192207784316955
Loading...

Por que meu Comentário não é Publicado?

comentarios200É bastante provável que você já tenha deixado em um blog um comentário que não foi publicado, ou que foi excluído. Isso acontece também aqui no Gerenciando Blog: apesar de eu sempre incentivar que os leitores deixem seus comentários nos artigos, nem todos eles são publicados. Neste artigo, mostrarei as possíveis razões para isso acontecer. O artigo servirá como um guia para que você possa comentar de forma correta e aumentar suas chances de ver seu comentário publicado.

Introdução

Gosto de dizer que os comentários enriquecem os artigos de um blog. Mas, preciso acrescentar uma palavra a essa frase: os bons comentários enriquecem os artigos de um blog. Digo isso porque há comentários que são simplesmente impublicáveis. Por isso, pode ser que você escreva comentários que nunca serão publicados, muitas vezes por sua própria culpa, e não do administrador do blog.

O que mostrarei neste artigo são os tipos de comentários que dificilmente serão publicados. Se você evitá-los, aumentará em muito as chances de ver seu comentário publicado. Isso é importante pois, como citei no artigo Divulgando seu blog: Comentários em outros blogs, os bons comentários são uma ótima forma para divulgar seu conteúdo.

Em cada item, mostrarei um exemplo de comentário que se enquadre no item e o que você deve fazer para evitá-lo.

 

1. Comentários com erros de ortografia e gramática

“Que maça este artigu seu! Vô correndu colocá no meu blog.”

Como citei no artigo A Importância do Português Correto, é essencial que os artigos do seu blog sejam bem escritos, respeitando todas as regras da língua portuguesa. O mesmo vale para os comentários que você escreve: se o autor do artigo toma esses cuidados, dificilmente ele publicará um comentário com erros de português. Isso “mancha” o artigo original.

Para evitar erros assim, há algumas dicas, removidas do artigo que citei acima:

  1. Leia muito (e leia bons textos, inclusive em livros e revistas);
  2. Releia o que escreveu antes de publicar o comentário;
  3. Utilize ferramentas de correção ortográfica, escrevendo seu comentário em ferramentas como o Word e o Windows Live Writer;
  4. Faça um curso de redação.

 

2. Comentários que ofendam o autor ou outros comentaristas

“Esse cara que escreveu o comentário acima é um ignorante! Que pergunta mais idiota.”

Respeito é fundamental, tanto com o autor do artigo quanto com os outros comentaristas. Discordar é uma coisa (e não há problema nenhum nisso), mas faltar com o respeito é outra. Por isso, mesmo que você discorde do que foi dito, faça seu comentário de forma respeitosa, sem ofender ou desrespeitar ninguém.

 

3. Comentários que nada acrescentam ao artigo

“Muito legal!”

Ao escrever um comentário, gaste mais do que duas ou três palavras. Se você gostou, diga do que gostou, porque gostou. Se não gostou, justifique sua resposta. Um comentário como o acima dificilmente será publicado.

 

4. Comentários sem relação com o artigo

“Sei que não tem nada a ver com este artigo, mas como faço para criar uma comunidade no Orkut?”

Os comentários somente devem tratar do tema do artigo. Se você quer fazer uma pergunta, sugerir um artigo, anunciar no blog ou qualquer outro assunto, utilize outras áreas do blog para isso. O Gerenciando Blog, por exemplo, possui um link no menu para uma página onde são mostradas diversas opções de contato.

Claro que há casos extremos, em que o dono do blog não disponibiliza outra forma de contato, em que o comentário é a única saída. Mas, faça isso apenas quando for realmente necessário.

 

5. Comentários nitidamente escritos para divulgar um produto ou serviço

Esse Google é mesmo muito legal! Uso sempre para encontrar www.melhorescasasnapraia.com.br!

Comentários assim beiram o ridículo. Dificilmente um administrador permitirá um comentário desse tipo em seu blog. Particularmente, não vejo nada de errado em você utilizar um comentário para divulgar o seu blog, desde que ele seja bem escrito, acrescente algo ao tema e seja assinado de forma correta. Ou seja: não coloque o seu link no meio do texto, use a assinatura para isso (“Nome/URL” ou “OpenID”). Se tem dúvidas sobre como fazer isso, leia o artigo Como assinar seus comentários.

