva diminuirá muito a chance de você receber comentários.

Já é difícil fazer com que o leitor sinta-se motivado a comentar. Cada dificuldade encontrada é um bom motivo para desistir do comentário. Eu mesmo já passei por isso: após escrever o comentário, deparo-me com uma palavra de confirmação ilegível ou posicionada fora da minha visão e acabo desistindo do que escrevi.

Por isso, facilite ao máximo os comentários em seu blog. Elimine a palavra de confirmação. Entre em “Configurações” / “Comentários” e defina como “Não” a opção “Exibir uma confirmação de palavras para os comentários?”.

Também sugiro que nessa mesma página, na opção “Quem pode comentar?”, você selecione a opção “Qualquer um”, que permitirá inclusive comentários anônimos. Particularmente, não tenho nenhuma restrição quanto aos comentários anônimos. Se não gosto do conteúdo, não os publico.

 

5. Você demora a moderar os comentários

No início, eu defendia a ideia de que os comentários não deveriam ser moderados. Pensava assim porque o fato do comentário não aparecer no Blogger logo após eu publicá-lo também podia ser desmotivador. Mas, isso tornou-se impraticável quando comecei a receber muitos comentários do tipo “Visite meu blog!”, “Divulga aí!” e coisas do tipo. Por isso, hoje os comentários no Gerenciando Blog são moderados.

Aí está outro perigo: se você optar por moderar os comentários, deve fazer a moderação o mais rapidamente possível. Sugiro que você faça isso todos os dias, para evitar acumular mais de um dia de comentários. Caso demore, é outro motivo para que as pessoas não comentem mais em seu blog. Se depois de 3, 4 dias o comentário não foi publicado, dificilmente o comentarista voltará.

E se você ainda não tem problemas com os “aproveitadores” que querem usar seu blog para fazer publicidade gratuita, desative a opção de moderação. Ela fica na mesma página citada acima, na opção “Moderação de comentários”.

 

6. Você não comenta em outros blogs

O último item neste exame de consciência é muito importante: você comenta com frequência em outros blogs? Se a sua resposta for “não”, é hora de mudar sua postura. Os comentários que você deixa em outros blogs, especialmente quando bem elaborados, são uma ótima forma de atrair o autor daquele blog a comentar no seu.

Vale o mesmo na visão oposta: se você recebeu um comentário onde foi possível identificar o blog do autor, retribua a ação e comente também um artigo do blog dele. Pode ser o início de uma “parceria natural” entre vocês, que resultará em comentários para ambos os blogs.

No artigo Divulgando seu blog: Comentários em outros blogs há uma série de dicas para ajudá-lo a deixar comentários de qualidade, desde a forma como escrever até como assiná-los.

 

Conclusão

Você pode chegar a este ponto e pensar “quanto trabalho para receber comentários!”. Manter um blog é realmente trabalhoso. Mas, o esforço vale a pena: insisto que a interação com os leitores é importante para o sucesso de um blog. A não ser que você não esteja interessado em receber comentários em seus artigos - o que não é condenável.

Mas, se você chegou até aqui fazendo a pergunta que está no título do artigo, é porque se preocupa com essa situação e quer mudá-la. Neste caso, siga as dicas acima. Os resultados são garantidos, embora possa demorar certo tempo até que os comentários cheguem naturalmente.

 

E, para terminar, aplico o que disse acima: Você gostou das dicas? Tem algo a acrescentar? Deixe seu comentário!

publicação 4371754693568218004

Postar um comentário Comentários no Blogger

  1. Estimado Adelson, como sempre seu artigo é útil, instrutivo, interessante, fácil e prático.
    Ou seja, de leitura obrigatória.
    Apenas como complemento, com base nas minhas observações gostaria de notar que a qualidade dos anúncios colocada pelo Google é proporcional aos indicadores acima. Ou seja, chego quase a afirmar que pela qualidade dos anúncios se vê a qualidade do blog e consequentemente a atratividade para comentários.
    Um forte abraço,
    Jorge Purgly

    ResponderExcluir
  2. Adelson, faltou dizer quer desabilitar o “nofollow” atrai mais comentários pois valoriza os comentadores e seus respectivos blogs.

    ResponderExcluir
  3. Adelson, uma coisa que fiz para driblar o formulário de comentários do blogger foi colocar o Disqus nos meus blogs. Ainda assim, tenho um número de comentários que me deixa insatisfeito. Acho que um dos problemas é justamente a quantidade de visitas. Sua informação (2 em 1000!!!) me deixou um pouco mais tranquilo. Tentarei divulgar melhor meus blogs e interagir melhor na blogosfera. Obrigado pelas dicas.

