Um banner para seu site de forma fácil
|
|
|
No artigo Criando um banner para o seu site, eu mostrei o passo a passo para você criar e publicar um banner para seu site ou blog. O banner (ou selo) é uma figura que identifica seu site ou blog e que normalmente é usada para parceiras com outros sites. Neste artigo, vou mostrar outra forma de realizar todo o processo, desta vez fazendo uso de um site específico para esse fim. Este processo deve agradar àqueles que sentiram dificuldades com o processo anterior.
Existem vários sites com esse mesmo propósito. Para este artigo, escolhi o que me pareceu ser o melhor dentre os que eu testei: o http://mybannermaker.com. A proposta do site é interessante: você desenha o seu banner, publica-o automaticamente no ImageShack e pode até disponibilizá-lo em seu blog.
Criando e publicando o banner
O processo é realmente muito simples: acesse o site http://mybannermaker.com. A página inicial, mostrada abaixo, já é a área onde você criará o seu banner.
Veja que existem diversas abas na parte superior da tela, marcada em vermelho na figura acima (“Size”, “Background” etc.). É nelas que você fará a criação passo a passo do seu banner. Basta ir navegando entre essas abas e preenchendo as informações solicitadas. Seu banner será criado e exibido no topo da página à medida em que você faça isso.
Vamos às instruções em cada uma das páginas:
1. Size (Tamanho): Dentre as opções disponíveis mostradas, clique no tamanho que você deseja para o seu blog. Como comentei no artigo anterior, as dimensões mais comuns para criar um banner de parceria é 120 x 60 (no site, ele é chamado de “Button2).
2. Background (Plano de Fundo): Há duas opções para o plano de fundo:
Gradient – Nesta opção, você pode escolher uma ou duas cores para o plano de fundo. Caso escolha duas, você terá um efeito de degradê horizontal entre essas cores.
Upload Your Own Image – Aqui, você pode fazer usar uma imagem que possua em seu computador como plano de fundo.
3. Text (Texto): Aqui é onde você irá escrever o texto para seu banner. É possível escrever até 4 linhas, mas recomendo que você use 1 ou 2. Mais do que isso pode dificultar a leitura. Nessa página, você pode escolher diversas opções, como fonte, tamanho e posicionamento do texto. É importante que o título de seu blog fique bem visível.
4. Border (Borda): Você define se seu banner terá ou não uma borda. Caso tenha, basta arrastar o controle “Width” (largura) para o tamanho desejado e escolher a cor da borda.
5. Effects (Efeitos): Aqui, você pode escolher diversos efeitos para deixar seu banner mais atraente, por assim dizer. Você pode deixar seu texto piscando (“Blinking Text”) ou com brilhos (“Glitter”). Só é preciso ter cuidado e bom senso para que os efeitos não atrapalhem o texto. Como ilustração, vejam abaixo o banner “alternativo” que criei para o Gerenciando Blog. Notem que, na versão grátis do serviço, não é possível remover o texto “MYBANNERMAKER.COM”, que aparece na parte inferior da imagem.
6. Save (Salvar): Esta é a última etapa do processo. Você só deve realizá-la caso esteja satisfeito com o banner que você acabou de criar. Uma vez criado, você não poderá mais alterar o seu banner (a não ser que contrate a versão paga do serviço). As opções mais importantes que você deve marcar nessa página:
- Link: Aqui, você deve colocar o endereço do seu blog. Isso é muito importante, para que o visitante seja levado ao seu blog ao clicar em seu banner.
- Normal Banner: Esta é a opção mais simples para quem está começando. Ao escolhê-la, sua figura já será colocada em um serviço grátis na internet (o Imageshack). Se você clicar na opção “Show code box below the banner” (mostrar caixa de código abaixo do banner), terá tudo pronto para colocar o banner em seu blog.
