192207784316955
Loading...

Seu domínio próprio sem o WWW

www200Na série de artigos Mudando para seu domínio próprio, mostrei como você pode cadastrar um domínio próprio e direcioná-lo para seu blog. Este novo artigo, que complementa a série, mostra as configurações que você precisa fazer para que seu blog seja acessado também sem o “www” (por exemplo gerenciandoblog.com.br).




Se você seguiu corretamente as instruções do artigo Mudando para seu domínio próprio – Parte 2, seu blog já é acessado através do endereço completo, ou seja, com o “www” (ainda no meu exemplo, www.gerenciandoblog.com.br). O que vamos fazer agora é permitir o acesso a ele através do “naked domain”, que é quando o visitante não digita o “www”. Sem isso, você pode estar perdendo alguns de seus possíveis visitantes.

Antes de ir às instruções, dou os créditos do procedimento ao Alan Dantas, que respondeu esta questão no Fórum de Ajuda do Blogger.

As alterações são pequenas e simples de serem feitas.

1º passo – Alterando o servidor de DNS

Para ilustrar, vou mostrar como a alteração é feita no Registro.br, que oferece o serviço de DNS para quem contrata um domínio com eles. Para detalhes sobre a configuração do domínio, veja o artigo Domínio .com.br para seu Blog Ficou Mais Simples. Caso você utilize outro servidor, é só adaptar o procedimento.

1. Acesse https://registro.br/cgi-bin/nicbr/stini e entre com seu usuário e senha.

2. Clique sobre o nome do seu domínio.

3. Clique na opção “Salvar & editar DNS”.
Naked domain

4. Clique no botão “+Record” e preencha as informações conforme o exemplo abaixo. Ao terminar, clique em “Salvar”.
Naked domain

IMPORTANTE: Para descobrir o valor correto a ser colocado na caixa destacada em azul, você precisa descobrir o endereço IP associado ao seu domínio. Isso pode ser feito de algumas formas:
  • Abra um “Prompt de Comando” e execute o comando ping www.gerenciandoblog.com.br (substituindo o endereço por seu domínio, claro).
  • Acesse o site http://network-tools.com, selecione a opção “Ping”, preencha seu domínio e clique em “Go!”.

2º passo – Configurando seu blog

Basta agora alterar uma configuração de seu blog para fazer o redirecionamento do “naked domain” para seu domínio.

1. Acesse www.blogger.com e entre com seu usuário e senha.

2. Clique no nome do seu blog.

3. Acesse a área “Configurações” / “Básico”.

4. Em “Publicação”, clique em “Editar” à frente do nome do seu domínio próprio.
Naked domain

5. Marque a caixa destacada em azul na figura abaixo e clique em “Salvar”.
Naked domain


Pronto! Agora é só esperar algumas horas e testar o acesso ao seu blog através do “naked domain”.
serviços 3813069906307327341

Postar um comentário Comentários no Blogger

  1. Olá Adelson!

    Adorei esse post! Eu venho pensando há algum tempo mudar pra um domínio sem a extensão .blogspot.com, mas não tinha muita segurança. Com essa dica ficou fácil mesmo... Mas ainda me restou uma dúvida sobre o DNS (não entendo muito bem disso...). Posso te mandar um e-mail?

    Abraços,

    Elise

    ResponderExcluir
  2. Olá Adelson!!

    Muito Bom ver que uma dúvida minha (e de muitas)
    tenha se tornado mais um excelente artigo nas suas mãos. Recomendo seus artigos de Registro de Dominío para todos, pois foi o único que encontrei, que não é necessário pagar hospedagem e funciona perfeitamente!!

    Parabéns Adelson!!
    Con certeza o Gerenciando Blog é o "Best"

    Abçs!!

    ResponderExcluir
  3. @Elise: Claro que você pode mandar a dúvida por e-mail! Fique mesmo à vontade. Já disse a você que estou acompanhando a evolução do Litteraria de perto e farei sempre o possível para ajudá-la.

