Seu domínio próprio sem o WWW
https://gerenciandoblogbeta.blogspot.com/2009/12/seu-dominio-proprio-sem-o-www.html
|
|
|
Se você seguiu corretamente as instruções do artigo Mudando para seu domínio próprio – Parte 2, seu blog já é acessado através do endereço completo, ou seja, com o “www” (ainda no meu exemplo, www.gerenciandoblog.com.br). O que vamos fazer agora é permitir o acesso a ele através do “naked domain”, que é quando o visitante não digita o “www”. Sem isso, você pode estar perdendo alguns de seus possíveis visitantes.
Antes de ir às instruções, dou os créditos do procedimento ao Alan Dantas, que respondeu esta questão no Fórum de Ajuda do Blogger.
As alterações são pequenas e simples de serem feitas.
1º passo – Alterando o servidor de DNS
Para ilustrar, vou mostrar como a alteração é feita no Registro.br, que oferece o serviço de DNS para quem contrata um domínio com eles. Para detalhes sobre a configuração do domínio, veja o artigo Domínio .com.br para seu Blog Ficou Mais Simples. Caso você utilize outro servidor, é só adaptar o procedimento.
1. Acesse https://registro.br/cgi-bin/nicbr/stini e entre com seu usuário e senha.
2. Clique sobre o nome do seu domínio.
4. Clique no botão “+Record” e preencha as informações conforme o exemplo abaixo. Ao terminar, clique em “Salvar”.

IMPORTANTE: Para descobrir o valor correto a ser colocado na caixa destacada em azul, você precisa descobrir o endereço IP associado ao seu domínio. Isso pode ser feito de algumas formas:
- Abra um “Prompt de Comando” e execute o comando ping www.gerenciandoblog.com.br (substituindo o endereço por seu domínio, claro).
- Acesse o site http://network-tools.com, selecione a opção “Ping”, preencha seu domínio e clique em “Go!”.
2º passo – Configurando seu blog
Basta agora alterar uma configuração de seu blog para fazer o redirecionamento do “naked domain” para seu domínio.
1. Acesse www.blogger.com e entre com seu usuário e senha.
2. Clique no nome do seu blog.
3. Acesse a área “Configurações” / “Básico”.
Pronto! Agora é só esperar algumas horas e testar o acesso ao seu blog através do “naked domain”.
|
Sobre o autor
Adelson Smania está na internet desde o longínquo ano de 1997. Trabalha na área de Tecnologia de Informação há mais de 10 anos e escreve artigos para o Gerenciando Blog, com colaborações eventuais em outros sites e blogs.
|


Olá Adelson!
ResponderExcluirAdorei esse post! Eu venho pensando há algum tempo mudar pra um domínio sem a extensão .blogspot.com, mas não tinha muita segurança. Com essa dica ficou fácil mesmo... Mas ainda me restou uma dúvida sobre o DNS (não entendo muito bem disso...). Posso te mandar um e-mail?
Abraços,
Elise
Olá Adelson!!
ResponderExcluirMuito Bom ver que uma dúvida minha (e de muitas)
tenha se tornado mais um excelente artigo nas suas mãos. Recomendo seus artigos de Registro de Dominío para todos, pois foi o único que encontrei, que não é necessário pagar hospedagem e funciona perfeitamente!!
Parabéns Adelson!!
Con certeza o Gerenciando Blog é o "Best"
Abçs!!
@Elise: Claro que você pode mandar a dúvida por e-mail! Fique mesmo à vontade. Já disse a você que estou acompanhando a evolução do Litteraria de perto e farei sempre o possível para ajudá-la.
ResponderExcluir@Natan: Fiz mesmo questão de divulgar isso a todos! Sempre digo aqui que a participação dos leitores é essencial para mim. Suas dúvidas, sugestões ou críticas sempre são oportunidades para o crescimento do Gerenciando Blog.
Abraço a vocês!
Teria sido mais fácil para mim configurar o domínio do meu blog sem o www se eu tivesse encontrado a solução do modo como foi explicada pelo Adelson. Mas tive que navegar por vários sítios de Internet e coletar aos poucos todas as informações necessárias para fazer a configuração.
ResponderExcluirMuito bom. Tenho tido pouco tempo para estar nos fóruns do blogger mas acompanhar aqui o GB tem sido uma mão na roda para meus planos futuros para o blog.
ResponderExcluirObrigado!
Olá Adelson!!
ResponderExcluirConfesso que estás quase a convencer-me a mudar para um domínio próprio. Ainda tenho algumas dúvidas e também alguma falta de tempo, mas uma das resoluções para o novo ano (sim...já estou a pensar nisso!!)é acabar com dependência do Blogger, vamos ver se consigo ;).
Um abraço.
Olá, Luca!
ResponderExcluirMesmo com o domínio próprio, não penso em abandonar o Blogger - ao menos, não no curto prazo. Até o momento, estou bastante satisfeito com ele!
Mas, torço para que sua decisão de ano novo se concretize! Será o máximo acessar o BD Luca em domínio próprio!
Um abraço!