Após preencher essas informações, clique em “Save the Banner” (salve o banner). Na tela de confirmação, escolha a opção da direita (“Continue on free”) e o código para seu banner será exibido. No caso do meu exemplo, o código ficou assim:
<a href=http://www.gerenciandoblog.com.br target="_blank"><img src="http://i.imgur.com/OJ29b.gif" alt='Create your own banner at mybannermaker.com!' border=0 /></a><br>Copy this code to your website to display this banner!<br><textarea cols="40" rows="2"><a href="http://www.gerenciandoblog.com.br" target="_blank"><img src="http://img134.imageshack.us/img134/3944/mybannerglitterfd0f5e08.gif" alt='Create your own banner at mybannermaker.com!' border=0 /></a><br></textarea>
Você pode alterar o texto em vermelho antes de colocá-lo em seu blog.
Publicando o banner em seu blog
Agora, é só publicar o código acima em seu blog. Para isso, você precisa criar um novo gadget de HTML em seu blog e colar o código. Falei grego? Segue a explicação detalhada:
1. Acesse www.blogger.com e entre com seu usuário e senha.
2. Entre na opção Layout.
3. Clique na opção “Adicionar um Gadget” onde você deseja colocar seu banner. De preferência, coloque-o em uma das colunas laterais de seu blog.
4. Escolha o tipo “HTML/JavaScript”.
5. Na caixa que se abrirá, coloque um título (“Meu banner”, por exemplo) e cole o texto que você conseguiu no item 6 (acima).
O resultado em seu blog ficará como o abaixo:
Divulgue meu banner em seu site!
IMPORTANTE: Este banner é só uma demonstração. Para divulgar o Gerenciando Blog, utilize nosso banner oficial, que encontra-se na barra lateral direita.
Outros serviços
Como eu disse no início do artigo, existem outros sites que também fazem a criação de banners. Abaixo estão mais dois para quem desejar testá-los:
http://www.bannersketch.com
http://highpowergraphics.com/bannerbuilder
Atualização
Nos comentários deste artigo, surgiram mais algumas ótimas sugestões de sites grátis para fazer seu banner.
O Lucaimura (do ótimo Luca BD) sugeriu o TextAnim e o GlowTxt, que são sites para criar textos animados, que também podem ser usados como banner.
A Sara (do estreante e promissor Normal, mas nem Tanto) trouxe uma ótima dica: o Banner Fans, onde é possível criar um banner como o descrito neste artigo e sem propaganda!
Obrigado a vocês pela colaboração!
|
Sobre o autor
Adelson Smania está na internet desde o longínquo ano de 1997. Trabalha na área de Tecnologia de Informação há mais de 10 anos e escreve artigos para o Gerenciando Blog, com colaborações eventuais em outros sites e blogs.
|


Olá Adelson!!
ResponderExcluirEsta é uma óptima maneira de fazer um banner, só é pena a publicidade agarrada ao banner.
Experimenta estes dois sites diferentes e depois diz-me alguma coisa:
- http://textanim.com/
- http://glowtxt.com/
Não são bem geradores de banners mas consegues óptimos logos (que podem servir na mesma como banners!!), e não têm publicidade :D.
Um abraço.
Oi, Adelson!
ResponderExcluirDepois de muito buscar, achei um site bacana para fazer Banner. E não vem com publicidade agarrada.. Rs
É o http://www.bannerfans.com/
Abraço!!!
Olá, Luca e Sara!
ResponderExcluirÓtimas dicas as que vocês deram. Visitei os sites e gostei muito deles.
@Luca: Os que você passou são ótimos para a criação de logotipos. Gostei mesmo do resultado final. O bacana é que há muitas possibilidades de variação.
@Sara: Ótimo o BannerFans! Para ser perfeito, só faltou o tamanho 120x60 na lista. Mas, no mais, ele é mesmo fantástico! Agora, gostei de ver: chegou aqui ao Gerenciando esta semana e já vem com uma ótima dica!
Obrigado a vocês por suas dicas!
Oi, Adelson!
