Como Destacar os Comentários do seu Blog
|
|
|
Os comentários recebidos em um blog são ótimos complementos ao artigo escrito pelo autor. Por isso, destacar os comentários e os principais comentaristas de seu blog podem ser boas formas para atrair mais comentários e fomentar a discussão. Neste artigo, veja como fazer isso de forma simples, utilizando gadgets prontos ou recursos acessíveis nas principais plataformas.
Introdução
Desde que iniciei meus blogs, sempre fui entusiasta dos comentários. Por isso, sempre fiz o possível para destacar e incentivar os comentários recebidos aqui no Gerenciando Blog. Veja alguns artigos que já escrevi sobre o tema:
O que mostrarei neste artigo são algumas formas adicionais para você destacar os comentários que você recebe. São formas de você mostrar aos seus comentaristas que eles são realmente importantes para o seu blog.
Comentários mais recentes
Uma boa forma para destacar os comentários recebidos é mostrar os mais recentes na barra lateral do seu blog. Há algumas formas para fazer isso:
1. No Blogger, há um widget específico para mostrar os comentários mais recentes. Para obtê-lo, basta ir ao “Design” do seu blog e clicar em “Adicionar um gadget” onde você deseja colocá-lo. Depois, é só buscar por “Recent Comments” e você o encontrará. Basta configurar as opções desejadas e salvá-lo. O resultado será similar ao abaixo: ![]()
2. Outra forma que você pode utilizar para destacar os últimos comentários em qualquer plataforma é utilizando um wdiget de Feed RSS. No Blogger, o nome do widget é “Feed”. Basta configurá-lo com o endereço do feed de comentários e definir as demais opções. Para obter o feed de comentários de seu Blogger, basta adicionar /feeds/comments/default ao endereço do seu blog. Em meu caso, por exemplo, o endereço é http://www.gerenciandoblog.com.br/feeds/comments/default. O resultado final ficará como abaixo: ![]()
Ranking de comentaristas
Outra forma de incentivar os comentários é mostrar quem são as pessoas que mais comentários escrevem em seu blog. Há diversos códigos para fazer isso. Um dos mais simples e interessantes que encontrei está no blog Dicas para Blog. Basta seguir as instruções do artigo para você ter em seu blog um gadget como o abaixo: ![]()
Outra ótima opção é um widget pronto disponibilizado no Sem Nome. Nele, é possível configurar uma série de opções, como o número de comentários que será lido para obter os comentaristas mais frequentes. O resultado você vê abaixo: ![]()
Destaque do comentário do autor
Outra forma de você incentivar os comentários em seu blog é respondendo a eles. Se você utilizar o sistema de comentários nativo do Blogger, ficará um tanto limitado nesse quesito. Uma opção é utilizar sistemas externos, como o Disqus ou o Intense Debate, que podem ser utilizados no Blogger, Wordpress ou outras plataformas.
Mas, há uma forma de minimizar essa deficiência caso você decida manter o sistema de comentários do Blogger. É possível, fazendo algumas alterações em seu template, destacar os comentários que você mesmo deixa em seus artigos, deixando claro aos seus leitores que tratam-se de respostas. Isso pode ser visto em funcionamento aqui mesmo no Gerenciando Blog. Note que meus comentários possuem cores diferenciadas. ![]()
Para fazer isso, você precisará editar o HTML do seu template. Há vários artigos mostrando como fazer isso. Um deles, de funcionamento comprovado, é o que está no Novo na Rede.
Conclusão
Seguindo as dicas acima, você conseguirá dar mais destaque aos comentários que você recebe em seu blog. Como eu disse no início, os comentaristas merecem atenção especial, pois podem contribuir para a evolução do seu blog, seja com dúvidas, críticas ou complementos aos seus textos.
Este artigo originou-se de uma sugestão deixada pelo João Vítor em meu Google Moderator, a quem agradeço! Se você também quer dar uma sugestão para um artigo futuro, visite o Google Moderator.
E você, usa algum meio para incentivar comentários e destacar os comentaristas de seu blog? Deixe sua opinião!
|
Sobre o autor
Adelson Smania está na internet desde o longínquo ano de 1997. Trabalha na área de Tecnologia de Informação há mais de 10 anos e escreve artigos para o Gerenciando Blog, com colaborações eventuais em outros sites e blogs.
|


Adelson, o comentário é um feedback ao autor do blog. Esse feedeback é o ar que o autor precisa para continuar seu excelente trabalho.
ResponderExcluirMas nós sabemos que a melhor forma de incentivar comentários é abolindo nofollow!
Um abraço!
Water
Eu apareci no top comentaristas rs.Eu adoro comentar e adoro participar da blogsfera, graças a Isso tenho conseguido trafego para meu blog e sempre as pessoas voltam.É muito bacana essa interatividade
ResponderExcluirOlá Adelson !!!
ResponderExcluirMaravilhosas dicas como sempre !!! Eu utilizo a marcação nos comentários do autor e o sistema de respostas com @, gosto muito !! Um gadget que eu tinha mas tirei é o de Top comentaristas porque ele era meio biruta e nunca contava direito, vou experimentar os que você mencionou !!
Obrigada novamente por compartilhar conosco preciosas dicas !!
Um abraço e boa semana !
Eu também apareci no TopComentaristas (olhem na 3º imagem) seu blog é um dos melhores, não tem como não comentar.
ResponderExcluirE muito obrigado por indicar um sistema de comentários diferente do blogger que, na minha, é muito escasso e limitado, como mencionado no texto, eu até tinha colocado o do Facebook mas não satisfazia minha necessidade.
Obrigado
Adelson, obrigado por ter atendido meu pedido!
ResponderExcluirMais uma vez, um artigo maravilhoso, que ajuda os blogueiros.
Espero, que possa fazer o artigo, sobre minha sugestão dada em seu artigo anterior "Novo E-book do Gustavo Freitas".
Parabéns pelo trabalho, e continue assim!
ps: Eu também apareci no Top comentaristas, pois adoro comentar em blogs inteligentes, que ajudam os blogueiros com assuntos variados.
ResponderExcluirO que mais me impressiona, é o Gerenciando Blog, pois me ajuda muito.
Sigo, e comento desde o final de 2010.
Abraço Adelson.
By: João Vítor Dias
Olá Adelson,
ResponderExcluirSempre achei muito legal a forma como o comentário é destacado no Gerenciando Blog, parabéns pela iniciativa de divulgar como funciona (através da divulgação do link), além de escrever sugestões de incentivo ao aumento de comentários.
Ah! Fiquei muito feliz por aparecer nos dois widgets de top comentaristas =)
Um abraço.
Olá, Iúri!
ResponderExcluirVocê sempre foi um comentarista de destaque aqui no Gerenciando! Seus comentários sempre serão muito bem vindos.
E muitos me perguntam sobre o código que uso para destacar meus comentários aqui no Gerenciando. Por isso, precisava mesmo divulgar o link do Novo na Rede.
Um abraço!