    @Natan: Fiz mesmo questão de divulgar isso a todos! Sempre digo aqui que a participação dos leitores é essencial para mim. Suas dúvidas, sugestões ou críticas sempre são oportunidades para o crescimento do Gerenciando Blog.

    Abraço a vocês!

    ResponderExcluir
  4. Teria sido mais fácil para mim configurar o domínio do meu blog sem o www se eu tivesse encontrado a solução do modo como foi explicada pelo Adelson. Mas tive que navegar por vários sítios de Internet e coletar aos poucos todas as informações necessárias para fazer a configuração.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom. Tenho tido pouco tempo para estar nos fóruns do blogger mas acompanhar aqui o GB tem sido uma mão na roda para meus planos futuros para o blog.

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  6. Olá Adelson!!
    Confesso que estás quase a convencer-me a mudar para um domínio próprio. Ainda tenho algumas dúvidas e também alguma falta de tempo, mas uma das resoluções para o novo ano (sim...já estou a pensar nisso!!)é acabar com dependência do Blogger, vamos ver se consigo ;).

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  7. Olá, Luca!

    Mesmo com o domínio próprio, não penso em abandonar o Blogger - ao menos, não no curto prazo. Até o momento, estou bastante satisfeito com ele!

    Mas, torço para que sua decisão de ano novo se concretize! Será o máximo acessar o BD Luca em domínio próprio!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  8. Não é fácil, na minha opinião. Mas suas explicações são bem claras, Adelson! E isso ajuda muito! =)

    Abraço!

    ResponderExcluir
  9. Desejo-lhe umas Festas Felizes e um excelente ano de 2010.

    Happy holidays and best wishes for 2010!

    Abraços

    António


    P.S.: Vou estar ausente do meu blogue e da blogoesfera durante uns dias.

    ResponderExcluir
  10. @Sara: Obrigado por sempre prestigiar meus artigos com seus cometários!

    @António: Desejo-lhe também um ótimo Natal e um 2010 cheio de realizações!

    Abraço a vocês!

    ResponderExcluir
  11. Ola amigo eu fiz tudo certo mais eu uso o subdominio Blogspot.. ae eu coloquei assim

    http:www.filmefretv.com ou nao tem que ser assim

    http://filmefreetv.blogspot.com eu tenho que tira so o www,e nao o blogspot? porque Redirecionamento esta dando errado otimo post seu abraço aguardo resposta

    ResponderExcluir
  12. aqui amigo o blogspot voç~e pode usar sem o www, certo ou tanto faz, mais eu queria troca blogspot, para .com , neste post seu tem como
    fazer isso troca o o subdominio para um dominio proprio? ou nao

    ResponderExcluir
  13. Olá!

    Esta dica só funciona para quem tem um domínio próprio registrado e redirecionando para o Blogger. No seu caso, você precisa seguir o procedimento que mostrei no artigo anterior: Mudando para seu domínio próprio - Parte 2.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  14. valeu parceiro entender dps que eu se toquei sobre esse assunto eu empolguei rsrsrs valeu feliz natal

    ResponderExcluir
  15. Olá amigo , quero somente deixar meus sinceros agradecimentos por esclarecer de forma tao facil como configurar dominios proprios ja que muitas empresas de hospedagem tentem solucionar nossos problemas com vendas de pacotes e planos, sendo que na verdade podemos resolver de forma facil e de graça apenas com uma GRANDE ajuda de pessoas como vc, disponibilizando informaçoes importantes para todos brasileiros interessados em tornar sua vida virtual um pouco mais seria com um dominio proprio.

    Muito obrigado e boas festas.

    ResponderExcluir
  16. Olá, Leonard!

    Obrigado pelos elogios! Minha intenção aqui é justamente compartilhar o que eu mesmo aprendi durante o trabalho com meus blogs.

    Um abraço e boas festas para você também!