ResponderExcluirMas tem como colocar o tamanho 120x60 lá. É só clicar na caixa de seleção, em Layout:
Custom - Enter size: [ ]px wide & [ ]px high
Aí, é só arrumar o tamanho.
Olha... Pra descobrir isso, quebrei muuuuuuuito a cabeça, pode acreditar! Rssss
Para achar esse site também.. Rsss
Obrigada!
Abraço!
Olá, Sara!
ResponderExcluirMais um ponto para você! risos E olha que procurei e não encontrei isso lá!
Vou até editar o artigo e adicionar esse novo link, citando seu nome.
Muito obrigado pela valiosa colaboração!
Poxa me animei com esse negocio de criador de banner, já que sou péssimo em criação de qualquer coisa,mas, tentei entrar no www.bannerfans.com/ só que aparece uma mensagem de alerta de Phishing do OpenDns, e impede meu acesso, tem como me ajudar nisso ?
ResponderExcluirOlá, Roman!
ResponderExcluirIsso ocorre porque sua conexão de internet deve estar configurada para usar o OpenDNS. Para o serviço, você está acessando um site que oferece riscos ao seu computador.
No entanto, eu o acessei pelo Google Chrome e pelo Internet Explorer 8 (cada um com sua verificação anti-phishing) e nenhum deles detectou nenhuma ameaça no BannerFans.
Pesquisei na internet também alguma notícia que relacione o BannerFans à prática de phishing e não encontrei nada.
Uma possibilidade é alterar a sua configuração de internet para não utilizar o OpenDNS. Mas, isso oferece um risco e não posso garantir que nenhum dano ocorrerá - embora tudo indique que ele seja seguro.
Um abraço!
valeu Adelson
ResponderExcluirate que fim eu conceguir fazer um banner
Olá, Anderson!
ResponderExcluirQue bom que tenha conseguido! O objetivo deste artigo era permitir que todos pudesse ter seu banner.
Um abraço e obrigado pela visita!
Fico feliz em poder contribuir.. Rs.
ResponderExcluirEu que agradeço!
E agradeço mais ainda pelo "promissor"!
Obrigada! Rs
Abraço!
Olá, Sara!
ResponderExcluirJá sou fã do "Normal, mas nem tanto". Tenho certeza de que você fará muito sucesso!
Um abraço!
Amei as dicas, principalmente para quem está iniciando na blogosfera. Valeu!
ResponderExcluirola amigo,
ResponderExcluirboas dicas, vc me ajudou mesmo, pois sou iniciante em blog, mas vc deu uma boa dica, tem como vc publicar meu banner ae no seu blog??
at+
my blog: http://welintonjunior.blogspot.com/
@Kilza: Esta dica foi feita mesmo especialmente para quem está iniciando e achou complicada a forma anterior que eu havia passado. Que bom que tenha gostado!
ResponderExcluir@Wellington: Seja sempre bem vindo aqui! Quanto à publicação do seu banner, é só seguir as regras da Política de Parcerias (http://www.gerenciandoblog.com.br/2009/06/politica-de-parcerias.html).
Um abraço a vocês e obrigado pela visita!
Oi Adelson,
ResponderExcluirDemorei para vir, depois que fostes atender meu pedido de ajuda no texto "Um apelo aos amigos especialistas em Web", mas cá estou. E adorei teu blog. Tua maneira de explicar as coisas é super acessível e já estou arrependida de não ter vindo antes. Já virei seguidora. Adorei e entendi (que maravilha) as explicações sobre o banner. Só uma perguntinha: pelo que entendi, o serviço é grátis, mas existe algum site em Português? Outra coisinha, fiz um texto no meu blog "Seja Feliz Agora" sobre o medo que tenho de expor minha foto na internet e se existe alguma maneira tecnicamente segura para se fazer isso. Tive tantas opiniões variadas sobre isso(no diHITT), que gostaria de ter tua opinião sobre esta questão, se tiveres um tempinho. Alguns usam avatares, outros fotos... Ainda não sei o que pensar... De qualquer forma, me tornei fã do teu trabalho e quero recomendar. Como faço para levar o teu banner para meus blogs? Abs Denize
Olá, Denize!