 

6. Comentários com links para artigos seus

“Gostei muito do artigo e já utilizo o Google Buzz em meu blog. Veja como fiz isso em www.meublog.com/usegooglebuzz.html.”

Este comentário é bem similar ao item anterior, embora menos arriscado. Mas, raramente publico um comentário assim. Se você quer ganhar um link para o seu artigo, minha recomendação é que entre em contato com o autor e faça essa solicitação. Ele pode realmente gostar do que você escreveu e citar seu artigo como complemento. Outra opção é utilizar, onde é permitido, o link do seu artigo na assinatura (veja o artigo Como assinar seus comentários).

 

7. Comentários com pedidos para visitar ou seguir

“Nossa, que interessante as formas para divulgar o blog no Twitter! Siga-me www.twitter.com/queroseguidoressemfazernada.”

Comentários pedindo para seguir no Twitter, visitar o blog, dar dinheiro, comprar produto ou coisas do tipo dificilmente serão publicados. A não ser que o autor tenha solicitado, por exemplo, para que as pessoas deixassem os endereços dos blogs dos visitantes para eles conhecê-los.

Novamente: se você quer divulgar seu blog ou rede social no comentário, faça isso assinando-o de forma correta.

 

8. Comentários pedindo resposta por e-mail

“Eu estou com um erro na hora de criar o meu Twitter. Responda o que devo fazer pelo e-mail sossegadodemais@hotmail.com.”

Não raro recebo comentários com dúvidas pertinentes, mas que pedem para que eu as responda por e-mail. Comentários assim até são publicados, mas a resposta só é dada no próprio comentário (a não ser que eu solicite para que a pessoa me envie um e-mail).

Quando você deixa um comentário em um blog, é você quem tem a obrigação de voltar lá para saber se o autor o respondeu - e não o contrário. Há ferramentas que podem inclusive ajudá-lo a monitorar respostas para todos os comentários que você deixa em blogs (veja em CoComment: gerenciando seus comentários).

 

Conclusão

Os comentários que mostrei acima são todos exemplos fictícios, mas baseados em comentários reais que recebi aqui no Gerenciando Blog. Evitá-los é simples: basta que você tenha bom senso ao comentar em qualquer blog. Fazendo isso, é grande a chance de que seu comentário seja publicado. E se você for um exímio comentador, com certeza atrairá a atenção do dono do blog, que acabará visitando o seu blog e até procurando um contato mais próximo. Digo isso por experiência própria, pois muitos comentaristas do Gerenciando tornaram-se meus parceiros, na melhor definição da palavra.

 

E você, o que pensa sobre o assunto? Concorda ou discorda da minha opinião? Há outros tipos de comentários que você não gosta de ver em seu blog? Deixe um comentário (com mais de duas palavras, por favor! risos).

publicação 2960992266976126807

Postar um comentário Comentários no Blogger

  1. Tem também os que por exemplo usam o espaço de apresentação do autor do blog para fazer perguntas de outros assuntos, que colocam link no corpo da mensagem sendo que já tem um espaço no formulário para colocar links externos...
    Eu já tive casos assim no blog e por causa disso e de um comentário que fizeram com palavras de baixo calão fui obrigada a criar política de uso do blog, mas mesmo assim as pessoas continuam perguntando coisas em lugares errados sendo que já criei um perguntas e respostas no blog.Eu mesmo fico bastante incomodada quando entro em algum site ou blog onde o nível de conversa está crítico...
    Se as pessoas tivessem bom senso nem precisaria falar o motivo de um comentário não ser publicado rs.Ótimas dicas com sempre.

    ResponderExcluir
  2. No Meu Blog Recebo Muitos Comentários desse Tipo, na Maioria das Vezes eles só querem ganhar Back-links e Divulgar seus Blogs os Sites fazendo agente perde Tempo.