    Bruno Saavedra

    ResponderExcluir
  4. Opa, tou nessa memo! Pra me sei o q escrevo n gera visitas. Afinal, os 3 itens mais procurado na net é: Dinheiro, Sex, Tecnologia. Mas mto bom este artigo bem detalhado. Parabens cara.

    ResponderExcluir
  5. Adorei suas dicas e realmente o que me motiva a continuar escrevendo no meu blog são os comentários que recebo. Aliás, entro todos os dias que possível for para ver se há algo de novo. Tenho tido muita sorte porque os comentários são todos muito agradáveis de ler e tem me feito muito bem (uma verdadeira massagem no ego). Seguirei suas dicas pois adoro receber comentários, quando escrevo e não vejo nenhuma reação dos leitores, me pergunto: onde foi que eu errei???

    ResponderExcluir
  6. Obrigado... Você leu mesmo pensamento...

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo blog, tem sido uma ajuda preciosa - eu sou uma leiga no assunto e as suas dicas sempre dão certo à primeira! ;D

    ResponderExcluir
  8. Muito bom o artigo, me tirou muitas duvidas. Agora tenho que começar a usar no meu blog!!!

    []'s

    ResponderExcluir
  9. @Jorge: Obrigado pelos elogios! Nunca fiz essa observação quanto aos anúncios apresentados pelo Google. Interessante saber!

    @Ana: A queda nos comentários parece ser um problema comum a todos. Felizmente, no Gerenciando eles continuam vindo em bom número. Mas, em meu outro blog, o TD Séries, eles estão diminuindo. Parte da culpa pode ser atribuída às redes sociais, mais rápidas e dinâmicas. Acredito que nós, como autores, precisamos mesmo ser criativos para continuar obtendo comentários - como a campanha que você lançou.
    E faço mesmo questão de continuar dando atenção a todos que aparece por aqui! Obrigado por seus comentários, sempre tão interessantes.

    @Rodrigo: Entendo seu ponto de vista quanto aos comentários em outros blogs. Dependendo do tema, isso nem sempre é tarefa fácil. Então, é uma técnica que precisa ser utilizada com cuidado para não soar artificial, como você bem colocou. Mas, é realmente uma técnica eficiente, especialmente para quem está começando.

    @Emerson: Obrigado pelo elogio!

    @Water: Realmente, desabilitar o nofollow é um ímã para comentários. O lado ruim é que ele atrai também maus comentários, que só estão interessados em ganhar o link. Mas, nem publico esses.

    @Bruno: O Disqus é um sistema interessante de comentários! Eu continuo com o default do Blogger porque ainda acredito que tenhamos boas surpresas este ano. E o baixo índice de comentários é uma triste realidade que temos que enfrentar.

    @House: Você tem razão: há tópicos que geram muitas visitas e muitos comentários! Para quem escolhe outros temas, é mesmo mais complicado.

    @Célia: Acredito que todos os autores gostem de receber comentários! É mesmo ótimo ter esse retorno de quem nos lê, de saber o que pensam do que escrevermos. E eu também passo pelo que você falou: às vezes escrevo um artigo que fica às moscas e não entendo o que houve. risos

    @sjodiel: Continuo com a clarividência afiada para escrever o que vocês procuram! :-)

    @Birasblog: Que bom que tenha gostado!

    @Nomes e mais Nomes: Que ótimo saber que os artigos a ajudam! Espero que sempre encontre artigos úteis aqui.

    @Rafael: Tenho certeza que as dicas aumentarão o número de comentários que você recebe. É como eu disse: dá trabalho, mas vale a pena.

    Obrigado a todos vocês pelos comentários! Eles são realmente importantes para enriquecer o artigo.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  10. Excelente o post... espero poder aplicar mais essas dicas...[]s

    ResponderExcluir
  11. Oi Adelson, muito rico seu artigo,olha tenho pouco tempo no mundo dos blogueiros e um adas coisas que procurei foi aprender com os mais experiente e suas dicas são preciosas para quem tem um blog não somente quem esta iniciando mais alguns que ja tem um bom tempo também; Quero destacar esses dois pontos: 1) É difícil comentar em seu blog? Realmente muitos blog dificultam a postagem, tem os além das palavras querem e-mail 2) Você não comenta em outros blogs? Essa aqui é cruel, muitos são como ilhas só querem receber e não sai da sua ilha para ampliar, acho essa muito rica ir prestigiar visitando e comentando. valeu pelas dicas.
    Um bom dia!!