ResponderExcluirQue ótimo vê-la por aqui! Fico feliz que você tenha gostado das explicações. Este artigo, em especial, foi feito justamente para quem achou o método anterior que expliquei aqui muito técnico.
Quanto ao site para criar banner, infelizmente só encontrei opções em inglês. Se você precisar de ajuda, não hesite em me escrever no gerenciandoblog@gmail.com.
Para colocar o banner do Gerenciando no seu blog, é só copiar o código que está no alto da coluna direita. Só não tenho certeza de como colocá-lo no seu blog, por ele ficar no Zip.net.
Vou acessar seu blog e comentar sua matéria!
Um abraço e seja sempre bem vinda aqui.
Oi Adelson,
ResponderExcluirVoltei para te dizer que já tenho banners nos meus blogs graças a ti (inclusive no zip.net). Só fiquei com uma dúvida: Posso tirar a frase: Make your own banner... que aparece embaixo da caixinha? Não gostei. De qualquer forma, já posso levar o teu banner para meus blogs, já sei onde colocar. Agora vou ler teus posts sobre trocar templates. Espero não fazer nenhuma bobagem e estragar meus pobres e queridos blogs. E obrigada pelos seus esclarecimentos na polêmica das fotos. Obrigada por enquanto... Abs Denize
Oi Adelson
ResponderExcluirSó uma perguntinha: Se não tem como tirar a frase embaixo da caixinha, como é que no teu exemplo ela não aparece? Desculpe se estou sendo chata... Ab Denize
Muito Obrigado e parabéns pelo trabalho, vou seguir este Blog é de utilidade minha Nº1.
ResponderExcluirAbraço
Olá, Adriano!
ResponderExcluirQue bom que tenha gostado do Gerenciando Blog! Seja sempre muito bem vindo por aqui.
Um abraço e obrigado pela visita!
Muito obrigado cara :]
ResponderExcluirTopa parceria?
http://verborreiautofagica.blogspot.com/
Olá, Ricardo!
ResponderExcluirPara isso, é só ler e seguir a Política de Parcerias em http://www.gerenciandoblog.com.br/2009/06/politica-de-parcerias.html.
Um abraço e obrigado pela visita!
Muito obrigado. Nunca achei um site que me ensinasse com tantos detalhes; apenas não sei como colocar o banner no cabeçalho.Pode me explicar?
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirQue bom que tenha gostado do artigo! Quanto à sua pergunta, você precisa seguir os seguintes passos:
1. Acesse www.blogger.com.
2. Acesse a opção "Layout" de seu blog.
3. No cabeçalho dele, clique em "Editar".
4. Você verá uma opção para colocar uma imagem no cabeçalho. Se o arquivo estiver em seu computador, é só escolhê-lo. Se estiver já em algum site da internet, é só indicar o endereço dele.
5. Feito isso, é só clicar em "Salvar".
Um abraço e obrigado pela visita!
Nossa que site maravilhoso e logico que ja tem seu banner no meu bloguinho,to comecando ainda,mas com suas dicas um dia eu consigo que o meu vire um blog,um grande abraco e agora sou fa,no meu pc nao funciona os acentos desculpa,abracosss
ResponderExcluirOlá, Tania!
ResponderExcluirObrigado por divulgar o Gerenciando Blog!
Um abraço e seja sempre bem vinda aqui!
Olá Adelson!
ResponderExcluirValeu pela dica amigão, consegui criar um banner para o meu blog. Não ficou lá essas coisa, mas já é um avanço!
Obrigado mais uma vez.
Abraços!
http://vendedordelivros.blogspot.com/
Olá novamente!
ResponderExcluirQue bom que tenha conseguido. Se quiser divulgar seu blog aqui, é só ler as instruções na área de parceiros, no menu principal do Gerenciando.