    ResponderExcluir
  3. Sigo seu blog e realmente suas matérias têm contribuido para melhoria do meu. Tenho seguido suas dicas. Concordo com as dicas sobre comentários realmente é tudo de bom receber um que engrandece o post. Faz valer a pena nosso esforço. Para mim é um divertimento ter blog mas espero que os visitantes respeitem meu cantinho e utilizem de forma consciente. Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Adelson,

    minha política de moderação é bem simples, mesmo tendo um blog de nicho específico.
    Poucos comentários tive que barrar e/ou marcar como spam. Porém ocorreram fatos similares ao citado por você. Alguns agem mesmo com a cara de pau, nem tanto por ignorância de novato.

    Moderar ainda é a melhor política.

    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  5. Um blog sem comentários é como um jornal onde não há feedback! Mas nestes casos citados tem toda razão!

    Water

    ResponderExcluir
  6. Olá Adelson,

    Bons exemplos de comentários. Realmente para mim a maioria dos comentários que recebo, tenho que barrar, por serem deste tipo. Uma hora aparece um sujeito somente dizendo "muito bom", outra hora aparece outro me xingando de "fdp", porque a dica que deixei no meu blog não deu certo com ele, e por ai vai.

    Só discordo em partes na questão 6. Para mim existem casos onde já deixei um link para meus artigos ou artigos de outras pessoas que complementavam o assunto do artigo comentado ou mesmo respondiam dúvidas de determinada pessoa, em um artigo de outro blog. Por isso acredito que se o link ajuda, vale a pena ser postado junto ao comentário, a pessoa pode inclusive agradecer pela ajuda prestada para aumentar ainda mais o conteúdo do artigo.

    Excelente artigo Adelson, parabéns!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. com nenhuma sombra de duvidas, comentários devem ser bem elaborados. Alguns comentários meus ja foram recusados!

    ResponderExcluir
  8. Olá Adelson,

    Essa questão de publicação de comentários sempre é um assunto muito sensível, mas concordo contigo quanto a não publicação dos tipos de comentários que você citou.

    Nos meus blogs eu não modero os comentários, porém, há filtros que "pegam" certas palavras, e já dá para reter algo. E se há alguma propaganda via comentário, ele é deletado.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  9. Olá Adelson

    Mais um tema interessante pra debater, gostei bastante pois ficou claro para os leitores onde eles andam errando.

    Já cheguei a ficar chateada quando meu comentário não era publicado em alguns blogs, achei que eu não estava falando nada demais e achei exagerado a censura do meu comentário, mas pensando bem se a pessoa não quer aprovar é o direito dela assim como é o meu comentar onde eu me sinta bem e onde meu comentário seja considerado e aprovado, demorei pra perceber isso, mas agora já entendo melhor e não me aborreço mais com isso.

    Quando entramos na blogosfera não sabemos ao certo como participar dela, não apredemos a fazer os posts certos sem ter feito os errados antes, não aprendemos a comentar melhor sem ter feito péssimos comentários antes, a vida é assim, é tudo a vera, sem rascunho e nem sempre acertamos, por isso seu artigo acaba ajudando a esclarecer.

    Só gostaria que as pessoas entendessem que a forma como você lida com os comentários no seu blog reflete muito do que você é como pessoa, se você for arrogante não pode querer receber comentários gentis, gentileza gera gentileza, muita gente comete estes equívocos, mas estamos todos aprendendo, eu acho.

    Um Abraço

    @anakint

    ResponderExcluir
  10. A idéia de ter um blog é fascinante, principalmente porque através dele (o blog)é que ganhamos a oportunidade de disponibilizá-lo na rede, para quem quiser ver, ler, ouvir o que temos a dizer, ou publicar o que alguém falou.O fato é que como disse um dia Andy Warhol, num futuro próximo todo o ser humano teria direito aos seus instantes de fama.
    O blog é hoje o conceito mais novo, criativo, funcional, além de ser uma forma economicamente viável de comunicação de massa, que se tem notícia.
    Então, tudo o que até agora teria sido "fashionable", ou vulgarmente falando "xique no urtimo!!!", toma uma dimensão e responsabilidades maiores do que simplesmente subir ao palco somente porque tem os seus "direitu", é preciso saber o que dizer, porque dizer e para quem dizer...(em outras palavras, preparar-se)
    Estar exposto a opinião pública, sem elitizar-se ou vulagrizar-se, exige de si um grande esforço para trazer à tona o real sentido de todas as coisas, não sendo profissional demais, mesmo porque o "legal" é ter pessoas se interrelacionando com pessoas.

