Como colocar marcas d’água em suas imagens
https://gerenciandoblogbeta.blogspot.com/2011/05/como-colocar-marcas-dagua-em-suas.html
|
|
|
Introdução
A marca d’água tem esse nome porque tem origem em um processo utilizado para evitar falsificação de dinheiro e documentos, realizado quando o papel ainda está úmido. Já há muito tempo, ela se popularizou em imagens e documentos digitais, como uma forma de mostrar que aquela figura ou texto foi produzido ou é propriedade de alguma empresa. Hoje, esse recurso é comum nos editores de texto e imagens.
Caso você ainda não tenha entendido o que estou dizendo, abaixo está um exemplo de uma imagem sem e com a marca d’água no centro da imagem, com o endereço do Gerenciando Blog:
| Sem marca d’água | Com marca d’água |
Para os autores de blogs, o recurso é bastante interessante para evitar que outras pessoas façam uso de suas imagens sem sua autorização. Como o nome ou endereço do seu blog estará estampado na imagem, ou o espertinho desistirá de utilizá-la, ou ficará claro para quem ler seu texto que a imagem foi criada por você, não por ele.
Neste artigo, mostrarei algumas maneiras possíveis para você colocar marcas d’água nas imagens que você cria. Escolha aquela que for mais simples para seu caso.
Um detalhe importante, embora pareça óbvio: coloque marcas d’água apenas nas imagens que você mesmo criar. Caso você faça isso em imagens criadas por outras pessoas, cometerá crime de plágio.
Windows Live Writer
Se você já utiliza o Windows Live Writer para escrever os seus artigos, este é o método mais simples e rápido. Caso você não o utilize, vale a pena conhecer: trata-se da ferramenta mais poderosa que eu conheço para editar os textos do seu blog.
Fazer a marca d’água é realmente simples:
1. Adicione em seu texto a figura desejada, clicando na opção “Imagem” / “Do Computador”, que fica na aba “Início” e também em “Inserir”.

2. Clique sobre a imagem que acabou de inserir para selecioná-la.
Pronto! Agora sua imagem está com uma marca d’água. Se quiser alterá-la, é só clicar novamente na opção “Marca D’água”. Ao publicar seu artigo, será postada a imagem com a marca d’água.
Ferramentas Online
Caso você não utilize o Windows Live Writer, há diversas ferramentas online que também colocam marcas d’água em suas figuras. Alguns exemplos:
Todas funcionam de forma similar:
1. Você faz o upload das imagens em que deseja colocar sua marca d’água.
2. Define como será a sua marca d’água. Normalmente, essas ferramentas oferecem mais opções que o Windows Live Writer, como cor da marca d’água e posicionamentos adicionais.
3. Ao final, você faz o download das suas imagens, já com a marca d’água, para o seu computador.
Editores de Imagens
Se você utiliza um editor de imagens, pode também colocar a marca d’água em suas figuras através dele. Neste caso, os recursos são ilimitados: com um pouco de imaginação, você pode criar os mais diversos efeitos.
Caso você não conheça nenhuma ferramenta, mas deseja tentar esta opção, uma dica é o Paint.net, um editor grátis para Windows, que apresentei no artigo Como Editar Imagens para seu Blog.
Outra opção interessante é o Photoscape. No Dicas para Blogs há um tutorial mostrando como fazer uma marca d’água utilizando o programa.
Conclusão
Seja iniciante ou veterano, você encontrará nos itens acima uma opção que possa utilizar para colocar as marcas d’água em suas imagens. Faço isso em todos os meus artigos, como forma de coibir o seu uso indevido.
E você, também coloca marcas d’água em suas imagens? Que ferramenta você usa para isso? Compartilhe com os demais deixando um comentário!
|
Sobre o autor
Adelson Smania está na internet desde o longínquo ano de 1997. Trabalha na área de Tecnologia de Informação há mais de 10 anos e escreve artigos para o Gerenciando Blog, com colaborações eventuais em outros sites e blogs.
|


Valeu muito pela dica!
ResponderExcluirNO Paint.net na seção efeitos não encontrei a opção "inserir marca d'agua".
Onde fica?
Hoje em dia é primordial proteger seus dados e imagens. Aproveitando coloquei uma logo do seu site em meu blog. Abraços!!
ResponderExcluirNão tem pq nao fazer isso (até no paint dá pra fazer). E é até bom que usem suas imagens pq, neste caso, vai ser publicidade gratuita. lol.
ResponderExcluirparabens, mais um ecelente artigo, concerteza irei utilizar este método nas minhas imagens
ResponderExcluirOlá querido Adelson !!!
ResponderExcluirComo te contei no artigo anterior, tive muitas fotos do meu arquivo pessoal plagiadas então na época, no desespero comecei a fazer as marcas d'água no PhotoScape mesmo, regulando a opacidade do texto, mas agora com suas dicas vou experimentar algo mais direcionado e profissional !!
Obrigada por compartilhar, sem dúvidas recomendo a todos que falam isso !!