Não é fácil, na minha opinião. Mas suas explicações são bem claras, Adelson! E isso ajuda muito! =)
ResponderExcluirAbraço!
Desejo-lhe umas Festas Felizes e um excelente ano de 2010.
ResponderExcluirHappy holidays and best wishes for 2010!
Abraços
António
P.S.: Vou estar ausente do meu blogue e da blogoesfera durante uns dias.
@Sara: Obrigado por sempre prestigiar meus artigos com seus cometários!
ResponderExcluir@António: Desejo-lhe também um ótimo Natal e um 2010 cheio de realizações!
Abraço a vocês!
Ola amigo eu fiz tudo certo mais eu uso o subdominio Blogspot.. ae eu coloquei assim
ResponderExcluirhttp:www.filmefretv.com ou nao tem que ser assim
http://filmefreetv.blogspot.com eu tenho que tira so o www,e nao o blogspot? porque Redirecionamento esta dando errado otimo post seu abraço aguardo resposta
aqui amigo o blogspot voç~e pode usar sem o www, certo ou tanto faz, mais eu queria troca blogspot, para .com , neste post seu tem como
ResponderExcluirfazer isso troca o o subdominio para um dominio proprio? ou nao
Olá!
ResponderExcluirEsta dica só funciona para quem tem um domínio próprio registrado e redirecionando para o Blogger. No seu caso, você precisa seguir o procedimento que mostrei no artigo anterior: Mudando para seu domínio próprio - Parte 2.
Um abraço!
valeu parceiro entender dps que eu se toquei sobre esse assunto eu empolguei rsrsrs valeu feliz natal
ResponderExcluirOlá amigo , quero somente deixar meus sinceros agradecimentos por esclarecer de forma tao facil como configurar dominios proprios ja que muitas empresas de hospedagem tentem solucionar nossos problemas com vendas de pacotes e planos, sendo que na verdade podemos resolver de forma facil e de graça apenas com uma GRANDE ajuda de pessoas como vc, disponibilizando informaçoes importantes para todos brasileiros interessados em tornar sua vida virtual um pouco mais seria com um dominio proprio.
ResponderExcluirMuito obrigado e boas festas.
Olá, Leonard!
ResponderExcluirObrigado pelos elogios! Minha intenção aqui é justamente compartilhar o que eu mesmo aprendi durante o trabalho com meus blogs.
Um abraço e boas festas para você também!
Olá kara, tudo ok? muito bom o seu post. Só que eu ainda não consegui fazer pelo seguinte fato (me ajuda ae, blz?): Eu tenho um domínio personalizado (próprio) que redirecionama para o meu blog, eu comprei esse domínio no RedeHost. Ele funciona muito bem utilizando o www., mas sem ele... nada. Tentei fazer o que você ensinou acima, mas o RedeHost não tem aquelas opções que você mostrou no painel de controle, tem somente os DNS que vão de 1 a 5 e os Ips. Tanto é, que para eu conseguir utilizar o domínio precisei utilizar o site ZoneEdit.com para obter o DNS e cname pq nesse RedeHOst não tem nada, nem cname e nem nada.
ResponderExcluirEntão kara me ajuda ae, qro muito que meu site seja acessado sem e com o www.
Me mande um email ok, eu não achei o seu por isso não entrei em contato por email.
Meu nome é Julio Oliveira
Email: juliocesar_usc@hotmail.com
Site:www.quimicamusicaefirula.com
Vlw, desde já agradeço e aguardo respostas.
Olá, Julio!
ResponderExcluirNo seu caso, o melhor é entrar em contato com o suporte da RedeHost e questioná-los sobre a configuração de seu domínio para ser acessado pelo "naked domain". Pesquisei a ajuda deles, mas não há nenhuma referência ao assunto.
E, para entrar em contato direto comigo é só utilizar a opção "Contato" do menu principal ou escrever para gerenciandoblog@gmail.com.
Um abraço!
Vlw, muito obrigado
ResponderExcluirJulio
Muito bom mesmo o post viu Adelson, deve ser a dúvida de muitos, gostei mesmo do post, parabéns! =D
ResponderExcluirTambém estou com o mesmo problema que o Julio, o Cpanel da RedeHost é bem "POBRE", não tem nada de opções, somente o DNS e IP, também tive que usar o ZoneEdit, configurei o CNAME e tal, mas não tem nenhuma dessas opções.
Me contatei com o pessoal da Redehost, eles me disseram que tinha que assinar um plano adicional pra eles criarem esse apontamento, e eu fiquei "desapontado" por isso.
Existe algum outro sistema de DNS como o Zoneedit, que tenha essas opções? E se eu for "migrar" de serviço DNS, o que poderia acontecer, perder, etc?
Olá, f4binhuu!
ResponderExcluirQue ótimo, você trouxe a pergunta e logo em seguida a resposta! :-)
Obrigado por compartilhar! Isso é mesmo muito importante para enriquecer o artigo.
Um abraço!
Adelson não estou conseguindo configurar essa parte do sem o www
ResponderExcluirquando clico no “Add Record”
aparece a mensagem
"Choose a domain to edit first."
ai não aparece a tal tabela.
oque devo fazer?