    ResponderExcluir
  12. Olá Adelson!
    Gostei muito das suas dicas! Essa interação entre leitor e blogueiro realmente é muito importante.
    Um dos pontos que me preocupa no meu blog é em relação a não dar margem a comentários. Preciso me empenhar mais no sentido de incentivar os leitores a comentarem.
    Obrigada pelas dicas!
    Abraços,
    Vera

    ResponderExcluir
  13. Olá Adelson,

    Parabéns por mais um ótimo artigo!

    Vez ou outra o assunto "comentários em blogs" volta à tona na blogosfera, eu também acabei escrevendo sobre isso há uns posts atrás.

    O que achei mais incrível foi sua estatística: 2%. Incrível porque você recebe um número significativo de visitas, e um número pequeno de visitantes deixam um comentário - também acredito que isso tem sido na blogosfera como um todo.

    Bem, acredito que essa baixa taxa no GB se deve ao fato que de as pessoas chegam aqui buscando uma solução, encontram, e aí saem. Muitos não pensam em valorizar o blog/blogueiro, ou mostrar seu ponto de vista, o que é uma pena.

    PS: Posts polêmicos são sempre uma grande fonte de comentários =)

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  14. @Carlos: As dicas são bem simples! Espero que consiga colocá-las em prática!

    @Vivendo: Fico feliz que as dicas sejam úteis para todos, tanto iniciantes quanto veteranos!

    @Vera: Também valorizo muito a interação com o leitor! É um ótimo retorno para nosso trabalho! E você tem ótimos artigos em seu blog. Tenho certeza de que conseguirá mais comentários neles.

    @Iúri: Realmente, este é um tema recorrente nos blogs. É bom ver que todos valorizam os comentários! Quanto à estatística, ela varia de artigo para artigo. Este aqui, com certeza, está fora da curva, pela alta taxa de comentários! :-)

    Abraço a todos vocês e obrigado pela visita!

    ResponderExcluir
  15. Ôla, comecei meu blog agora quase não tem nada só fiz pra saber como era mais gostei, e não sei quase nada sobre blogs, inclusive não sei como colocar esse quadro de comentários. Espero que de alguma forma me ajude.
    Agradecido !

    ResponderExcluir
  16. Adelson, aqui é um dos pouquíssimos lugares onde posso comentar com a palavra "programa afiliados". A maioria dos blogueiros bloqueiam meus comentários quando esta palavra aparece.

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  17. Adelson:

    Criei meu blog, o Dando Pitacos, há um ano, e porque ainda estou aprendendo talvez eu seja a pessoa menos indicada pra lhe dirigir qualquer sugestão.

    Você diz que "a plataforma Blogger é fraca com relação às possibilidades nos comentários (e torcemos muito para que logo tenhamos novidades sobre o tema). Por isso, não é possível responder diretamente um comentário recebido", o que é verdade e sempre me incomodou muito, porque não conseguia responder os comentários recebidos de forma organizada.

    Mas aí, por sugestão de uma amiga (Jackie Freitas) passei a utilizar o IntenseDebate, e resolvi o problema. O sistema, ao menos na minha opinião de leigo, é excelente. Meu blog está com outro visual e hoje tenho possibilidade de responder diretamente os comentários, o que também pode ser feito por qualquer outra pessoa.

    Como comecei a usar o recurso há poucos dias ele só está visível em algumas postagens, como por exemplo nesse link http://apatotadopitaco.blogspot.com/2011/03/internet-supera-midia-impressa-nos-eua.html

    Gostaria muito de saber a sua opinião!

    Estou recomendando a leitura e levando o banner do "Gerenciando Blog" para o Dando Pitacos.

    Um grande abraço e parabéns pelo trabalho...

    ResponderExcluir
  18. Olá Adelson,
    Excelente artigo. No início do mês de fevereiro dei inicio a um novo projecto, um blog de notícias sobre tecnologia e internet. O nº de visitas tem vindo a aumentar de forma constante, no entanto sempre achei que o o nº de comentários era mto reduzido. O seu artigo fez-me compreender melhor. Obrigado.

    ResponderExcluir
  19. Deveras muito boa esta postagem!
    Tb creo que os comentários dependem muito do tema. Achei que os posts que tem temas mais específicos e até que não são muito populares na búsqueda - podem jerar mais comentários que outros. Eu penso que isso acontece porque a gente está mais interessada

    ResponderExcluir
  20. Eu gosto de escrever e se tem 2 pessoas que ler legal para mim

    www.leandrodemorais.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Muito legal esse tema, eu particularmente gosto muito de comentar, também fiz um artigo sobre esse tema há alguns meses atrás.

    abraço.

    ResponderExcluir
  22. Grande post! Uma verdadeira aula para o "auto-conhecimento" do blogueiro!