    ResponderExcluir
  17. Olá kara, tudo ok? muito bom o seu post. Só que eu ainda não consegui fazer pelo seguinte fato (me ajuda ae, blz?): Eu tenho um domínio personalizado (próprio) que redirecionama para o meu blog, eu comprei esse domínio no RedeHost. Ele funciona muito bem utilizando o www., mas sem ele... nada. Tentei fazer o que você ensinou acima, mas o RedeHost não tem aquelas opções que você mostrou no painel de controle, tem somente os DNS que vão de 1 a 5 e os Ips. Tanto é, que para eu conseguir utilizar o domínio precisei utilizar o site ZoneEdit.com para obter o DNS e cname pq nesse RedeHOst não tem nada, nem cname e nem nada.

    Então kara me ajuda ae, qro muito que meu site seja acessado sem e com o www.

    Me mande um email ok, eu não achei o seu por isso não entrei em contato por email.

    Meu nome é Julio Oliveira
    Email: juliocesar_usc@hotmail.com
    Site:www.quimicamusicaefirula.com

    Vlw, desde já agradeço e aguardo respostas.

    ResponderExcluir
  18. Olá, Julio!

    No seu caso, o melhor é entrar em contato com o suporte da RedeHost e questioná-los sobre a configuração de seu domínio para ser acessado pelo "naked domain". Pesquisei a ajuda deles, mas não há nenhuma referência ao assunto.

    E, para entrar em contato direto comigo é só utilizar a opção "Contato" do menu principal ou escrever para gerenciandoblog@gmail.com.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  19. Muito bom mesmo o post viu Adelson, deve ser a dúvida de muitos, gostei mesmo do post, parabéns! =D

    Também estou com o mesmo problema que o Julio, o Cpanel da RedeHost é bem "POBRE", não tem nada de opções, somente o DNS e IP, também tive que usar o ZoneEdit, configurei o CNAME e tal, mas não tem nenhuma dessas opções.

    Me contatei com o pessoal da Redehost, eles me disseram que tinha que assinar um plano adicional pra eles criarem esse apontamento, e eu fiquei "desapontado" por isso.

    Existe algum outro sistema de DNS como o Zoneedit, que tenha essas opções? E se eu for "migrar" de serviço DNS, o que poderia acontecer, perder, etc?

    ResponderExcluir
  20. Olá, f4binhuu!

    Que ótimo, você trouxe a pergunta e logo em seguida a resposta! :-)

    Obrigado por compartilhar! Isso é mesmo muito importante para enriquecer o artigo.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  21. Adelson não estou conseguindo configurar essa parte do sem o www

    quando clico no “Add Record”

    aparece a mensagem

    "Choose a domain to edit first."

    ai não aparece a tal tabela.

    oque devo fazer?


    OBS*
    e tem como você atualizar meu banner com o novo dominio, muito obrigado, e agradeço a você, pois o gerenciandoblog esta me ajudando muito para melhoria do meu blog, muito obrigado

    Vitor Fazano
    www.lamentavell.com.br

    ResponderExcluir
  22. Olá, Coyote!

    Pela mensagem de erro, parece que você não selecionou na barra da esquerda o domínio para ser editado.

    Após entrar no EveryDNS com seu usuário e senha, você precisa clicar sobre o nome do seu domínio na barra que indiquei. Após isso, aparecerá a tabela.

    Quanto ao seu novo endereço, logo já farei a atualização.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  23. Adelson,

    muito obrigado, deu certo agora!

    Valeu mesmo por tudo

    Abraço!
    e um otimo domingo

    ResponderExcluir
  24. Olá, Coyote!

    Testei o acesso ao http://lamentavel.com.br e vi que está funcionando corretamente.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  25. Aee vlw! Agora ta funcionando!

    http://stickfobia.com

    ResponderExcluir
  26. Olá, Thales!

    Que bom que tenha funcionado para você também!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  27. Fala Adelson

    Eu uso o UOL Host, e foi fácil configurar aqui também. Até peço licença se alguém tiver dúvida em como configurar no UOL, que eu pudesse responder.
    Parabéns pelo artigo.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  28. Olá, Junior!

    Obrigado por sua disponibilidade! Como não conheço o UOL Host a fundo, é bom saber que os visitantes podem contar com sua experiência.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  29. Excelente dica... Me ajudou d+

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  30. Olá, Derek!

    Fico muito feliz que o artigo lhe tenha sido útil.