OBS*
e tem como você atualizar meu banner com o novo dominio, muito obrigado, e agradeço a você, pois o gerenciandoblog esta me ajudando muito para melhoria do meu blog, muito obrigado
Vitor Fazano
www.lamentavell.com.br
Olá, Coyote!
ResponderExcluirPela mensagem de erro, parece que você não selecionou na barra da esquerda o domínio para ser editado.
Após entrar no EveryDNS com seu usuário e senha, você precisa clicar sobre o nome do seu domínio na barra que indiquei. Após isso, aparecerá a tabela.
Quanto ao seu novo endereço, logo já farei a atualização.
Um abraço!
Adelson,
ResponderExcluirmuito obrigado, deu certo agora!
Valeu mesmo por tudo
Abraço!
e um otimo domingo
Olá, Coyote!
ResponderExcluirTestei o acesso ao http://lamentavel.com.br e vi que está funcionando corretamente.
Um abraço!
Aee vlw! Agora ta funcionando!
ResponderExcluirhttp://stickfobia.com
Olá, Thales!
ResponderExcluirQue bom que tenha funcionado para você também!
Um abraço!
Fala Adelson
ResponderExcluirEu uso o UOL Host, e foi fácil configurar aqui também. Até peço licença se alguém tiver dúvida em como configurar no UOL, que eu pudesse responder.
Parabéns pelo artigo.
Abraços.
Olá, Junior!
ResponderExcluirObrigado por sua disponibilidade! Como não conheço o UOL Host a fundo, é bom saber que os visitantes podem contar com sua experiência.
Um abraço!
Excelente dica... Me ajudou d+
ResponderExcluirGrande abraço!
Olá, Derek!
ResponderExcluirFico muito feliz que o artigo lhe tenha sido útil.
Um abraço e obrigado pela visita!
Ainda não funcionou , vou esperar algumas horas ..
ResponderExcluirValeu cara era isso que eu tava procurando. Isso foi um erro tremendo de SEO que vi só agora. Já fiz o redirecionamento. O site que indicou o erro foi o WooRank (site que faz análise de SEO).
ResponderExcluirAbraços
Olá, Sequelanet!
ResponderExcluirO fato de não ter seu domínio configurado sem o www pode realmente levar à perda de alguns visitantes.
Um abraço e obrigado pela visita!
Eu não entendi. Quando eu coloco qualquer site, no navegador sem o www, automaticamente o navegador reconhece!
ResponderExcluirEu testei com meu blog, que não tem um domínio personalizado (www.portalmediano.blogspot.com), e deu certo, Não entendi direito o objetivo deste tutorial
Olá, Luis!
ResponderExcluirEste artigo aplica-se somente a quem já possui um domínio próprio. Em seu caso, você está utilizando o domínio blogspot.com, que não é próprio, e já está automaticamente configurado para isso.
Em meu caso, por exemplo, a configuração é necessária para que o Gerenciando seja acessado tanto pelo http://www.gerenciandoblog.com.br qunato pelo http://gerenciandoblog.com.br.
Um abraço!
Como eu diria: "boiei"
ResponderExcluirFoi mesmo um equívoco de minha parte, percebi isto quando comprei um domínio próprio, hehe
Olá, Luís!
ResponderExcluirNão se preocupe. Essa é uma dúvida comum.
Um abraço!
Muito obrigado!! Me ajudou muito!! You're awesome! =D
ResponderExcluirOlá, Victor!
ResponderExcluirQue ótimo que tenha funcionado para você.
Um abraço e obrigado pela visita!
Comigo funcionou. Uma mudança simples que faz muitas diferença.
ResponderExcluirParabéns mais uma vez pelos artigos.
PS: Este artigo aqui poderia ganhar um up mostrando a interface do Registro.br agora que eles têm o recurso de colocar o A name. Não é muito diferente do Everydns, mas de toda forma é outra interface.
Excelente!!! Funcionou muito bem! Valeu!
ResponderExcluirComigo deu certo. Valeu pela dica :D
ResponderExcluirUma dica para você complementar o seu artigo ou deixar como comentário:
ResponderExcluirTutorial do uol host ensinando o procedimento:
http://tutorial.uolhost.com.br/index.php?p=resposta&res=715#rmcl
@Kelson: Fico feliz que tenha funcionado para vocês!
ResponderExcluir@Bruno: Obrigado pelo link! Será um ótimo complemento aos leitores.
Um abraço!
Olha eu aqui novamente Adelson.
ResponderExcluirCom eu tinha dito comprei o meu domínio, só que houve esse problema, e graça a você consegui resolve-lo. Utilizei os dois métodos para encontrar o ping, ambos mostraram pings diferentes, mas somente o fornecido pelo site: http://network-tools.com funcionou.
Oh obrigado novamente.
Olá, sjodiel!
ResponderExcluirQue estranho eles terem dado resultados diferentes. Normalmente, o resultado é o mesmo nas duas ferramentas.
Mas, fico feliz que tenha dado certo!
Um abraço!