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  23. Muito importante e interessante esta postagem. Eu sigo a maioria das recomendações e sei que é difícil as pessoas comentarem, mas creio muitas vezes é por pura preguiça.
    Grande abraço e sucesso no blog, que aliás, já inclui em meus favoritos.

    Rogerio Martins

    ResponderExcluir
  24. muito bouas suas dicas cara, agora tenho que mudar minha opinião e fazer coisas que achava que nao era preciso!

    ResponderExcluir
  25. @Ezeckyel: Também valorizo muito os comentários! Desde que comecei com meus blogs, foi um dos aspectos que considerei mais importantes.

    @Deniac: Que bom que tenha gostado! Espero que o ajude com seu blog.

    @Rogerio: Obrigado pelos elogios! E o fator "preguiça" realmente existem. Tenho certeza de que todos nós lemos muito mais artigos do que comentamos.

    @Raul: Que bom que você tenha encontrado no artigo algumas dicas sobre o que pode fazer para conseguir mais comentários!

    Abraço a vocês e obrigado pela visita!

    ResponderExcluir
  26. Perfeito! são dicas ótimas, tenho um poster mas nunca deixaram um comentário. chegam visitar e tudo mas agora acho que com estas dicas meu blog pode ser comentado.
    parabéns pelo blog sr Adelson,
    se desejá e tiver tempo seja bem vindo ao
    www.tudoencontra.com
    abraços.

    ResponderExcluir
  27. @TudoEncontra: Tenho certeza de que se você aplicar as dicas deste artigo, passará a receber comentários em seu blog.

    @Emerson: Obrigado pelos elogios!

    Abraço a vocês!

    ResponderExcluir
  28. Primeira vez em seu blog, sou novo blogueiro e ando pesquisando bons conteúdos para aumentar meu conhecimento quando se fala em BLOG.

    Gostei muito tenho uma metodologia diferenciada em vários aspectos. Mas suas observações sao triviais e fundamentais, continuarei acompanhando e fazendo visitas para engrandecer meus conhecimentos.

    ResponderExcluir
  29. Olá, Diego!

    Espero que as dicas o ajudem na evolução do seu blog! Também espero que encontre outros artigos interessantes por aqui.

    Um abraço e seja sempre bem vindo!

    ResponderExcluir
  30. Olá Adelson !! Tenho visitado seu espaço porque uma amiga fez muita propaganda boa !!! A Jackie do Fênix ! E a cada artigo fico mais encantada com suas postagens e com a sua maneira de lidar com os leitores ! Parabéns !!
    Vou fazer uma postagem sobre comentários e interação e gostaria de citar ( com seu nome e link ) este seu artigo a fim de dar orientação aos visitantes, tudo bem ?
    Abraços !!

    ResponderExcluir
  31. Olá, Samanta!

    A Jackie é uma verdadeira embaixadora do Gerenciando Blog! Ela faz mesmo uma divulgação fantástica.

    Fico feliz que você esteja gostando do que lê aqui. E claro que pode citar este artigo. Será uma enorme satisfação para mim!

    Um abraço e seja sempre bem vinda!

    ResponderExcluir
  32. Obrigada pela gentileza Adelson !!! Vou postar hoje então, já que tenho sua permissão ! mais uma vez obrigada e até a próxima !!
    Sucesso e boa semana !

    ResponderExcluir
  33. Adelson, como vai?! Puxa, faz tempo que não venho lhe visitar! A Sam indicou este artigo que é otimo. Concordo com voce.

    Bom, sou meio que tagarela, adoro falar com todos, para mim é sempre um enorme prazer em responder. Eu me sinto como se recebesse visitas em casa! É obrigação receber com carinho.

    Ahhhh se o visitante não for do agrado: vassoura atrás da porta. Dizem que espanta (não sei na casa de quem, na minha nunca deu certo).

    Beijos a todos.

    ResponderExcluir
  34. @Samanta: Sou eu que tenho que agradecê-la pela divulgação! O comentário da Sissym só foi possível graças à sua indicação!

    @Sissym: Que ótimo vê-la de volta aqui! A Sam fez mesmo uma ótima divulgação. E que bom que você pense assim sobre os seus visitantes! Tratando-os bem, eles sempre voltarão.

    Abraço a vocês e obrigado pela visita!

    ResponderExcluir
  35. vamos ver se a partir de hoje começo a receber mais comentários. Valeu pelas dicas.

    ResponderExcluir
  36. Olá!

    Se você seguir todas as dicas, tenho certeza de que seu número de comentários aumentará dia a dia!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  37. Bom Dia !