Um abraço!
eu ja criei varios banners, mas nunca consigo coloca los em meu site ou ficam pequenos demais
ResponderExcluirO que eu faço?
Olá!
ResponderExcluirPreciso entender melhor o seu problema para poder ajudá-lo: quando você diz que seus banners ficam pequenos, você quer dizer que a imagem no banner fica menor que seu tamanho original? Se for isso, confirme se não nenhuma tag "width" ou "height" no código que você está utilizando para publicar seu banner. Pode ser que isso esteja fazendo com que ela fique menor que o original.
Se preferir, escreva para adelson@gerenciandoblog.com.br e eu o ajudarei.
Um abraço!
Mas uma sua que adorei, obrigado....
ResponderExcluirQue bom que tenha gostado!
ResponderExcluirUm abraço e obrigado pela visita!
Caraca eu nao sabia que era tao facil assim eu criava o banner e nao conseguia ver o HTML mas agora com a tua ajuda consegui,vlw cara!!
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirQue bom que tenha conseguido. A idéia deste artigo foi mesmo mostrar que colocar um banner no site pode ser uma tarefa bem mais fácil do que se imagina.
Um abraço!
Ola, Adelson
ResponderExcluircara, vc foi um anjo que caiu do céu pra me ajudar com isso!!
fazia uns três dias que eu não estava conseguindo fazer isso, mas com as suas dicas eu finalmente consegui!!
muuito obrigada mesmo!!
Olá, Tokitas!
ResponderExcluirQue ótimo que tenha dado certo! Fico mesmo feliz por poder ajudar.
Um abraço!
Bons sites pra editar online..
ResponderExcluirOlá, João.
ResponderExcluirQue bom que tenha gostado.
Um abraço!
O problema do Banner Fans é que ele só dá erro na hora de gerar o código.
ResponderExcluirOlá, Maria Lúcia!
ResponderExcluirEstou testando o Banner Fans e realmente está ocorrendo erro.
Uma saída é fazer o download do banner ao invés de gerar o código. Você pode então hospedar seu banner em um site e gerar o código de acordo com o exemplo que dei neste artigo.
Um abraço!
Amigo quero lhe agradeçer muito, pois seu tuto me ajudo pra caramba, e já fiz meu banner e tô com tudo pronto valeew mesmo !!!
ResponderExcluirabraços...
Olá!
ResponderExcluirQue bom que tenha conseguido fazer seu banner com o tutorial.
Um abraço e seja sempre bem vindo!
Olá,ai não consigo fazer meu banner.Não tem um jeito mais facil para fazer?Obrigada
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirInfelizmente, esta é a forma mais simples que eu encontrei. Qual está sendo a sua dificuldade?
Um abraço!
Olá queridos .
ResponderExcluirAdorei o site de vcs.
Coloquei o banner de vcs no meu blog.
Dêem uma olhada lá.
Estou começando agora (exatamente) e vcs estão me ajudando muito! ;)
Abraçoos .
Olá!
ResponderExcluirFico feliz em saber que o Gerenciando está sendo útil para você! Espero que sempre encontre dicas interessantes aqui.
E sucesso para o seu blog!
Um abraço!
Olá, Adelson!
ResponderExcluirCriei o meu Banner no Banner Fans, mas não achei opção para adicionar a caixa com o código.
Você poderia me ajudar nisto?
Abraço!
Olá, G.Ganthus!
ResponderExcluirInfelizmente, o Banner Fans não gera o código da caixa pronta.
Mas, se você clicar em "Get the codes", você conseguirá o código com o endereço da imagem. Com ele, basta adaptar o código mostrado neste artigo, substituindo os pontos necessários.
Um abraço!
Muito boa dica
ResponderExcluirvaleu mesmo, já to usando Banner que fiz seguindo a direção que tu passou nest post
Olá, Rubens!
ResponderExcluirFico feliz que tenha dado certo em seu blog!