Um abração e boa semana !
Essa ferramenta é útil quando precisamos proteger nossas imagens ou se quisermos adicionar comentários nas fotos.
ResponderExcluirMas com certeza um editor de imagem é muito superior.
Opa, obrigada pela dica, adorei!
ResponderExcluirBjinhos,
Marceli
http://dicadelivro.com.br/
@Site Relacionamentos: No Paint.net a marca d'água deve ser feita "manualmente". Você precisa inserir uma nova camada com o texto e definir a transparência desejada. Outras ferramentas, como o Photoscape, fazem isso automaticamente.
ResponderExcluir@Rodrigo: Proteger as imagens é tão importante quanto proteger nossos textos. E obrigado por divulgar o banner do Gerenciando em seu blog!
@André: Você tem razão: há muitos artigos meus que foram plagiados e levaram as imagens com o endereço para cá. Tenho certeza de que isso desperta a curiosidade de alguns leitores e serve como propaganda.
@Samanta: Lembro-me do seu caso! É revoltante ver as fotos pessoais sendo colocadas em outros sites. Com as marcas d'água, isso deve diminuir.
@Well: Procurar mostrar no artigo diversas opções, desde as mais simples até as mais complicadas. Assim, cada um pode selecionar a forma que melhor se adequa à sua necessidade.
@Marceli: Que bom que tenha gostado!
Abraço a todos vocês e obrigado pela colaboração com seus comentários!
Sim. Uma imagem do meu blog, inclusive, gerou diretamente uma boa quantidade visitas. Era uma comparação entre duas versões de um mesmo jogo que, incrivelmente, ninguém ainda tinha pensado em fazer. Daí eu fiz e indiquei a imagem pra o pessoal de um grande blog agregador de notícias americano. A partir dela a comparação acabou se espalhando pela Internet. Devo ter conseguido de 300 a 500 visitas só por causa dessa imagem (o ruim é que muitas foi de estrangeiros, mas tá beleza. Também consegui umas boas visitas brasileiras).
ResponderExcluirtenho mais prática com o Fireworks, que tb faz um ótimo trabalho. Parabéns pelo tutorial.
ResponderExcluirOlá Adelson, meu guru preferido!
ResponderExcluirEu uso o WLW e já tinha visto esse recurso, porém sem utilizá-lo.
Ótima dica, como sempre, amado mestre!
Grande beijo,
Jackie
@Blog Empréstimos: O Fireworks é também uma ótima opção para quem já domina a ferramenta.
ResponderExcluir@Jackie: Para quem usa o WLW, colocar a marca d'água é muito simples. Faço isso em todas as imagens que posto em meus artigos.
Abraço a vocês e obrigado pelos comentários!
Mas como deve ser colocado a "Marca d'agua"?
ResponderExcluirvou usar como exemplo seu blog/site:
"Gerenciando Blog© 2011" ou "© 2011 Gerenciando Blog"
Qual dos dois é o 'mais' correto?
muito boa dica eu to começando nesse lance de blogs bjão
ResponderExcluir@Tynn: O texto a ser colocado na marca d'água é livre. Particularmente, eu prefiro colocar o endereço do meu blog. Assim, a pessoa poderá visitar o seu blog e perceber que saiu dele a imagem que ela está vendo em outro site.
ResponderExcluir@Pimentinha: Fico feliz que a dica a tenha ajudado! Espero que encontre aqui outras dicas úteis para seu blog.
Abraço a vocês e obrigado pela visita!
Olá Adelson,
ResponderExcluirDesde que conheci o WLW, essa é a ferramenta que utilizo para inserir marcas d'água nas minhas figuras. Sem dúvida uma ótima dica!
Um abraço.
Olá, Iúri!
ResponderExcluirNo Windows Live Writer é mesmo muito prático inserir marcas d'água nas imagens. E é um procedimento indispensável para evitar o uso indevido.
Um abraço!
Olá, adorei esse blog,pois encontrei o que estava procurando sobre marca d'água em imagem, mas preciso da sua ajuada...é porque quando eu coloco maracad'água no PHOTOSCAP, a imagem fica toda cheia de marcas,em varios lugares da imagem, e eu não quero assim, eu quero que fique só uma marca d'água em um cantinho da imagem ou no finalzinho da imagem, sendo a sigla do meu nome ou o endereço do meu blog la embaixo e reto, como já vi varias imagens assim, mas eu ainda não conseguir fazer assim, quando coloco, fica varias marcas na imagem toda, me ajude como faço ou qual é o programa que so deixa uma marca e onde agente quer...um grande abraço e aguado sua resposta...obrigada desde já.
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirVocê pode seguir o tutorial que está em http://photoscapeedicoes.blogspot.com/2010/01/como-criar-e-aplicar-uma-marca-dagua.html. Mas, ao invés de fazer uma marca d'água no tamanho de 200 x 200, faça-a com um tamanho maior, para ocupar sua imagem toda.
Assim, ao aplicar a textura, seu texto aparecerá apenas uma vez.
Um abraço!