    Como sempre seus artigos são de grande e fundamental importância para mim que sou leigo nessa area de blogs, agora e diante vou postar em todos os artigos eu eu ler e em todos os blog que eu vizitar rs

    att

    ResponderExcluir
  38. Olá, Rodrigo!

    Fico feliz em receber sua opinião! Os bons comentários são uma ótima forma para enriquecer o texto original do artigo.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  39. Muito boa a dica, estou iniciando meu blog agora, e n tenho muito tempo para atualiza -lo , estou primeiramente aprendendo como devo trabalhar com ele, muito obrigado pela dica!!

    ResponderExcluir
  40. adorei suas dicas,mas é que sou meio atrapalhado com esse negócio de blogger.mas vou conseguir deixar ele bem legal,e vou receber muitos comentários.valeu pela ajuda.

    ResponderExcluir
  41. Já vi alguns blogueiros falando sobre o uso do tempo e realmente o que dizem é que devemos primeiro criar conteúdo de qualidade e segundo cuidar do nosso público. Por isso que responder aos comentários é tão importante. Outro dia levei um bronca porque não respondi um. Obrigado pelas dicas.

    ResponderExcluir
  42. Ué? O layout mudou como que por encanto! :)

    ResponderExcluir
  43. @DJ Daniel: Fico feliz que tenha gostado da dica! E o conteúdo do blog é sempre o seu item mais importante. Todo o restante serve como complemento.

    @Igor: No início, pode ser um pouco complicado. Mas, com o tempo, você pegará o jeito e conseguirá fazer isso. Os comentários são mesmo importantes para todos os blogs.

    @Valter: Eu considero muito importante responder todos os comentários que recebo. Sei que o visitante que o deixou está justamente aguardando uma resposta minha. Quanto ao layout, ele foi mudado realmente ontem à noite!

    Abraço a vocês e obrigado pela visita!

    ResponderExcluir
  44. Muito bom o texto. Realmente não existe nada de mágico pra atrair comentários pros nossos blogs, mas por outro lado acatar as dicas que foram citadas deve valer à pena! ;-)

    ResponderExcluir
  45. Olá, Tiago!

    O ponto mais importante é entender que realmente não há mágica para o sucesso de um blog. Isso sempre vem com muito trabalho e dedicação para criar conteúdo de qualidade.

    O que procuro fazer é dar dicas para mostrar o caminho a ser seguido.

    Um abraço e obrigado pela visita!

    ResponderExcluir
  46. Muito legal, adorei o post. Acho que vai me ajudar bastante :D

    ResponderExcluir
  47. Nossa, como é gostoso receber um comentário! Meu blog é recém nascido, tem 3 meses apenas. E sempre que leio um comentário novo fico muito feliz. Vou colocar em prática as dicas.
    E se você gostar de bolo de laranja, de maçã,de morangos e precisar das receitas dá uma passada lá no blog (:
    Obrigada

    ResponderExcluir
  48. Como destacar o comentário do blog do Tico é para wordpress. Naõ deu certo no meu. Como vc fez no blogger?

    ResponderExcluir
  49. @Bruna: Fico feliz que tenha gostado! Espero que você consiga muitos comentários em seu blog!

    @Paula: Eu também gosto e valorizo muito os comentários recebidos aqui no Gerenciando. Sempre são motivos de satisfação para mim. Quanto ao link do Tico, o artigo dele é específico para o Blogger. É exatamente esse código que utilizo aqui no Gerenciando.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  50. Muito oportuno para mim este seu artigo. gostoso de ler, como um amigo a dar conselhos úteis. Parabéns!

    ResponderExcluir
  51. Olá, MFrangelli!

    Fico feliz que tenha gostado do estilo do artigo! A ideia é torna-lo mesmo agradável de ler. E as dicas não são tão complicadas de se colocar em prática. Espero que o ajudem com seu blog.

    Um abraço e obrigado por sua visita!

    ResponderExcluir

Os comentários são muito bem vindos e importantes, pois enriquecem o conteúdo dos artigos. Há algumas regras na Política de Comentários que devem ser seguidas para que seu comentário seja publicado. As mais importantes:
- Não serão publicados comentários que não tenham relação com o artigo.
- Não respondo comentários por e-mail. Por isso, não deixe seu e-mail no comentário.
- Pedidos de visitas ao seu blog não serão publicados.

emo-but-icon

Página inicial item

Contrate nossos serviços

Cuidados e Vaidades - Tudo sobre cabelos e cosméticos

Top Blogger 2013

Coluna 2

Acompanhe as novidades

Divulgue o Gerenciando Blog

Publicidade

Artigos mais lidos

Recent Comments

Coluna 4