Um abraço e obrigado por sua visita!
Excelente dica.
ResponderExcluirObrigado.
Olá, Elizeu!
ResponderExcluirObrigado pela visita e pelo comentário!
Um abraço!
Muito obrigado, seu blog é ótimo. Criei meu blog há poucos dias e já otimizei ele bastante lendo coisas aqui! Muito boa essa tua forma de tutorial, simples e fácil pra quem tá começando! Vou sempre ler teu blog, valeu!
ResponderExcluirOlá, Fabrício!
ResponderExcluirObrigado pelos elogios! O meu objetivo é sempre ajudar todos, sejam eles iniciantes, como você, ou mais experientes.
Seja sempre bem vindo!
Um abraço!
Oi Adelso! Oi pessoal ue tambem ama o GERENCIANDO BLOG!
ResponderExcluirFoi a melhor explicação que tive em toda a Net., muiot obrigada!
Oi Adelson, não consigo visualizar meu banner, copiei o código mas a imagem não vem junto, fiz algo errado????????
ResponderExcluirOi pessoal consegui..........pelo http://www.bannerfans.com/
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirQue bom que você conseguiu resolver tudo sozinha! Já vi o seu banner em seu blog. Ficou bacana, bem apropriado ao tema.
Um abraço!
Oi Adelson!
ResponderExcluirFiz conforme você disse, deu tudo certo. Obrigada por mais essa dica!! Agora tenho um banner. Oba rs!
Abraços!
Olá, Vera!
ResponderExcluirQue ótima notícia! Espero que o banner ajude a divulgar ainda mais o ótimo trabalho que você faz em seu blog!
Um abraço!
Muito obrigado, pelas dicas pois estou contruindo meu blog, buscando parcerias e estava procurando um artigo que me explicasse tudo sobre isso!
ResponderExcluirSucesso!
Olá, Raniery!
ResponderExcluirQue bom que tenha encontrado aqui o que procurava. Espero que encontre também aqui outros artigos interessantes para apoiar o seu novo blog.
Um abraço e seja sempre bem vindo!
Oi.
ResponderExcluirTenho um blog e você me ajuda muito a personalizar ele.
Estou seguindoe divulgando, parabéns pelo ótimo trabalho.
beijos
Olá!
ResponderExcluirFico feliz em saber que o Gerenciando está sendo útil para personalizar seu blog! Seja sempre bem vinda!
Um abraço e obrigado pela divulgação!
Olá, Felipe!
ResponderExcluirEnvie o código do seu banner por e-mail para adelson@gerenciandoblog.com.br e avaliarei o que há de errado nele.
Um abraço!
Olá Adilson,
ResponderExcluirCheguei por um acaso no seu blog e estou fazendo um verdadeiro upgrade no meu!
A dica da Sara sobre o Banner Fans me tirou de um sufoco: estava sem tempo (e sem habilidade) para criar um banner! Foi rápido e fácil!
Já coloquei seu site nos meus favoritos!
Bjs.,
Andressa
Muito bom o tutorial gostei
ResponderExcluirVlw pela ajuda
Abraço
ai cara valeu pelas altas dicas
ResponderExcluircoloquei o banner do GB no meu blog
valeu!!! abraços!!!
Olá....
ResponderExcluirdesculpe a leigisse, mas como faço pra reduzir o tamanho do quadrado que fica o código fonte do banner? passa no meu blog http://analistarodrigo.blogspot.com e veja como ficou o tamanho. Abraços
@Andressa: Fico feliz em poder colaborar com o sucesso do seu blog! O Banner Fans gera ótimos banners e de forma bem simples.
ResponderExcluir@Blog: Que bom que tenha gostado!
@Edson: Obrigado por publicar meu banner em seu blog! Para mim, essa é uma ótima forma de divulgação do meu trabalho.
@Rodrigo: Para diminuir a largura, basta alterar o trecho cols="40", diminuindo esse valor.
Abraço a vocês e obrigado pela visita!