    ResponderExcluir
  11. Eu até poderia dizer "muito bom' para o texto mas tenho medo de parecer spam :P

    *brincadeira* Adelson!
    Por escrever em meu blog sobre temas espinhosos e polêmicos geralmente recebo muitos comentários assim, e não publico. Atualmente só respondo àqueles que merecem mesmo uma resposta.

    Penso que o blogueiro deve colocar uma página de contato e avisar sempre que os assuntos não pertinentes ao tema do post devem ser feito pela página de contato. Com um aviso grande na home talvez essas incidências de comentários fora do contexto ficasse menor.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  12. oi, adelson, dubem? ói eu aqui traveiz! rs. bom, eu concordo com vc, alguns comentarios são mesmo impublicáveis. acho um saco gente que entra em uma caixa de comentários pra xingar ou pra divulgar links (chamar a atenção para um ou outro artigos é até válido - links, nunca!), mas aqui entre nós, eu jamais deixaria de publicar um comentário apenas pq ele tem erros de português. nosso país é assim, manozinho: nem todos têm acesso a um bom livro, uma revista interessante, e aí, qdo de repente a pessoa acha (navegando em uma lan-house, provavelmente) um blog legal, bem escrito, realmente interessante e: "taí, vou comentar!" quando vê, não vê - seu singelo comentário não foi publicado!!! como saber o pq? poxa, eu não ofendi, não deixei link, sequer discordei, pq fui barrado? aaaaaah, tá, é pq eu não sei escrever... :-( eu não modero comentários, nunca moderei e acho difícil que um dia venha a fazê-lo - das duas, uma: ou respondo ou ignoro completamente. acho que o único tipo de comentário que me faria perder as estribeiras seria um que ofendesse a um dos meus leitores ou a alguém que não tivesse cmo se defender. enfim! mas isso sou EU, cada um com seu cada um, certo? ;-) o seu texto, as usual, PERFEITO! abração!

    ResponderExcluir
  13. Fala professor,
    Todos os itens abordados por você são de fundamental importância. Não saberia dizer a ordem de relevância.
    Sabe o que faço quando não estou conseguindo construir um comentário?
    Em respeito a mim, aos demais leitores e ao autor do texto ou do blog. Não comento. Ou o faço depois.
    Pois em minha opinião o comentário deve estar relacionado ao tema da postagem, independentemente da abordagem.
    Gostei muito da abordagem.
    Grande braço.

    ResponderExcluir
  14. Um mal comentário além de não contribuir em nada no artigo,apenas sinaliza no mínimo uma falta de educação,respeito ou tolerância!

    Abraços,

    ResponderExcluir
  15. -Tenho um blog faz pouco tempo e ainda não recebi comentários, mas se eu recebesse comentários como os do exemplo, ficaria bem chateado e claro seriam todos moderados.
    Gostei muito do seu artigo. Cada vez melhor!

    ResponderExcluir

Os comentários são muito bem vindos e importantes, pois enriquecem o conteúdo dos artigos. Há algumas regras na Política de Comentários que devem ser seguidas para que seu comentário seja publicado. As mais importantes:
- Não serão publicados comentários que não tenham relação com o artigo.
- Não respondo comentários por e-mail. Por isso, não deixe seu e-mail no comentário.
- Pedidos de visitas ao seu blog não serão publicados.

emo-but-icon

Página inicial item

Contrate nossos serviços

Cuidados e Vaidades - Tudo sobre cabelos e cosméticos

Top Blogger 2013

Coluna 2

Acompanhe as novidades

Divulgue o Gerenciando Blog

Publicidade

Artigos mais lidos

Recent Comments

Coluna 4