    Um abraço e obrigado pela visita!

    ResponderExcluir
  31. Ainda não funcionou , vou esperar algumas horas ..

    ResponderExcluir
  32. Valeu cara era isso que eu tava procurando. Isso foi um erro tremendo de SEO que vi só agora. Já fiz o redirecionamento. O site que indicou o erro foi o WooRank (site que faz análise de SEO).
    Abraços

    ResponderExcluir
  33. Olá, Sequelanet!

    O fato de não ter seu domínio configurado sem o www pode realmente levar à perda de alguns visitantes.

    Um abraço e obrigado pela visita!

    ResponderExcluir
  34. Eu não entendi. Quando eu coloco qualquer site, no navegador sem o www, automaticamente o navegador reconhece!
    Eu testei com meu blog, que não tem um domínio personalizado (www.portalmediano.blogspot.com), e deu certo, Não entendi direito o objetivo deste tutorial

    ResponderExcluir
  35. Olá, Luis!

    Este artigo aplica-se somente a quem já possui um domínio próprio. Em seu caso, você está utilizando o domínio blogspot.com, que não é próprio, e já está automaticamente configurado para isso.

    Em meu caso, por exemplo, a configuração é necessária para que o Gerenciando seja acessado tanto pelo http://www.gerenciandoblog.com.br qunato pelo http://gerenciandoblog.com.br.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  36. Como eu diria: "boiei"
    Foi mesmo um equívoco de minha parte, percebi isto quando comprei um domínio próprio, hehe

    ResponderExcluir
  37. Olá, Luís!

    Não se preocupe. Essa é uma dúvida comum.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  38. Muito obrigado!! Me ajudou muito!! You're awesome! =D

    ResponderExcluir
  39. Olá, Victor!

    Que ótimo que tenha funcionado para você.

    Um abraço e obrigado pela visita!

    ResponderExcluir
  40. Comigo funcionou. Uma mudança simples que faz muitas diferença.
    Parabéns mais uma vez pelos artigos.

    PS: Este artigo aqui poderia ganhar um up mostrando a interface do Registro.br agora que eles têm o recurso de colocar o A name. Não é muito diferente do Everydns, mas de toda forma é outra interface.

    ResponderExcluir
  41. Excelente!!! Funcionou muito bem! Valeu!

    ResponderExcluir
  42. Uma dica para você complementar o seu artigo ou deixar como comentário:

    Tutorial do uol host ensinando o procedimento:
    http://tutorial.uolhost.com.br/index.php?p=resposta&res=715#rmcl

    ResponderExcluir
  43. @Kelson: Fico feliz que tenha funcionado para vocês!

    @Bruno: Obrigado pelo link! Será um ótimo complemento aos leitores.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  44. Olha eu aqui novamente Adelson.
    Com eu tinha dito comprei o meu domínio, só que houve esse problema, e graça a você consegui resolve-lo. Utilizei os dois métodos para encontrar o ping, ambos mostraram pings diferentes, mas somente o fornecido pelo site: http://network-tools.com funcionou.

    Oh obrigado novamente.

    ResponderExcluir
  45. Olá, sjodiel!

    Que estranho eles terem dado resultados diferentes. Normalmente, o resultado é o mesmo nas duas ferramentas.

    Mas, fico feliz que tenha dado certo!

    Um abraço!

    ResponderExcluir

Os comentários são muito bem vindos e importantes, pois enriquecem o conteúdo dos artigos. Há algumas regras na Política de Comentários que devem ser seguidas para que seu comentário seja publicado. As mais importantes:
- Não serão publicados comentários que não tenham relação com o artigo.
- Não respondo comentários por e-mail. Por isso, não deixe seu e-mail no comentário.
- Pedidos de visitas ao seu blog não serão publicados.

emo-but-icon

Página inicial item

Contrate nossos serviços

Cuidados e Vaidades - Tudo sobre cabelos e cosméticos

Top Blogger 2013

Coluna 2

Acompanhe as novidades

Divulgue o Gerenciando Blog

Publicidade

Artigos mais lidos

Recent Comments

Coluna 4